1. Resolução de problemas e melhoria incremental |
- Aquisição - Utilização |
Essas duas atividades, resolução de problemas e melhoria incremental, constituem formas de explotação do conhecimento (Cohen ?αμπ; Levinthal, 1990Cohen, W. M. & Levinthal, D. A. (1990). Absorptive capacity: a new perspective on learning and innovation. Administrative Science Quarterly, 35, 128-152. http://dx.doi.org/10.2307/2393553
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), caracterizando um processo de aquisição do conhecimento. Além disso, a explotação constitui um processo de aprendizagem dos indivíduos no qual novos conhecimentos são utilizados (Crossan et al., 1999Crossan, M., Lane, H. W., & White, R. E. (1999). An organizational learning framework: from intuition to institution. Academy of Management Review, 24(3), 522-537.). |
2. Cultura de aprendizagem e trabalho em equipe |
- Aquisição - Armazenamento - Distribuição - Utilização |
Esse fator associa-se à aquisição, pois a cultura de aprendizagem é baseada no estímulo à experimentação, favorecendo a criação de novos conhecimentos (Skerlavaj et al., 2007Skerlavaj, M., Stenberger, M. I., Skrinjar, R. & Dimovski, V. (2007). Organizational learning culture: the missing link between business process change and organizational performance., International Journal of Production Economics 106, 346-367. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpe.2006.07.009
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; Gold et al., 2001Gold, A. H., Malhotra, A. & Segars, A. H. (2001). Knowledge management: an organizational capabilities perspective. Journal of Management Information Systems, 18(1), 184-214.); à distribuição, pois a cultura de aprendizagem é voltada à disseminação do conhecimento em grupos (Rowley, 2001Rowley, J. (2001). Knowledge management in pursuit of learning: the learning with knowledge cycle., Journal of Information Science 27(4), 227-237. http://dx.doi.org/10.1177/016555150102700406
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); ao armazenamento, uma vez que os grupos de trabalho retêm um conhecimento tácito; e à utilização, por meio da fomentação do processo de tentativa e erro (Irani et al., 2009Irani, Z., Sharif, A. M. & Love, P. E. D. (2009). Mapping knowledge management and organizational learning in support of organizational memory. International Journal of Production Economics, 122, 200-215. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpe.2009.05.020
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). |
3. Postura proativa e estrutura organizacional enxuta |
- Aquisição - Distribuição - Utilização |
A postura de assumir riscos e tomar decisões dos indivíduos, aliada a uma estrutura que conceda autonomia aos funcionários, estimula a aquisição e a utilização de conhecimento, especialmente no que tange à resolução de problemas (Nonaka ?αμπ; Takeuchi, 1995Nonaka, I. & Takeuchi, H. (1995). The knowledge-creating company. New York: Oxford University Press.). A estrutura organizacional enxuta também facilita a comunicação e interação entre indivíduos, promovendo a distribuição do conhecimento (Wilkinson ?αμπ; Young, 2006Wilkinson, I. & Young, L. (2006). On cooperating firms, relations and networks., Journal of Business Research 55(2), 123-132. http://dx.doi.org/10.1016/S0148-2963(00)00147-8
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; Andrews ?αμπ; Kacmar 2001Andrews, M. C. & Kacmar, K. M. (2001). Discriminating among organizational politics, justice, and support. Journal of Organization Behavior, 22(4), 347-66. http://dx.doi.org/10.1002/job.92
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). |
4. Conhecimento primário e identidade compartilhados |
- Aquisição - Armazenamento - Distribuição - Utilização |
Esse fator associa-se à aquisição e à utilização, pois é a partir do conhecimento primário que novos conhecimentos podem ser explotados ou explorados (March, 1991March, J. G. (1991). Exploration and exploitation in organizational learning., Organization Science 20(1), 71-87. http://dx.doi.org/10.1287/orsc.2.1.71
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; Rowley, 2001Rowley, J. (2001). Knowledge management in pursuit of learning: the learning with knowledge cycle., Journal of Information Science 27(4), 227-237. http://dx.doi.org/10.1177/016555150102700406
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). Também relaciona-se ao armazenamento e distribuição, uma vez que o conhecimento primário é um conhecimento retido que facilita a comunicação entre os indivíduos. Além disso, a identidade compartilhada entre os indivíduos gera uma relação de confiança que estimula o compartilhamento (Brown ?αμπ; Duguid, 2001Brown, J. S. & Duguid, P. (2001). Knowledge and organization: a social-practice perspective. Organization Science, 12(2), 198-213. http://dx.doi.org/10.1287/orsc.12.2.198.10116
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). |
5. Capacidade de absorção de conhecimento |
- Aquisição |
A aquisição está associada à capacidade de a organização absorver conhecimento de forma explorativa ou explotativa (March, 2001). |
6. Mapeamento, avaliação e desenvolvimento de competências |
- Aquisição - Armazenamento - Utilização |
Esse fator associa-se à aquisição, pois as competências e a capacidade cognitiva dos RHs estimulam o processo criativo (Zangiski et al., 2013Zangiski, M. A. S. G., Lima, E. P. & Costa, S. E. G. (2013). Organizational competence building and development: Contributions to operations management., International Journal of Production Economics 144(1),76-89. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpe.2013.01.021
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; Leonard-Barton, 1992Leonard-Barton, D. (1992). The factory as a learning laboratory. Sloan Management Review, 34, (1), 23-38.); ao armazenamento, pois são os indivíduos os agentes de retenção do conhecimento tácito (Zarifian, 2001Zarifian, P. (2001). Objetivo competência: por uma nova lógica.. São Paulo: Atlas ); e, ainda, à utilização, pois a competência refere-se à capacidade de os indivíduos utilizarem o conhecimento em situações práticas (Zarifian, 2001Zarifian, P. (2001). Objetivo competência: por uma nova lógica.. São Paulo: Atlas ). |
7. Estratégia inovativa |
- Aquisição - Utilização |
A estratégia inovativa tem interesse em adquirir novos conhecimentos a fim de reconstruir as competências internas, utilizando-as como fonte de diferencial competitivo (Teece et al., 1997Teece, D. J., Pisano, A., & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management., Strategic Management Journal 18(7), 509-533. http://dx.doi.org/10.1002/(SICI)1097-0266(199708)18:7<509::AID-SMJ882>3.0.CO;2-Z
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; Volberda et al., 2010Volberda, H. W., Foss, N. J. & Lyles, M. A. (2010). Absorbing the concept of absorptive capacity: how to realize its potential in the organization field., Organization Science 21(4), 931-951. http://dx.doi.org/10.1287/orsc.1090.0503
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). |
8. Sistema de informação |
- Armazenamento - Distribuição |
Os SIs são ferramentas que possibilitam a retenção e distribuição do conhecimento explícito (Faraj et al., 2011Faraj, S., Sirkka, L. J. & Majchrzak, A. (2011). Knowledge collaboration in online communities., Organization Science 22(5), 1224-1239. http://dx.doi.org/10.1287/orsc.1100.0614
http://dx.doi.org/10.1287/orsc.1100.0614...
). |