12:30 h às 13:34 h |
A |
3 mecânicos de manutenção; 1 operador de ponte
rolante |
Cabeçote da prensa (embreagem); |
Curso da ação: Essa intervenção teve um caráter
preventivo, pois a máquina estava parada por quebra no
reajuste (regulagem da altura) da prensa chapa,
necessitando-se fazer a retirada do martelo e prensa chapa
da máquina para reparo e revisão completa (troca de todas as
vedações etc.), para o que o tempo médio de conserto é de
aproximadamente 30/35 dias. Diante de tal problema foi
aproveitado o momento para revisão do conjunto freio e
embreagem. As atividades iniciaram-se no primeiro turno após
o horário de refeição (12:30 h), para o que uma equipe com
três mecânicos foi deslocada para iniciar os trabalhos.
Iniciaram soltando uma parte da proteção que dá acesso à
embreagem, para o que os mecânicos soltaram alguns dos
parafusos da parte superior da proteção. Ao mesmo tempo, por
meio de gestos e assovios, os profissionais chamaram a ponte
rolante, que rapidamente chegou e ficou aguardando.
Utilizando o próprio cabo da ponte, foi pedido para o
ponteiro baixar o gancho e com ele os mecânicos içaram a
proteção, pedindo para ele subir um pouco até esticar o
cabo. Depois os mecânicos soltaram os demais parafusos da
extremidade inferior e apoiaram/seguraram a proteção para
ela não correr. Em seguida foi erguida a proteção pelo
ponteiro, que por meio de gestos, gritos e sinais sonoros da
própria ponte avisou aos operadores da máquina seguinte que
eles deviam sair da área de passagem enquanto a proteção
estivesse suspensa. Foi evacuada a área e posicionada a
proteção ao lado da máquina. Na sequência, foi desmontada a
tubulação de alimentação pneumática da embreagem
(mangueiras, suportes), com o uso de chave fixa e grifo.
Depois foi iniciada a desmontagem da tampa da embreagem,
para o que os mecânicos primeiramente marcaram a posição da
regulagem da folga em que ela estava, fixaram um olhau com
gancho e acionaram a ponte rolante (gestos/gritos). Foi
pedido para o ponteiro (que estava operando da própria
cabine) descer o gancho, foram retirados os cabos da
embreagem e colocado um menor (que tinha sido trazido por
eles). Feito isso, o mecânico pediu para o ponteiro esticar
o cabo, depois um deles segurou a tampa e o outro soltou os
demais parafusos de fixação. Em seguida foi pedido para o
ponteiro subir o gancho lentamente, até que a tampa ficasse
na posição vertical (olhau como referência), para poderem
retirá-la. Porém, naquele instante não foi possível concluir
o serviço de retirada, pois a produção precisou da ponte
para abastecer outra linha. Com isso, os mecânicos fixaram
um parafuso da tampa e liberaram a ponte para atender a
produção. Após alguns minutos de espera, o ponteiro voltou
na máquina e posicionou o gancho para a retirada da tampa,
os mecânicos passaram o cabo e pediram (por meio de gestos)
para o ponteiro subir bem devagar o gancho, até esticar um
pouco o cabo e alinhá-lo. Feito isso, foi solto o parafuso
pelo mecânico, enquanto os outros apoiaram a tampa, para o
que (por meio de gestos) o mecânico pediu para o ponteiro
movimentar a ponte bem devagar, até retirá-la. Na sequência
foram retirados os calços da embreagem e iniciada a
desmontagem do porta-elementos. Com uma chave allen e cano
pequeno iniciaram soltando os parafusos do anel expansivo
frontal. O mecânico soltou e retirou todos os parafusos,
porém quando foi sacar um deles, só saiu uma parte. Tentaram
retirar a outra parte, mas sem sucesso. Após análise, foi
recolocada a outra parte, fixados alguns parafusos e forçado
o conjunto todo para fora, retirando-o em seguida. A essa
altura já eram 13:20 h, foram encerradas as atividades para
guardarem-se as ferramentas, fazer-se a limpeza e a passagem
de serviço para a turma seguinte. Na passagem de
serviço/troca de turno, os profissionais preencheram um
documento chamado AM (atendimento da manutenção) e passaram
o status do trabalho ao encarregado. Com base nisso, o
encarregado fez as anotações em um livro ata, esperou o
outro encarregado (que normalmente sempre chega antes do
horário), passou o serviço pessoalmente e ficou, como
sempre, um pouco além do horário. |
13:34 h às 19:00 h |
B |
3 mecânicos de manutenção; |
Cabeçote da prensa (embreagem) |
Curso da ação: Após ter dado o horário e o
encarregado da mecânica do segundo turno estar informado da
situação, passou o serviço pessoalmente para os mecânicos.
Para esse trabalho, foram deslocados três profissionais
(todos do plantão do setor das prensas robotizadas, porém
nesse dia eles não subiram direto, exceto um deles). Sem
maiores detalhes, o encarregado informou o que a turma
anterior havia feito aos dois últimos e que eles deveriam
continuar a desmontagem do conjunto embreagem e freio. Os
mecânicos subiram até o plantão e se juntaram ao outro
mecânico, que já estava sabendo do ocorrido (havia
conversado com os mecânicos do turno anterior). Foram
providenciadas algumas ferramentas (sendo a sua seleção
baseada na experiência deles), levadas até o cabeçote
(subido escada,s +/- 100 m). Às 14:25 h,
aproximadamente, foram iniciados os trabalhos com o mecânico
soltando os parafusos do outro anel expansivo com uma chave
catraca + prolongador + soquete hexagonal (com um
pedaço de chave allen na ponta). Soltaram-se e retiraram-se
quase todos os parafusos (deixando três), depois o anel
expansivo foi retirado com a mão. Na sequência foi iniciada
a retirada do porta-elementos ou porta calço, para o que um
dos mecânicos providenciou dois tirantes + porcas
(estavam na sua caixa de ferramentas), a seguir eles
adaptou/utilizou-os como um parafuso (deslocando-se até o
plantão para buscá-los, +/- 100 m descendo/subindo
escadas até o cabeçote da prensa). Dois profissionais (um em
cada tirante) começaram a apertar os tirantes, hora um,
depois o outro, quando um se cansava, o outro continuava a
sacar/apertar, deslocando o porta-elemento para fora do eixo
principal. Depois de os mecânicos conseguirem deslocar o
porta-elemento até próximo do fim do eixo foi providenciada
a ponte rolante – nesse caso um dos mecânicos possuía
habilitação. Foi posicionado o gancho, passado, alinhado e
esticado o cabo de aço,. Porém quando os mecânicos começaram
a retirar por completo, o encarregado da produção,
juntamente com o operador da ponte rolante,
gritaram/sinalizaram lá de baixo para que os mecânicos
interrompessem os trabalhos, pois eles precisavam utilizar a
ponte para abastecer a linha robotizada vizinha, caso
contrário ela pararia. Com isso os mecânicos interromperam
os trabalhos, soltaram o cabo, devolveram o controle remoto
da ponte rolante e aguardaram por aproximadamente 20 minutos
até a ponte ser liberada novamente. A seguir foi
reposicionado o gancho, colocado, alinhado e esticado o cabo
de aço e concluída a retirada, apertando-se os tirantes até
a saída completa. Retirados os tirantes e levada peça (ponte
rolante) para a base da máquina, foi necessário um dos
mecânicos descer do cabeçote (+/- 100 m) para
posicionar a peça e soltar o cabo de aço. Na sequência, o
outro mecânico começou a soltar os parafusos da carcaça,
utilizando-se de uma chave allen + cano. No início,
começou a soltar sozinho os parafusos, porém devido ao alto
torque, o outro mecânico logo se juntou a ele, posicionando
a chave e forçando para baixo. Após soltarem todos os
parafusos de fixação, foram retirados quase todos e deixados
apenas dois (apontados no centro horizontal), mantendo-se a
carcaça pronta para ser retirada pela ponte rolante. No
entanto, o trabalho foi interrompido novamente por conta da
produção estar utilizando a área para buscar algumas
ferramentas, sendo necessário o mecânico deslocar a ponte
até o canto da ala e esperar até que a produção fizesse seus
trabalhos. Depois de aguardar por aproximadamente 20
minutos, foi liberada a ponte para a retirada da carcaça,
para o que o mecânico deslocou a ponte e posicionou o
gancho, enquanto o outro subiu na proteção guarda corpo,
apoiando um pé sobre ela e o outro sobre o volante, e passou
o cabo de aço na carcaça e no gancho. Mediante a sinalização
do mecânico, foi esticado e alinhado o cabo, soltando-se os
dois últimos de um esforço ativo dos trabalhadores parafusos
e destacando-se a peça da máquina, para o que o profissional
segurando/guiando a peça suspensa, afastou-a para fora da
máquina, deslocando-a para a sua base. Depois foi empurrado
o disco de atrito e iniciada a retirada do êmbolo da
embreagem. Inicialmente os mecânicos soltaram os parafusos
de fixação utilizando-se de uma chave allen + cano.
Para soltá-los, um mecânico posicionou a chave e os outros
dois forçaram no cano para soltá-los (sempre para baixo).
Enquanto isso, o outro mecânico desceu até o plantão
(+/- 100 m, subindo e descendo escadas) e buscou
parafusos e arruelas para travar o disco de atrito, a fim de
que ele não caisse quando fosse retirado o êmbolo. Passados
alguns minutos, os outros desceram até o plantão para o café
e providenciaram dois tirantes + porcas para retirada
do êmbolo. Após alguns minutos, voltaram para a máquina e se
juntaram ao outro mecânico, que já tinha travado um lado do
disco e estava soltando os parafusos do êmbolo. Os mecânicos
posicionaram a chave e os dois forçaram o cano para
soltá-los (sempre para baixo). No entanto, para alguns
parafusos foi utilizado um martelo alemão, para o que um
segurava a chave e o outro batia com a ferramenta. Após
soltarem todos os parafusos de fixação e retirarem quase
todos (deixando quatro apontados no centro horizontal), os
mecânicos movimentaram o volante para posicionar a rosca
para içamento na posição vertical (para cima). Para isso, um
mecânico desligou o freio do volante (fechando a válvula),
enquanto outro subiu na proteção e, apoiando um pé sobre a
proteção guarda corpo e o outro sobre a estrutura da
máquina, movimentou/empurrou o volante até deixá-lo na
posição, travando-o logo em seguida. Depois o mecânico
travou o outro lado do disco de atrito com parafuso e porca,
utilizando chave allen e cano, e iniciou a fixação dos
tirantes para sacar o êmbolo. Foi fixado um, porém o outro
ele não conseguiu montar. Mesmo assim os profissionais
decidiram não procurar um outro, utilizando um deles. O
mecânico havia providenciado um olhau, porém ao tentar
montá-lo/rosqueá-lo, não conseguiu, pois ele não cabia no
local (muito grande/olhau M22). Com base nisso optou-se pela
retirada do disco de atrito (que já estava travado) para
observar um outro possível ponto de içamento do êmbolo. Para
isso foi retirado um parafuso de fixação do disco de atrito
e o tirante foi montado na parte superior para escora.
Depois os mecânicos (utilizando uma chave de fenda como
alavanca) movimentaram o disco, enquanto o outro soltava a
outra trava. Feito isso, os profissionais apoiaram o disco,
enquanto um deles puxou com a chave de fenda até que o disco
se apoiasse nos tirantes. Na sequência, um mecânico foi
buscar a ponte e posicionou o gancho enquanto outro subiu na
proteção guarda corpo, apoiando um pé sobre ela e o outro
sobre a proteção do volante, e passou o cabo de aço com a
ajuda do outro profissional no disco e no gancho. Após
içamento, o mecânico sinalizou para o que estava operando a
ponte o que ele deveria fazer: o cabo foi esticado e
alinhado e a peça foi suspensa, acionando-se a sirene e
guiando-se o disco para fora, colocando-o na base da
máquina. Após a retirada do disco, foi constatado pelos
mecânicos a impossibilidade de haver um outro ponto para
içamento do êmbolo. Em seguida, um dos mecânicos, utilizando
um paquímetro, mediu a rosca do furo e percebeu que o olhau
que ele/eles tinham providenciado não era o correto. A peça
foi substituída por uma menor (rosca M20) que eles tinham
buscado anteriormente, com o que subiram novamente na
proteção e montaram-na/rosquearam-na no êmbolo. A essa
altura já estava próximo do horário de refeição, os
profissionais interromperam os trabalhos e foram
jantar. |
19:40 h às 22:12 h |
B |
3 mecânicos de manutenção; 1 encarregado da
mecânica |
Cabeçote da prensa (embreagem); Setor de
manutenção |
Curso da ação: Após o retorno do horário de
refeição, os profissionais providenciaram uma cinta para
içar o êmbolo e subiram até o cabeçote onde efetuaram a
movimentação do volante, passando cinta por dentro do olhau.
Para isso, um mecânico desligou o freio do volante (fechou a
válvula), enquanto o outro empurrou/movimentou o volante até
poder passar a cinta. Em seguida, o mecânico subiu na
proteção e, apoiando um pé sobre a proteção guarda corpo e o
outro sobre a da máquina, movimentou/empurrou o volante até
deixá-lo na posição vertical, travando-o logo em seguida
(abriu a válvula). Depois rosquearam um tirante. Enquanto
isso, o outro mecânico já tinha ido buscar o controle remoto
da ponte rolante, que estava com a produção. Porém, mesmo
com o controle em mãos, foi necessário aguardar que a
produção realizasse seus trabalhos (estava sendo trocada a
linha ao lado), movimentando a ponte para o canto da ala e
esperando lá embaixo por 30 minutos, aproximadamente. Por
volta das 20:30 h foi iniciado trabalho de retirada do
êmbolo, para o que o mecânico habilitado na operação da
ponte subiu até o cabeçote e posicionou o gancho, enquanto o
outro subiu na proteção guarda corpo, apoiando um pé sobre
ela e o outro sobre a proteção do volante, e passou com uma
mão (a outra estava segurando na proteção) a cinta no gancho
da ponte. Após o içamento, foi sinalizado por um mecânico ao
outro o que ele deveria fazer, sendo alinhada e esticada a
cinta. Feito isso foram soltos e retirados os quatro
parafusos de fixação, para o que os mecânicos tentaram
desmontar/destacar o êmbolo utilizando alavanca e martelo
alemão, mas não obtiveram sucesso, pois a mesma
movimentou-se para um lado e travou. Devido ao impasse, com
a peça içada, os profissionais interromperam o trabalho e
começaram analisar o que estava acontecendo, o porquê de o
êmbolo não ter saído. Observaram e perceberam que ele tinha
uma outra parte, porém eles não sabiam se ela era
travada/fixada ou somente encaixada. Na dúvida, os
profissionais começaram a analisar. Logo em seguida o
encarregado da mecânica chegou no cabeçote, onde foi
informado da situação pelos mecânicos: a tal dúvida na
desmontagem. Após observação, foi sugerido por ele
interromperem os trabalhos e esclarecerem a dúvida
verificando no catálogo da máquina o desenho do conjunto
montado. Mediante isso, foi acordado entre todos da equipe
que se parasse o serviço e verificasse o desenho, se não
havia risco na desmontagem do conjunto todo. Um dos
mecânicos montou/apontou novamente os quatro parafusos (para
efeito de segurança), liberando a ponte rolante. A essa
altura já eram 21:30 h e as atividades de desmontagem foram
encerradas, sendo que dois mecânicos foram guardar as
ferramentas, enquanto o outro desceu até o setor de
manutenção para a verificar o desenho junto com o
encarregado da mecânica. Como o catálogo com os desenhos dos
conjuntos estava próximo, ele foi logo encontrado e nele
constatou-se que não haveria o menor risco nade desmontagem
do conjunto todo. Preenchida o AM (atendimento da
manutenção) pelo mecânico, em que ele escreveu o que foi
feito, e passado o status do trabalho ao encarregado (que já
o conhecia, pois estava presente). Com base nisso, o
encarregado anotou os procedimentos no livro ata, esperou o
outro encarregado (que normalmente sempre chega antes do
horário) e passou o serviço pessoalmente, ficando como
sempre além do horário. |
22:12 h às 23:30 h |
C |
4 mecânicos de manutenção; 1 operador de ponte
rolante |
Cabeçote da prensa (embreagem); Base da
prensa |
Curso da ação: Após ter dado o horário e o
encarregado da mecânica do terceiro turno estar informado da
situação, deslocaram-se quatro profissionais, divididos em
duas equipes. Dois mecânicos para a conclusão da desmontagem
da embreagem e os outros dois para a desmontagem do freio.
Sem maiores detalhes, o encarregado informou que deveriam
continuar a desmontagem dos conjuntos e qual era a situação
atual (até onde tinha sido desmontado o conjunto). Embora
tenha sido feita uma divisão no início do turno, quando os
profissionais chegaram na máquina e avaliaram a situação foi
decidido concluir a desmontagem do êmbolo da embreagem
primeiramente, para depois iniciar a do freio. Para isso os
profissionais, por meio de gestos e sinais, solicitaram a
ponte rolante. O ponteiro subiu até o cabeçote (estava
utilizando o controle remoto), posicionou o gancho, o
mecânico passou a cinta no gancho e sinalizou ao ponteiro o
que deveria fazer, alinhando-a e esticando-a. Depois os
profissionais posicionaram-se um de cada lado do êmbolo e,
munidos de chave allen e cano, começaram a soltar os
parafusos: enquanto um soltava, o outro observava o
comportamento do êmbolo e o apoiava sempre do lado da
carga/êmbolo. Soltaram sem grandes dificuldades os três
primeiros, porém o último parafuso ficou mais duro, sendo
necessária a utilização de um cano para soltá-lo. A retirada
iniciou-se com um profissional e foi finalizada pelo outro.
Após a retirada do parafuso, os profissionais (de lado)
apoiaram a carga que havia corrido/deslocando-se. Após
equilibrar/estabilizar a carga, foi guiada e suspendida a
peça, afastando-a para fora da máquina e levando-a até a sua
base. |
23:30 h às 01:30 h |
C |
4 mecânicos de manutenção |
Cabeçote da prensa (freio); Base da prensa;
Setor de manutenção |
Curso da ação: Na sequência, os profissionais
deslocaram-se para a desmontagem do freio, para o que
inicialmente dois mecânicos começaram a soltar e retirar os
parafusos da tampa, enquanto os outros ficaram em cima do
cabeçote, auxiliando-os com ferramentas e dispositivos.
Marcaram a posição em que se encontrava a regulagem da folga
e, munidos de chave allen + cano, os mecânicos
começaram a soltar os parafusos. Para isto, um dos mecânicos
posicionou a chave e os outros dois, quando possível,
forçavam o cano para soltá-los. Após os profissionais terem
soltado mais da metade dos parafusos, o mecânico (habilitado
em operar ponte rolante), foi providenciar o controle
remoto, que estava na produção (desceu do cabeçote até a
área de armazenamento dos controles, +/- 150 m), dando
lugar ao parceiro, que soltou todos os parafusos, deixando
um apontado para a retirada da tampa da máquina. Passados
uns 10 minutos, aproximadamente, o mecânico voltou ao
cabeçote com a ponte rolante, operando-a pelo passadiço.
Localizado o gancho e montado o olhau na tampa (que já
estava na posição vertical) pelo outro profissional,
passou-se o cabo de aço por ele e pelo gancho, para o
içamento. Em seguida foi sinalizado por um dos profissionais
o que o outro deveria fazer: o cabo de aço foi alinhado e
esticado. Feito isso, foi solto e retirado o parafuso de
fixação e os dois mecânicos (um de cada lado) apoiaram a
tampa e, por meio de gestos e sinais, pediram para o que
estava operando a ponte rolante movimentar a peça bem
devagar, até retirá-la da máquina e posicioná-la na sua
base. Após posicionar a tampa, o mecânico com habilitação no
manejo da ponte rolante interrompeu os trabalhos de
desmontagem na máquina e iniciou os trabalhos de organização
das peças já desmontadas, colocando, com o auxílio da ponte
e de uma empilhadeira, todas as peças da embreagem em uma
caixa e encaminhando-as para lavagem e revisão no plantão
central de manutenção e deixando os outros três na máquina.
Na sequência, foi iniciada a desmontagem do porta-elementos.
Para sua retirada, faz se necessário retirar os seus
elementos de ligação e sacá-los. Como anteriormente, um dos
mecânicos já havia providenciado algumas ferramentas e
dispositivos, o outro soltou os parafusos com uma
parafusadeira pneumática + soquete para chave allen,
retirando os três e sacando o anel com o auxílio de um
sacador. Nessa altura, 01:20 h, já estava próximo o horário
de refeição e os profissionais interromperam os trabalhos e
foram jantar. |
02:10 h às 04:00 h |
C |
4 mecânicos de manutenção;1 operador de ponte
rolante |
Cabeçote da prensa (freio); Base da prensa;
Setor de manutenção |
Curso da ação: Após o retorno, um dos mecânicos
foi auxiliar o que estava organizando/lavando as peças,
enquanto os outros dois continuaram a desmontagem na
máquina. Na sequência, um dos profissionais soltou os
parafusos do anel expansivo traseiro utilizando-se de uma
parafusadeira pneumática + prolongador + soquete
hexagonal, retirou três parafusos, sacando o anel expansivo.
Em seguida, foi iniciada a retirada do porta-elementos/porta
calço, para o que os mecânicos desceram a pé até o setor de
manutenção central (+/- 300 m descendo por dentro da
ala) para providenciar ferramentas (2 tirantes +
porcas, macaco hidráulico etc.). As ferramentas foram
colocadas em um carrinho manual e levadas pelos mecânicos
até a base da máquina (+/- 500 m, saindo de uma ala,
pegando a rua e entrando na outra). Chegando lá, os
profissionais decidiram não utilizar o macaco hidráulico,
levando somente os tirantes para o cabeçote. Com isso, os
profissionais (um de cada lado) apertaram os tirantes de
forma sincronizada, até deslocá-lo próximo ao final do eixo
principal. Após deslocarem o porta-elementos, um dos
mecânicos subiu na proteção guarda corpo, passou o cabo de
aço no porta-elemento e, apoiando o corpo na carcaça do
freio e utilizando uma chave allen, retirou o dispositivo de
verificação da folga. Porém, para soltar os parafusos foi
necessário utilizar um martelo para encaixar a chave.
Enquanto isso, o outro mecânico, do próprio passadiço, por
meio de gestos, sinais, gritos, chamou a ponte rolante.
Aguardaram por aproximadamente 25 minutos a chegada da
ponte. A seguir, localizado o gancho sobre o porta-elemento,
posicionado o cabo de aço por um dos mecânicos, um dos
profissionais sinalizou ao ponteiro (que estava no
passadiço) o que ele devia fazer, alinhando e esticando o
cabo de aço. Após o esticamento, os profissionais,
inicialmente munidos de alavanca, forçaram o porta-elemento,
porém após algumas tentativas acharam melhor continuar
sacando e apertando os tirantes. Para isso, um dos mecânicos
apertou os tirantes até a retirada, alternando os lados,
sendo que para um deles (parte superior) foi necessário
subir na proteção guarda corpo para apertá-lo, enquanto o
outro observava com o auxílio de uma lanterna se a peça
estava se deslocando. Concluída a retirada, a peça foi
deslocada e levada para a base da máquina, retornando logo
em seguida a ferramenta para a retirada da carcaça.
Localizado o gancho sobre a peça, um dos profissionais subiu
na proteção guarda corpo e passou o cabo de aço no gancho.
Depois outro profissional sinalizou ao ponteiro (que estava
no passadiço) o que devia fazer, assim o cabo de aço foi
alinhado e esticado. Depois, utilizando-se chave allen e
cano, foram soltos os dois parafusos e a carcaça foi
retirada, guiada e transportada para a base da máquina. Na
sequência, foi iniciada a retirada dos parafusos de fixação
do êmbolo do freio. Para isto, um dos mecânicos posicionou a
chave e dois outros forçaram o cano até soltá-los. Foram
retirados quase todos, apenas quatro foram deixados
(apontados no centro horizontal). A seguir, com auxílio de
uma chave grifo, um dos mecânicos soltou a tubulação
pneumática de saída da válvula de acionamento do freio.
Feito isso, foram montados dois olhais para içamento no
êmbolo, que ficou pronto para a retirada. |
04:00 h às 06:00 h |
C |
4 mecânicos de manutenção; 1 operador de ponte
rolante |
Cabeçote da prensa (freio); Base da prensa |
Curso da ação: Em seguida, por volta das 04:00
h, os profissionais solicitaram a ponte rolante, porém ela
estava indisponível, abastecendo outras linhas e
movimentando ferramentas, impossibilitando os trabalhos. A
partir daí, os profissionais começaram a aguardar a ponte
rolante. Passados poucos minutos, os outros mecânicos já
tinham organizado, transportado e lavado as peças da
embreagem, além de terem acomodado as peças do freio em
outra caixa, restando o êmbolo para finalizar. Assim,
subiram até o cabeçote e ficaram aguardando a chegada da
ponte para a finalização da desmontagem do freio (retirada
do êmbolo). Após quase 30 minutos de espera, um dos
mecânicos desceu até a produção e foi conversar/chamar o
ponteiro que estava abastecendo material operando uma outra
máquina. O ponteiro pediu para ele esperar mais um pouco,
que já iria. Com isso, o profissional voltou e, devido à
demora, com uma chave allen, apertou alguns parafusos do
êmbolo e chamou novamente o ponteiro (que estava na cabine).
Após foi passado o cabo de aço nos olhais, sendo necessário
que um deles subisse na proteção para passar os cabos. Após
quase 1 hora de espera (por volta das 05:00 h da manhã), o
ponteiro chegou. Foi localizado o gancho sobre a peça,
passado cabo de aço e sinalizado pelo mecânico ao ponteiro
(que estava no passadiço) o que ele devia fazer, alinhando e
esticando o cabo de aço. Utilizando chave allen e cano, os
profissionais posicionados ao lado do êmbolo soltaram os
parafusos e, com a ajuda de/forçando com uma alavanca,
destacaram a peça, guiando-a para fora do eixo e
transportando-a para a base da máquina. Nesse momento os
outros mecânicos já estavam prontos para colocar o êmbolo na
caixa com as demais peças do freio, levando-as logo em
seguida com o auxílio de uma empilhadeira, para
limpeza/lavagem e revisão no plantão central. Após a
conclusão da desmontagem, por volta das 05:15 h da manhã, os
profissionais recolheram as ferramentas e desceram até o
plantão de manutenção para limpeza e organização. Foi
preenchido o AM (atendimento da manutenção) por um dos
mecânicos, descrevendo o que foi feito, e passado o status
do trabalho ao encarregado. |