Resumo em Português:
Resumo O artigo em questão apresenta um panorama da difusão do pensamento de Gilles Deleuze na pesquisa educacional brasileira, apreciando o intervalo entre os anos 1990 e 2010. Trata-se de um estudo quantitativo, levando em consideração os artigos em Educação que trabalham com o dispositivo conceitual de Deleuze, elaborado ou não em parceria com Félix Guattari, e publicados em 44 periódicos da área que compõem os estratos A1 e A2 da tabela Qualis 2013. Justifica-se uma tal pesquisa, tendo em vista que, autoproclamada maldita por alguns proeminentes autores desse filão teórico, muitos dos trabalhos envoltos com o pensamento da diferença dizem estar à margem das demais produções acadêmicas em educação. Tal marginalidade se confirmaria, ao levar em consideração os dados quantitativos aqui apresentados? Haveria um canto excluso do acadêmico, dando vazão a esses trabalhos ou, ao contrário, seria esse mais um canto típico daqueles afeitos ao aparato conceitual deleuzeano?Resumo em Inglês:
Abstract This article presents an overview of the dissemination of the ideas of Gilles Deleuze in the Brazilian educational research, considering the interval between 1990 and 2010. It is a quantitative study, that encompasses articles from the education field that work with the concepts developed by Deleuze, sometimes in a partnership with Felix Guattari. The selected articles were published in 44 journals of the field belonging to the A1 and A2 levels of the Qualis 2013 table. This research is relevant if we observe how a number of prominent authors working with the thoughts of difference view this theoretical framework as frequently marginalized in relation to other areas of the academic research in education. Can this marginalizing be verified, considering the figures presented here? Is there a marginalized corner in the academic field, which corroborates these researches, or, on the contrary, is this yet another typical corner of those close to the deleuzian conceptual apparatus?Resumo em Português:
Resumo O presente ensaio, resultante de pesquisa na área da Filosofia da Educação, reflete sobre os desafios da formação da identidade do eu em contextos plurais e de multiplicidade normativa. Para tanto, recorre-se aos aportes teóricos de G. H. Mead e de J. Habermas, especialmente às noções de interacionismo simbólico e de agir comunicativo, a fim de evidenciar o papel da educação na formação de selves em contextos sociais. Desse modo, destaca-se a relevância da interação e da socialização tanto no desenvolvimento de um autoentendimento mediado quanto na estabilização de uma noção de self. Entende-se que, para superar os desafios inerentes à pluralidade contemporânea, assumem destacada importância as experiências formativas escolares e as aprendizagens contínuas. Ambas contribuem para o desenvolvimento moral, o processo de descentramento do eu e a estabilização de uma identidade pessoal mais condizente com os pressupostos e as exigências da atual vida em sociedade.Resumo em Inglês:
Abstract From a research in the field of Philosophy of Education, this essay reflects upon the challenges of the identity formation of the self in plural contexts and in contexts of normative multiplicity. Therefore, the theoretical contributions of G. H. Mead and J. Habermas are used, especially the notions of symbolic interaction and communicative action, in order to evidence the role of education in the process of the formation of the self in social contexts. Thus, the paper highlights the relevance of interaction and socialization both in the development of a mediated selfunderstanding and in the stabilization of a notion of self. As this research indicates, the formative experiences at school and the ongoing learning assume a significant importance in overcoming the challenges pertaining to the contemporary plurality. Both contribute to the moral development, to the process of decentralization of the self, and to the stabilization of a personal identity better suited to the presuppositions and requirements of today's life in society.Resumo em Português:
Resumo O artigo objetiva compreender os sentidos produzidos para o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo – Alfabetização (Paebes-Alfa). Utiliza como referencial teórico contribuições do círculo de Mikhail Bakhtin e adota o estudo de caso como metodologia de pesquisa. Privilegia a análise dos diálogos com e dos sujeitos participantes do programa. Integram o corpus da pesquisa fontes documentais e registros dos diálogos durante a aplicação dos testes de avaliação de Língua Portuguesa realizada em salas de 1.º e 2.º anos do Ensino Fundamental. Conclui, apesar do caráter impositivo e prescritivo do Paebes-Alfa, que os sujeitos produzem posicionamentos críticos sobre o programa, subvertendo a ordem imposta.Resumo em Inglês:
Abstract The article aims at understanding the meanings produced for the Assessment of Elementary Education Programme of Espírito Santo - Literacy (Paebes-Alfa, from the Portuguese Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo – Alfabetização). It uses the contributions from the Bakhtin Circle as its theoretical framework and it adopts case study as a research methodology, emphasizing the analysis of dialogues with and of the Programme’s participating subjects from one of the municipalities of Espírito Santo. The research corpus is constituted by documentary sources and records of dialogues during the application of Portuguese Language assessment tests carried out in first and second grade Elementary School classrooms. Despite the authoritative and prescriptive character of the Paebes-Alfa, the research concludes that the subjects produce critical perspectives toward the Programme, subverting the imposed order.Resumo em Português:
Resumo Este estudo relacionou os conceitos sobre o ser humano, propostos pelas teoristas de enfermagem, com o ensino da condição humana defendido por Edgar Morin. Isso é pertinente ao contexto educacional, já que as teoristas de enfermagem são parte do arcabouço teórico da profissão e Morin é influente no âmbito educacional. Para isso foi feita uma análise de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Nos resultados foram englobadas 21 teoristas expostas no livro Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional e Wanda Aguiar Horta, localizada no livro “Processo de enfermagem”. Concluiu-se que as teoristas estabeleceram conhecimentos que orientam a prática do enfermeiro para a formação da consciência da condição humana, necessária à diversidade e que permite o desenvolvimento do cuidado humano.Resumo em Inglês:
Abstract This research correlates the concepts of the human being proposed by the nursing theorists with the teaching of the human condition supported by Edgar Morin. Such proposal is pertinent to the educational context as nursing theorists are part of the profession’s theoretical framework and Morin is influential in the educational ambit. A qualitative, descriptive and exploratory analysis was performed to achieve the present outcomes. The results encompassed 21 theorists presented in the book Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional (Nursing theories: The fundamentals of a professional practice), as well as Wanda Aguiar Horta, from the book Processo de Enfermagem (Nursing process). It was concluded that these theorists established a knowledge that guides the nursing practise towards the formation of an awareness of the human condition, which is necessary for the diversity that allows for the development of human care.Resumo em Português:
Resumo Este artigo coloca em evidência os constrangimentos de uma sociedade, cuja intensificação dos processos de destruição da cultura pública, mediada pela erosão da convivialidade humana, determina os limites da existência comum. A “crise na educação”, descrita por Arendt (2007), parece transpor-se à crise na cidade, quando a exagerada preocupação com a proteção e a autonomia das crianças subtrai a arte do com-viver e do bem-viver. Discorrer sobre a perda do mundo comum, como um modo de problematizar a experiência entre adultos e crianças na cidade, é uma reflexão importante a trilhar, principalmente quando a extensão dos critérios utilitaristas da vida desafia a recobrar a amizade e a hospitalidade como uma atitude importante diante da criança “estrangeira” que precisa ser acolhida.Resumo em Inglês:
Abstract This article highlights the constraints of a society whose processes of public culture destruction mediated by the erosion of human conviviality determine the boundaries of common existence. The “education crisis” described by Arendt (2007) seems to be transposed to the crisis in the city, when the exaggerated concern about children’s protection and autonomy deprives them from the art of living with and living well. Discussing the loss of the common world as a means of problematizing the experience between adults and children in the city is an important idea to be addressed, especially when the extension of the utilitarianist criteria of life challenges us to reinstate friendship and hospitality as important attitudes when facing the “foreign” child that needs to be welcomed.Resumo em Português:
Resumo O presente artigo tematiza a ambiguidade do conceito de tolerância, possível de ser identificada pela análise de dois contornos que o definem: um positivo, em que o outro é concebido como uma alteridade a ser reconhecida e acolhida; e outro negativo, que pode ser interpretado tanto pela ênfase no tolerante, para o qual o outro é apenas um estranho ou uma existência meramente concedida, como pela ênfase no tolerado, que impõe sua existência e seu modo de ser, oprimindo e anulando o tolerante. Ademais, destaca o inequívoco papel mediador da escola como locus de identificação, denúncia e combate a todas as formas de exclusão e opressão humanas, colocando-se como instância privilegiada para a promoção da tolerância como sinônima de reconhecimento; logo, de uma educação focada na reciprocidade, na solidariedade e na cooperação.Resumo em Inglês:
Abstract This paper discusses the ambiguity of the concept of tolerance, identified in the analysis of two of its defining features: a positive one, in which the other is conceived as an alterity to be recognized and taken in; and a negative one, which can be interpreted either by the emphasis on the tolerant, who sees the other as but a stranger or as someone whose existence in merely allowed, or by the emphasis on the tolerated, seen as the one who imposes one’s existence and one’s way of being, oppressing and neutralizing the tolerant. Furthermore, the paper highlights the unequivocal mediating role of school as the locus of identification, denunciation and fight against every type of exclusion and human oppression. Therefore, school places itself as a privileged stage for the promotion of tolerance as a synonym of recognition, and, also, of an education focused on reciprocity, solidarity and cooperation.Resumo em Português:
Resumo Este ensaio propõe atuar com as forças artísticas de um currículo a partir dos trabalhos de Sophie Calle e Georges Perec. De modo a embaralhar arte e vida, ambos os autores se prestam a um movimento de reduções, de subtrações tendo por base um minimalismo brutal e uma simplicidade crua. Nessa medida, tomada por ideias oulipianas e, em meio ao pensamento de Bachelard, busca-se um currículo poeticamente inventariado, suspendendo as definições, as verdades, os julgamentos, os quadros de referência, as atitudes preformatadas. Trata-se de um exercício que deseja portar um falar de coisas comuns do cotidiano, do trivial e por vezes evidentes, mas que, no entanto, raramente recebem nossa atenção. Assim, mais do que qualquer outra coisa, pretende-se pensar em um currículo que se efetuaria no encontro com diferenças tornadas visíveis, produzidas por impressões sensíveis que se repetem singularmente a cada experiência.Resumo em Inglês:
Abstract This paper discusses the artistic forces of a curriculum by considering the works of Sophie Calle and Georges Perec. By intertwining art and life, both authors lend themselves to a movement of reductions and subtractions through brutal minimalism and crude simplicity. In this sense, amidst Oulipian ideas and Bachelard’s thought, the paper advocates a poetically inventoried curriculum, which suspends definitions, truths, judgments, reference frames, pre-formed attitudes. It is an exercise intended to trigger a conversation about ordinary, trivial, sometimes evident, daily things that seldom draw our attention. Thus, more than anything, the paper aims at thinking about a curriculum that would work in the encounter with differences that were made visible, produced from sensitive impressions that have been singularly repeated in every experience.Resumo em Português:
Resumo O artigo aborda a persistente segregação racial e socioeconômica no sistema educacional básico dos Estados Unidos, a qual não somente estratifica o alunado dessa nação, mas tem assumido preocupantes proporções, a ponto de se caracterizar, de acordo com expressiva parcela de pesquisadores da área, como um verdadeiro regime de apartheid educacional. São explorados a concentração de renda existente nessa sociedade, a mais desigual dentre os países desenvolvidos, mesmo sendo aquele a maior potência econômica, política, militar e cultural do mundo, bem como os preocupantes indicadores de saúde e pobreza infantis, os quais igualmente posicionam aquela nação entre as de pior desempenho entre os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Tal desigualdade socioeconômica se reflete na educação, conformando um sistema escolar cuja dualidade é nitidamente engendrada desde antes do ingresso das crianças na vida escolar institucional, perpassando toda a trajetória acadêmica dos discentes.Resumo em Inglês:
Abstract The article addresses the persistent racial and socioeconomic segregation in the basic education system of the United States, which not only stratifies the student body of this nation, but has assumed worrying proportions, making it possible, according to a significant portion of researchers in the field, to regard it as a true system of educational apartheid. It explores both the concentration of income existing in this society, the most unequal among the developed countries, even though it has the biggest economic, political, military and cultural power in the world, as well as the worrying health and child poverty indicators, which also position the nation among the worst performers among the members of the Organization for Economic Cooperation and Development. Such socioeconomic inequality is reflected in education, forming a school system whose duality is clearly engendered even before the child´s entry in the institutional school life, permeating the entire academic career of the students.Resumo em Português:
Resumo Este ensaio propõe um balanço da Educação Infantil entre 1995 e 2016, a partir do questionamento sobre os avanços no âmbito das políticas públicas em relação aos temas relativos ao campo teórico denominado genericamente de “diferença”: diferenças raciais, de gênero/sexualidade, étnicas e sociais. Analisa as políticas de Educação Infantil nas décadas propostas, destacando as forças presentes no interior do Estado e dos movimentos sociais. Problematiza o lugar da Educação Infantil nas políticas públicas que derivam de forças diversas por ampliação de direitos das crianças. Pela articulação entre os resultados de uma pesquisa diagnóstica sobre políticas públicas municipais de Educação Infantil e uma pesquisa documental focando leis e documentos nacionais sobre a Educação Infantil a partir de 1995, argumenta sobre a nova configuração – como vinculados à segurança nacional – dada, na gestão Temer, aos temas relativos à promoção e à ampliação dos direitos humanos na gestão Lula/Dilma. Questiona os investimentos feitos nesta etapa da educação; evidencia como as políticas para a Educação Infantil vêm trocando o atendimento direto do Estado às creches por um atendimento conveniado, em especial, com as entidades filantrópicas, cuja oferta pelo terceiro setor tem crescido. Questiona a lógica privatista, que sustenta a Base Nacional Curricular Comum. Conclui sobre a necessidade de uma Educação Infantil pautada pela infância como experiência.Resumo em Inglês:
Abstract This essay proposes an assessment of Early Childhood Education between 1995 and 2016, based on questions about the advances that occurred in the context of public policies in relation to issues concerning the theoretical field generically named “differences”, comprising racial, gender/sexuality, social and ethnic differences. From an analysis of Early Childhood Education policies in the aforementioned decades, the paper highlights the forces present in the State and in social movements. It questions the place of Early Childhood Education in public policies deriving from various forces for the expansion of children’s rights. Based on the articulation between the results of a diagnostic research on municipal public policies for Early Childhood Education and a documentary research focusing on national laws and documents dealing with Early Childhood Education since 1995, the essay addresses the new configuration of the themes related to promoting and amplifying human rights in Lula’s and Dilma’s presidencies, which were brought under the umbrella of national security during Temer’s presidency. It calls into question the investment made in this stage of education; it highlights how policies for Early Childhood Education have been replacing the direct service of daycare centers by the State with an outsourced service, especially with philanthropic institutions, which have been increasing their third sector offers. It calls into question the privatizing logic, which supports the Base Nacional Curricular Comum (National Common Core Curriculum), and concludes on the need for an Early Childhood Education that regards childhood as experience.Resumo em Português:
Resumo O artigo discute como a matemática comercial e financeira era ensinada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul, durante a primeira metade do século XX, por meio da análise da Segunda Aritmética e da Terceira Aritmética da série Concórdia, editadas pela Igreja Luterana para suas escolas. O aporte metodológico está fundamentado na história cultural e na análise de conteúdo. O Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs gaúchas em 1900, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Essas escolas estavam inseridas num projeto missionário e comunitário que buscava ensinar a língua materna, a matemática e os valores culturais, sociais e religiosos. A matemática comercial e financeira foi abordada de forma contextualizada com a realidade dos alunos, incentivando o desenvolvimento do pensamento proporcional, o cálculo correto de troco e de valores de dívidas, além do estudo de aplicações financeiras envolvendo juros simples.Resumo em Inglês:
Abstract The article discusses how commercial and financial mathematics was taught in the Lutheran parochial schools of Rio Grande do Sul, during the first half of the 20th century, through the analysis of the Segunda Aritmética and of the Terceira Aritmética of the Concórdia series, edited by the Lutheran Church for their schools. The methodological support is grounded on cultural history and on content analysis. The Missouri Synod, currently the Evangelical Lutheran Church of Brazil, began its mission in the German colonies of Rio Grande do Sul in 1900, by founding religious congregations and parochial schools. These schools were inserted in a missionary and community project that sought to teach the mother tongue, mathematics, and cultural, social and religious values. Commercial and financial mathematics was approached in a contextualized manner in relation to the reality of the students, encouraging the development of the proportional thinking, of the correct calculation of return and debt values, and of the study of financial investments involving simple interest.Resumo em Português:
Resumo Este artigo se dedica a abordar alguns trechos de relato etnográfico, entrevistas e imagens, gerados em um universo de práticas culturais jovens marginalizadas, especialmente a piXação e as turmas de Bate-Bola, ambas muito populares nos subúrbios e nas favelas cariocas, cruzando-os com os conceitos de communitas/liminaridade em Turner e de dispêndio em Bataille. Desse cruzo empírico-teórico, sugere-se que tais maneiras de viver, justamente subjetividades das mais negligenciadas nas escolas e nas cidades, oferecem em suas performances, em seus acabamentos éticos e estéticos, bons indicativos para entender as razões epistemológicas de suas incompatibilidades ao receituário normativo, ou seja, escancaram os limites economica e libidinalmente miseráveis das máquinas de subjetivação que fomentam suas exclusões; justamente porque não cabem, transbordam. Nietzsche, Castoriadis e Maffesoli reforçam o aparato teórico neste trabalho.Resumo em Inglês:
Abstract This paper dedicates itself to approaching some ethnographic report excerpts, interviews and images, generated in a universe of marginalized youth cultural practices – especially the piXação and Bate-Bola groups, both very popular in the suburbs and slums of Rio de Janeiro – comparing them with the Turner’s concepts of communitas/liminality and with Bataille’s expenditure. From this empirical and theoretical junction, the paper suggests that such ways of living, indeed some of the most neglected subjectivities of our schools and cities, offer in their performances, in their ethical and aesthetical qualities, good indicators to understanding the epistemological grounds of their incompatibility to the normative prescriptions, i.e., they evidence the economically and libidinally miserable limits of the subjectivity machines that foment their exclusion; precisely because they do not fit in, they overflow. Nietzsche, Castoriadis and Maffesoli, reinforce this work’s theoretical apparatus.Resumo em Português:
Resumo Neste artigo – o qual aprofunda concepções defendidas em tese de doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – analisa-se se na Didática Magna, de Comênio, há lugar para a enunciação do professor. Para Comênio, em princípio, o método de ensino governa tão minuciosamente as ações do professor que este desponta como um mero executor anônimo de um plano didático decidido de antemão por eruditos. Com base na Psicanálise e Educação e em suas concepções de sujeito, enunciação e implicação com o saber, procurou-se colocar à prova se a concepção aqui expressa é de fato absoluta na Didática. Tal expediente permitiu trazer à baila uma importante antinomia comeniana, a qual gira em torno da proeminência do método de ensino e da imprescindibilidade da viva voz do professor. A partir de tal antinomia se concluiu que na Didática há lugar para a enunciação do professor, e o mestre não é reduzido a um executor anônimo do método.Resumo em Inglês:
Abstract This article – which deepens the concepts debated in our doctoral dissertation at FEUSP – analyzes if there is place for the teacher’s living speech in Comenius’ Didactica Magna. According to Comenius, the teaching method governs the actions of teachers so thoroughly that teachers are turned into mere anonymous pawns following a didactic plan elaborated beforehand by scholars. Based on Psychoanalysis and Education, and their notions of subject, and of enunciation and its relationship with knowledge, this paper intended to inquire to what degree the concepts here addressed are indeed absolute in Didactics. This made it possible to bring up an important Comenian antinomy regarding the prominence of the teaching method and the necessity of a teacher’s living speech. As a result, it can be concluded that Comenius’ Didactica Magna enables the teacher’s enunciation without reducing the teacher to the anonymous pawn of a method.Resumo em Português:
Resumo Neste trabalho, apresenta-se o esboço de uma crítica aos argumentos que promovem a imagem antropológica do pensamento como concepção fundamental à Filosofia da Educação, isto é, como um tipo e um emprego particulares de Antropologia filosófica. Com efeito, esta concepção moderna da Filosofia define a Educação como a realização de um projeto antropológico fundamental, e é nesse sentido que a Filosofia da Educação pretende elucidar o sentido da Educação como mediação da existência histórico-social do homem no mundo. Para a análise deste problema, considerar-se-á a analítica da finitude, investigada por Michel Foucault em Les mots et les choses, como uma semiologia dos saberes e das práticas sobre o homem. Espera-se que os argumentos apresentados contribuam para aprofundar a crítica à concepção antropológico-humanista predominante nas reflexões sobre a Educação e indiquem, por outro lado, a possibilidade de investigar o exercício do pensamento filosófico no campo da Educação como uma experiência e um acontecimento.Resumo em Inglês:
Abstract This paper delineates a criticism of the arguments that promote the anthropological image of thinking as a fundamental concept to the Philosophy of Education, that is, as a particular type and use of philosophical anthropology. Indeed, this modern concept of Philosophy defines education as the realization of a fundamental anthropological project, and it is in this sense that the Philosophy of Education intends to elucidate the meaning of education as the mediation of the social-historical existence of man in the world. To analyze this problem, the paper considers the analytic of finitude, researched by Michel Foucault in Les mots et les choses, as a semiology of the knowledges and the practices about man. The arguments here presented are expected to contribute to further develop the criticism of the anthropological-humanist conception predominant in the reflections on education, indicating, on the other hand, the possibility of an investigation of the exercise of philosophical thinking in the field of education as an experience and an event.