Acessibilidade / Reportar erro

Funcionamento diferencial dos itens (DIF): estudo com analogias para medir o raciocínio verbal

Differential items functioning (DIF): study with analogies for measurement the verbal reasoning

Este estudo objetivou determinar o funcionamento diferencial de 30 analogias destinadas à avaliação do raciocínio verbal, considerando a variável sexo. Utilizou-se uma amostra de 730 alunos do Ensino Médio, com idade média de 17,74 anos (dp= 3,12 anos). A maioria procedia de escolas públicas (58,5%) e era do sexo feminino (53,2%). Os grupos organizados para a investigação foram compostos por homens (n=342) e mulheres (n=388). Os parâmetros métricos dos itens foram determinados pelo modelo TRI de dois parâmetros logísticos. Para a verificação do DIF foram comparados os parâmetros métricos dos itens. Os resultados indicaram a presença de cinco itens com DIF.

Funcionamento diferencial dos itens (DIF); teoria da resposta ao item (TRI); raciocínio verbal; avaliação psicológica


Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com