Acessibilidade / Reportar erro

A Relação entre Dimensões Estruturais da Personalidade e a Vida Escolar na Adolescência

Neste estudo transversal, analisamos a relação entre a personalidade, operacionalizada nas dimensões PSY-5 do Inventário Multifásico da Personalidade de Minnesota - Adolescente (MMPI-A), e o modo como os adolescentes vivenciam o seu percurso escolar, expresso em indicadores de desempenho, integração e de satisfação global. Participaram no estudo 351 estudantes com idades entre os 14 e os 18 anos. Os instrumentos foram a versão portuguesa do MMPI-A e o Questionário sobre o Percurso Escolar. Os resultados revelam um padrão de relações significativas personalidade-vida escolar, destacando-se as dimensões da personalidade Desinibição e Introversão na explicação da maioria dos resultados das variáveis escolares. Os resultados são analisados considerando a importância da personalidade para a definição de trajetórias de desenvolvimento mais ou menos adaptativas.

Personalidade; adolescência; vida escolar; MMPI-A; dimensões PSY-5 do MMPI-A


Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com