Acessibilidade / Reportar erro

ESCOLA E MANEJO DE CONDUTAS VIOLENTAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO SOCIODRAMA TEMÁTICO

SCHOOL AND MANAGEMENT OF VIOLENT BEHAVIOR: THE CONTRIBUTIONS OF THEMATIC SOCIODRAMA

ESCUELA Y MANEJO DEL COMPORTAMIENTO VIOLENTO: LAS APORTACIONES DEL SOCIODRAMA TEMÁTICO

RESUMO

A escola é essencialmente reconhecida como local no qual a aprendizagem acontece, porém esse se amplia, podendo também apresentar condutas relacionais violentas entre: aluno–escola, professor–aluno e professor–docência. Diante desse tema, o objetivo deste artigo foi compreender as contribuições do sociodrama temático no manejo das condutas violentas. O ato socionômico apresentado caracteriza-se como uma pesquisa ação realizada com 19 professores em uma escola pública. A aplicação do sociodrama temático possibilitou a revelação, discussão e compreensão da dinâmica de violência que acontecia no contexto escolar.

PALAVRAS-CHAVE
Escola; Conduta violenta; Psicodrama; Sociodrama

Federação Brasileira de Psicodrama Rua Barão de Itapetininga, 37 conj. 402 , cep: 01042-001 - São Paulo - SP / Brasil, tel: +55 (11) 3673 3674 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbp@febrap.org.br