Acessibilidade / Reportar erro

O conceito de formagir na perspectiva de Paulo Freire 1 1 Editor responsável: Alexandre Fernandez Vaz https://orcid.org/0000-0003-4194-3876 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Cia das Traduções projetos@ciadastraducoes.com.br 3 3 Apoio: Universidade Estadual de Londrina, PPEdu e CAPES.

Resumo

Este trabalho busca desenvolver o conceito de formagir amparado no conceito de diálogo como base para a ética e a política da libertação na perspectiva de Freire. O objetivo é conceituar o formagir, para pensar uma educação dialógica, problematizadora, democrática e libertadora, recriando o conceito de quefazer de Freire. A metodologia é de caráter bibliográfico, numa perspectiva filosófica de análise dos conceitos, reconstruindo-os com base nas obras de Freire. Como resultado, o conceito de formagir conota a práxis libertadora, como processo de ser mais na busca do que não se é, rompendo com o ser opressor. O formagir dialógico permite pensar a ética e a política da educação como libertação e crescimento do modo de vida democrático.

Palavras-chave
Formagir; Diálogo; Educação problematizadora; Ética; Política

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br