Resumos
O texto aborda o conceito de qualidade total do produto, seus determinantes, bem como as dimensões que compõem essa qualidade. Parte-se do pressuposto de que a qualidade do produto deve ser avaliada pela satisfação total do consumidor. Para o consumidor a qualidade do produto envolve pelo menos as seguintes dimensões: a qualidade do produto em si; a qualidade do produto ao longo do tempo; a qualidade dos serviços associados ao uso do produto; e o custo do ciclo de vida do produto. O trabalho procura detalhar e discutir cada uma dessas dimensões da qualidade, tendo em vista a satisfação do consumidor.
qualidade do produto; dimensões da qualidade do produto e qualidade total do produto
The paper concerns to the concept of product's total quality, its determinants, and the dimensions wich constitute this quality. We admit that product quality should be evaluated via consumer's total satisfaction. Product quality for consumers includes at least the following dimensions: the product quality per se; the performance of product quality over time; the quality of services related to the use of the product; and the product lifecycle costs. This study seeks to specify and to discuss each of these quality dimensions related to consumer's satisfaction.
product quality; dimensions of the product quality and product's total quality
Qualidade total do produto
Products total quality
Henrique Silveira de AlmeidaI; José Carlos de ToledoII
IProfessor Assistente Doutor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica-USP - SP - Caixa Postal 8174 - 05508 - São Paulo/SP
IIProfessor Assistente do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos - SP - Caixa Postal 8174 - 05508 - São Paulo/SP
RESUMO
O texto aborda o conceito de qualidade total do produto, seus determinantes, bem como as dimensões que compõem essa qualidade.
Parte-se do pressuposto de que a qualidade do produto deve ser avaliada pela satisfação total do consumidor. Para o consumidor a qualidade do produto envolve pelo menos as seguintes dimensões: a qualidade do produto em si; a qualidade do produto ao longo do tempo; a qualidade dos serviços associados ao uso do produto; e o custo do ciclo de vida do produto.
O trabalho procura detalhar e discutir cada uma dessas dimensões da qualidade, tendo em vista a satisfação do consumidor.
Palavras-chave: qualidade do produto,dimensões da qualidade do produto e qualidade total do produto
ABSTRACT
The paper concerns to the concept of product's total quality, its determinants, and the dimensions wich constitute this quality.
We admit that product quality should be evaluated via consumer's total satisfaction. Product quality for consumers includes at least the following dimensions: the product quality per se; the performance of product quality over time; the quality of services related to the use of the product; and the product lifecycle costs.
This study seeks to specify and to discuss each of these quality dimensions related to consumer's satisfaction.
Key words: product quality, dimensions of the product quality and product's total quality
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Rec. 02/01/91
Rev. 17/04/91
Apr. 28/05/91
Referências bibliográficas
- 1. CROSBY, P.B.; Qualidade é investimento, José Olimpio Editora, Rio de Janeiro, 1984.
- 2. GARVIN, D.A.; Managing Quality, Free Press, New York, 1988.
- 3. HOLANDA, A.B.; Novo Dicionário da língua portuguesa, Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1980.
- 4. JURAN,J.M.et alii;Quality Control Handbook, Mc Graw Hill, New York, 1980.
- 5. KOTLER, P.; Marketing, Atlas, São Paulo, 1988.
- 6. PESSEMIER, E.A; Product Management-strategy and organization, John Wiley & Sons, New York, 1982.
- 7. TAGUCHI, G., Introduction to quality engineering, Asian Productivity Organitation, Tókio, 1986.
- 8. TOLEDO,J.C., Qualidade Industrial-conceitos,sistemas e estratégias, Atlas,SP, 1987.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
14 Dez 2010 -
Data do Fascículo
Jun 1992
Histórico
-
Aceito
28 Maio 1991 -
Recebido
02 Jan 1991 -
Revisado
17 Abr 1991