Acessibilidade / Reportar erro

A tomada de consciência e a prática de ensino: uma questão para a psicologia escolar

Consciousness taking and the teaching practice: an issue to be considered by school psychology

Neste trabalho descrevemos as fases de um procedimento de intervenção com professores de inglês de adultos, 2 homens e 2 mulheres, com média de 27 anos de idade. Identificamos as concepções dos sujeitos sobre o adulto e o processo de aquisição de uma língua estrangeira, sobre desenvolvimento e conhecimento, por meio de sessões de interação, com os objetivos de viabilizar as trocas verbais sobre o Desenvolvimento Psicológico Adulto, analisar os atos da fala e identificar e discutir as concepções e teorias que fundamentam o discurso dos sujeitos. Observamos as aulas e discutimos a prática de um dos sujeitos. Os resultados indicam a tomada de consciência sobre as implicações do Desenvolvimento Psicológico Adulto e a implicação para a prática de ensino; mudança na concepção sobre o desenvolvimento adulto; a identificação de um método de análise de intervenções feitas pelo psicólogo escolar e a identificação e a caracterização do papel deste profissional.

Tomada de consciência; desenvolvimento psicológico adulto; atos da fala; psicologia escolar


Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com