Resumo em Português:
Resumo A dialética do esclarecimento ainda se mostra presente nesta sociedade. Nos últimos anos, conquistaram-se direitos das chamadas minorias. Junto a essas conquistas, contudo, figuram ódio e intolerância em discursos pseudodemocráticos. Este artigo analisa o discurso da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados quando da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 234/2011 que visava alterar o Código de Ética do Psicólogo nos parágrafos que restringem qualquer correlação entre homossexualidade e distúrbios. Utiliza-se de estudos da Escola de Frankfurt sobre os discursos de agitadores fascistas, o preconceito e a personalidade autoritária. Baseando-se em Marcuse, questiona tolerância repressiva e democracia formal totalitária, avançando na compreensão da relação entre clima cultural e semiformação. Reflete acerca do preconceito como sintoma não exclusivo de conservadores, mas como forma de existência na atualidade, e aponta a necessidade da educação histórica e política para o desenvolvimento da consciência e superação da miséria e da opressão.Resumo em Espanhol:
Resumen La dialéctica de la ilustración todavía se muestra presente en esa sociedad. Si en los últimos años algunas minorías conquistaron derechos, todavía se ve odio e intolerancia en discursos pseudo democráticos. Ese artículo analiza el discurso de la Comisión de Derechos Humanos de la Cámara de los Diputados de Brasil, en la aprobación del Proyecto de Decreto Legislativo 234/2011 que buscaba alterar el Código de Ética del Psicólogo en los párrafos que restringen cualquier relación entre homosexualidad y disturbios. Son utilizados estudios de la Escuela de Frankfurt, sobre los discursos de agitadores fascistas, el prejuicio y la personalidad autoritaria paracuestionar la tolerancia represiva y la democracia formal totalitaria, avanzando en la comprensión de la relación entre clima cultural y semiformación. Reflexiona sobre el prejuicio como manera de existencia en la actualidad, y apunta la necesidad de educación histórica y política para el desarrollo de la consciencia y superación dela opresión.Resumo em Inglês:
Abstract Dialectic of enlightenment still shows up in present society. In recent years, the so-called minorities have conquered important rights. Along with these achievements, however, hatred and intolerance speeches. This article analyzes the discourse of Human Rights Commission of the Chamber of Deputies in Brazil when the adoption of the Draft Legislative Decree 234/2011 aimed at changing the Psychologists Code of Ethics in paragraphs restricting any correlation between homosexuality and disorders . Here we use studies of the Frankfurt School on the speeches of fascist agitators, prejudice and the authoritarian personality. Based on Marcuse, we question totalitarian formal democracy and repressive tolerance, advancing in the understanding of the relationship between cultural climate and semi-erudition. We reflect on as not a unique symptom of conservatives, but as a way of existence today and highlights the need for historical and political education in order to develop consciousness and overcome poverty and oppression.Resumo em Português:
Resumo Tema identificado como central desde as primeiras proposições abrapsianas, a intervenção tem se consolidado, na psicologia social brasileira, como um campo bastante diversificado quanto aos seus objetivos, públicos-alvo e procedimentos. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o que foi considerado intervenção em 260 trabalhos completos publicados nos anais dos Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) realizados em 2007, 2009 e 2011. Dois procedimentos foram utilizados para o tratamento dos dados: Análise de Conteúdo e Análise Lexical. A discussão integrada dos resultados permitiu-nos um mapeamento de características que possibilitaram compreender o conjunto de atividades relatadas, tais como tipo de trabalho, sobressaindo-se os de Pesquisa, com 117 trabalhos; objetivos: Fazer, Analisar, Conhecer e Apresentar; alvo principal, sobressaindo-se Trabalhadores/Profissionais; espaços/locais, sendo predominantes as Instituições de Saúde; e aspectos metodológicos, sobressaindo-se as Técnicas Grupais, bem como a construção de um "conceito" geral atribuído ao termo intervençãoResumo em Espanhol:
Resumen Identificado como tema central de las primeras proposiciones abrapsianas, la intervención se ha consolidado, en la psicología social brasileña, como un campo muy diverso en cuanto a sus metas, público y procedimientos. Por lo tanto, esta investigación tuvo como objetivo identificar y analizar lo que se consideraba la intervención en 260 trabajos completos publicados en los anales de los Encuentros Nacionales de la Asociación Brasileña de Psicología Social realizados en 2007, 2009 y 2011. Para el tratamiento de datos: Análisis de Contenido y Análisis Léxico. La discusión integrada de los resultados permitió mapear características que ayudaran entender el conjunto de actividades declarada, tales como el tipo de trabajo, destacándose la Investigación , con 117 trabajos; objetivos: hacer, analizar, conocer y presentar; objetivo principal, destacándose los Trabajadores/Profesionales; espacios/lugares, siendo las Instituciones de Salud predominantes; y aspectos metodológicos, destacándose las Técnicas de Grupo, así como la construcción de un "concepto" general asignado a lo término "intervención".Resumo em Inglês:
Abstract Identified as a central theme since the first ABRAPSO's propositions, the intervention has been consolidated, in the Brazilian social psychology, as a field quite diverse as to its objectives, target audiences and procedures. Thus, the present research aimed to identify and analyze what was considered intervention in 260 full papers published in the proceedings of the Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) conducted in 2007, 2009 and 2011. Two procedures were used for the treatment of the data: Content Analysis and Lexical Analysis. The integrated discussion of the results allowed us a mapping of features that made possible to understand the set of reported activities such as type of work, standing out Research, with 117 papers; goals: Do, Analyze, Know and Introduce; the main target, standing out Workers/Professionals; spaces/places, being predominant the health institutions; and methodological aspects, standing out Group Techniques, as well as the construction of a general "concept " given the term intervention.Resumo em Português:
Resumo O presente artigo tem por objetivo discutir acerca do Laço Social, partindo de sua formalização institucional pelo Estado e articulando - em relativa contraposição - com a noção de micropolítica, enquanto possibilidade alternativa de existência social e resistência em relação ao desamparo e ao status quo. À luz da psicanálise, em especial às obras sociais de Sigmund Freud e às leituras de Eugène Enriquez a respeito das formações sociais, procuramos compreender a relação entre a gênese da sociabilidade na horda primeva e o atual Estado moderno, levando em consideração as implicações de sua instrumentalização para perpetrar modos de opressão, exclusão e violência. Pela ótica da Esquizoanálise, abordamos a questão da micropolítica como propiciadora de linhas de fuga - em relação ao domínio estatal mantenedor da ordem imposta, absorvida e reproduzida - para fomentar novas e produtivas formas de estabelecer laços sociais.Resumo em Espanhol:
Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir sobre el lazo social, a partir de su formalización institucional por parte del Estado y en articulación - en parcial contraste - con la noción de micropolitica, como una posibilidad alternativa de la existencia social y la resistencia contra lo desamparo y el status quo. A la luz del psicoanálisis, especialmente las obras sociales de Sigmund Freud y lecturas de Eugène Enriquez sobre las formaciones sociales, tratando de entender la relación entre la génesis de la sociabilidad en el horda primitiva y el Estado moderno actual, teniendo en cuenta las implicaciones de su instrumentalización para perpetrar los modos de opresión, la exclusión y la violencia. Desde la perspectiva de esquizoanálisis, abordamos el tema de la micropolítica como prenda de líneas de fuga - en relación con el dominio mantenedor del estado de orden impuesto, absorto y reproducido - promover nuevas y productivas formas de establecer lazos sociales.Resumo em Inglês:
Abstract This article aims to discuss the Social Bond, from its institutional formalization by the State and articulating - in relative contrast - with the notion of micropolitics, as an alternative possibility for social existence and resistance to the helplessness and the status quo. In light of psychoanalysis, particularly the social works of Sigmund Freud and readings from Eugène Enriquez about the social formations, we tried to understand the relationship between the genesis of sociality in the primal horde and the current modern State, taking into account the implications of its instrumentation to perpetrate modes of oppression, exclusion and violence. From the standpoint of Schizoanalysis, we address the issue of micropolitics as a pledge of lines of flight - in relation to the State domain, maintainer of the imposed, absorbed and reproduced order - to foster new and productive ways to establish social bonds.Resumo em Português:
Resumo Desenvolvemos um estudo teórico com o objetivo central de analisar a concepção de dialética, enquanto método de análise da relação interpsíquica e intrapsíquica, no desenvolvimento da obra de Vigotski. Para isso, consideramos sua unidade como diferentes momentos de sua curta trajetória teórica. Aqui, apresentaremos os resultados, que vão de 1924 a 1927. Ao final da análise desta primeira etapa dos escritos vigotskianos, concluímos que a trajetória de apropriação do método dialético se torna completa com a crítica da crise metodológica da psicologia, fundamentando a base para a construção de uma nova psicologia.Resumo em Espanhol:
Resumen Hemos desarrollado un estudio teórico con el objetivo principal de analizar la concepción de la dialéctica como método de análisis de la relación interpsíquica y intrapsíquica, en el desarrollo de la obra de Vigotski. Por lo tanto, consideramos su unidad en diferentes momentos de su corto trayectoria teórica. Aquí, presentamos los resultados, que van de 1924 a 1927. Después de la análisis de esta primera etapa de los escritos vigotskianos, llegamos a la conclusión de que el camino de apropiación del método dialéctico se completa con la crítica de la crisis metodológica en psicología, basando la base para construcción de una nueva psicología.Resumo em Inglês:
Abstract We have developed a theoretical study with the central objective of analyzing the conception of dialectic as a method of analysis of interpsychic and intrapsychic relationship, in the development of Vigotski´s writings. For this, we considered his unicity as different moments of his short theoretical path. Here, we present the results, ranging from 1924 to 1927. At the end of this first stage of analysis of the Vigotski´s works, we concluded that his trajectory of appropriation of the dialectical method becomes complete with the critique of methodological crisis of psychology, stating the basis for the construction of a new psychology.Resumo em Português:
Resumo O objetivo deste trabalho é tecer uma reflexão sobre as paixões humanas numa perspectiva histórico-cultural, com base nas contribuições de Vigotski, em diálogo com proposições de Espinosa e Bakhtin. Tomamos comolocus central de análise as narrativas de Frain sobre cartas trocadas entre os amantes Simone de Beauvoir e Nelson Algren, que dão visibilidade aos desdobramentos éticos-políticos da paixão. Exploramos a paixão em sua dimensão política, histórico-cultural e seus impactos na configuração experiencial do drama - choque de sistemas que envolve os protagonistas (pessoas sociais) que vivem na carne o enlace. A conclusão aponta para um deslocamento epistemológico no tratamento da paixão que nos permite questionar duas das dicotomias que marcam o pensamento psicológico: a separação entre o social e o pessoal; a razão e emoção. Ao final, assinalamos o estudo das paixões com foco na ação mobilizadora dos processos criadores, para além da passividade apaixonada.Resumo em Espanhol:
Resumen Nuestro objetivo es proponer una reflexión a cerca de las pasiones desde una perspectiva histórico-cultural, basado en las ideas de Vygotsky, en diálogo con proposiciones de Spinoza y Bakhtin. Tomamos como lugar central del análisis la narrativa de Frain sobre cartas intercambiadas entre Simone de Beauvoir y Nelson Algren, que dan visibilidad a los desarrollos ético-políticos de essa pasión. Exploramos la pasión en su dimensión política, histórico-cultural y su impacto en el entorno experiencial del drama - sistemas de choque que implican los protagonistas (personas sociales) que viven el enlace. Las hallazgo apunta a un cambio epistemológico en el tratamiento de la pasión que nos permite cuestionar las dicotomías que marcan el pensamiento psicológico: la separación entre lo social y lo personal; la razón y la emoción. Por último, observamos el estudio de las pasiones en la movilización de la acción de los procesos creativos, además de la pasividad apasionada.Resumo em Inglês:
Abstract This paper presents a reflection on the human passions from a cultural-historical perspective, based on the contributions of Lev Semenovich Vygotsky with some of the propositions developed by Baruch Spinoza and Mikhail Bakhtin. The analysis is based on Irene Frain's book about letters exchanged between Simone de Beauvoir and Nelson Algren, that give visibility to the ethical-political developments of passion. Our argument explores the passion in its historical and cultural policy dimension and its impact on experiential setting of the drama. The conclusion goes in the direction of an epistemological shift in the treatment of passion that would allow us to question two of the dichotomies that have marked the psychological thinking; the separation between the social and the personal; and the spin-off reason and emotion. Finally, we signal that the study of the passions must be driven beyond passionate passivity. In our view, passion can mobilize creative processes.Resumo em Português:
Resumo Este artigo visa pensar, analisar e descrever as práticas do Fundo das Nações Unidas para a Infância, na relação com um campo de vizinhança com outras intervenções de saber e poder voltadas às crianças e adolescentes, no Brasil. Para tanto, realiza uma breve história da atualidade do complexo tutelar articulado pela rede de proteção, garantia e defesa dos direitos oferecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância em conjunto com outras entidades, instituições, grupos, comunidades, organizações não governamentais, fundações, bancos, países, universidades, localidades e agências ligadas à Organização das Nações Unidas. Por meio de análises baseadas em Michel Foucault, de Paul Veyne, em Robert Castel e em Jacques Donzelot, analisamos estas práticas cotidianas, no campo da sociedade disciplinar, da biopolítica, da gestão de riscos e do complexo tutelar, na medida em que formam um dispositivo econômico e político que opera na relação sujeito de direitos e sujeito econômico.Resumo em Espanhol:
Resumen Este artículo pretende pensar, analizar y describir el Fondo de las Naciones Unidas para las prácticas de los niños, en relación a un campo vecino con otras intervenciones de conocimiento y poder dirigidos a niños y adolescentes en Brasil. El estudio presenta una breve historia del complejo tutelar hoy articulado por red de protección, la seguridad y la defensa de los derechos previstos por el Fondo para la Infancia de las Naciones Unidas, junto con otras organizaciones, instituciones, grupos, comunidades, organizaciones no gubernamentales organizaciones, fundaciones, bancos, países, universidades, ciudades y organismos relacionados con las Naciones Unidas. A través del análisis basado en Michel Foucault, Paul Veyne, en Robert Castel y Donzelot, analizamos estas prácticas diarias en el campo de la sociedad disciplinaria, la biopolítica, gestión de riesgos y protegemos complejo, en el que se forma un dispositivo económico y político que opera en relación sujeto de derechos y sujeto económico.Resumo em Inglês:
Abstract This article aims to think, analyze and describe the practices of the United Nations Fund for Children, in relation to other interventions on the fields of knowledge and power, aimed at children and adolescents in Brazil. The study presents a brief history of today's child protective services articulated by the network of protection, security and defense of rights provided by the United Nations Fund for Children together with other organizations, institutions, groups, communities, non-governmental organizations, foundations, banks, countries, universities, localities and agencies related to the United Nations. Through analyzes based on Michel Foucault, Paul Veyne, Robert Castel and Jacques Donzelot, we analyze these daily practices in the field of disciplinary society, biopolitics, risk management and safeguard of the child protective services, in the way they form an economic and political device that operates in relation to subject of rights and economic subject.Resumo em Português:
Resumo O presente artigo discute material de oficinas realizadas com jovens sobre os sentidos dados por eles à liberdade e ao exercício dela em suas vidas. A análise foi feita a partir de crítica teórica à concepção de indivíduo livre da teoria liberal, bem como de crítica à consideração da infância e da juventude pela Psicologia do Desenvolvimento como etapas de concretização desse projeto de independência individual. Buscou-se problematizar tal referencial com base em discussões trazidas pelos próprios sujeitos ao longo das oficinas.Resumo em Espanhol:
Resumen El presente artículo discute los hallazgos de talleres realizados con jóvenes sobre los sentidos que ellos dan a la noción de libertad y a su ejercicio en sus vidas. El análisis es basado en la crítica teórica a la concepción de indivíduo libre de la teoria liberal, así como en la crítica de la concepción de la infancia y la juventud de la Psicologia del Desarrollo como etapas que expresan ese proyecto de independencia individual. Con base en las discusiones aportadas por los jóvenes en los talleres, se pudo problematizar tal referencial teórico.Resumo em Inglês:
Abstract This paper analyzes empirical data collected during focus groups with teenagers about the meanings they give to the idea and the experience of freedom in their lives. This analysis was developed based on a critique of the free individual conception of Liberal Theory, and of the childhood and youth as developmental stages of the individual in order to reach independency in an individual level, according to Developmental Psychology. These issues were problematized considering the discussions that took place during the focus groups among the subjects.Resumo em Português:
Resumo Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa objetivando compreender as práticas discursivas dos profissionais de saúde sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Foram entrevistados dez profissionais (médicos, enfermeiros, agentes comunitários e coordenador do programa) que compõem três equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da cidade de Montes Claros, MG, Brasil. A abordagem discursiva para análise dos dados foi fundamentada em Michel Foucault, bem como em autores ligados ao campo da Saúde Coletiva. Os resultados indicam que, dentre os vários fatores que propiciam e/ou mantêm a violência sexual na forma de exploração comercial sexual de adolescentes, está a desigualdade econômica e social, aliada à desigualdade de gênero, pouco reconhecida pelos profissionais. A omissão/negação da questão se evidencia pela ausência de notificação obrigatória; inexistência de trabalhos preventivos na área; ações pontuais inadequadas às necessidades da adolescência, preconceito e falta de referência de uma rede de cuidados intersetoriais.Resumo em Espanhol:
Resumen Este es un enfoque cualitativo de investigación de campo con el objetivo de entender las prácticas discursivas de profesionales de la salud sobre la violencia sexual contra niños y adolescentes. Diez profesionales fueron entrevistados (médicos, enfermeras, trabajadores comunitarios y coordinador del programa) que forman tres equipos de la Estrategia Salud de la Familia (ESF) en la ciudad de Montes Claros, MG, Brasil. El enfoque discursivo al análisis de datos se basó en Michel Foucault, así como autores vinculados al campo de la Salud Pública. Los resultados indican que entre los diversos factores proporcionan y / o mantener la violencia sexual en forma de explotación sexual comercial de los adolescentes son las desigualdades económicas y sociales, así como la desigualdad de género, mal reconocidos por los profesionales. Omisión / negación de la materia se evidencia por la ausencia de notificación obligatoria; falta de trabajo preventivo en la zona; inadecuadas acciones específicas a las necesidades de los adolescentes, los prejuicios y la falta de referencia de una red de atención intersectorial.Resumo em Inglês:
Abstract This is a field qualitative approach aiming to understand the discursive practices of health professionals on sexual violence against children and adolescents. Ten professionals (doctors, nurses, community workers and program coordinator) that make up three teams from the city of Montes Claros, MG, Brazil's Family Health Strategy (FHS) were interviewed. The discursive approach to data analysis was based on Michel Foucault, as well as authors linked to the field of Public Health. The results indicate that, among the various factors which provide and/or maintain the sexual violence in form of commercial sexual exploitation of adolescents, are the economic and social inequality, coupled with gender inequality, little recognized by professionals. Omission / denial of the issue is evidenced by the absence of mandatory reporting; lack of preventive work in the area; specific actions inadequate to the needs of adolescence, prejudice and lack of reference to a network of intersectoral care.Resumo em Português:
Resumo O estudo investigou os significados do uso de álcool entre os/as jovens de duas comunidades quilombolas, Castainho e Estivas, localizadas em Garanhuns/PE. E foi desenvolvido em três momentos. No primeiro, realizamos observação participante nas comunidades; no segundo, 20 entrevistas semiestruturadas com os/as jovens (18 a 24 anos). E no terceiro, os dados foram analisados a partir da análise crítica do discurso e da interseccionalidade de gênero, geração, classe social e raça/etnia. O olhar interseccional convocou a considerarmos a diversidade de tramas que os marcadores sociais de diferenciação vão engendrando e os efeitos nas significações do uso de álcool. Vimos que os significados atribuídos ao uso são diversos. As poucas atividades de lazer, as relações de gênero, o preconceito sofrido por serem negros/as e/ou quilombolas são situações que de modo interseccionado repercutem no uso de álcool, e que revelam desigualdades históricas que comprometem a qualidade de vida dessa população.Resumo em Espanhol:
Resumen El estúdio investigo los significados que tiene el consumo de alcohol entre los jóvenes de dos comunidades quilombolas, Castainho y Estivas, ubicadas en la ciudad de Garanhuns - PE (Brasil). Se desarrolló em tres fases. En la primera observación participante realizada en las comunidades; en la segunda 20 entrevistas semi-estructuradas a lós jóvenes (18-24 años). Y en el tercero los datos fueron analizados a partir del análisis crítico del discurso y de la interseccionalidad de género, generación, la clase social y la raza / etnia. La mirada interseccional convocada para considerar la diversidad de las parcelas que los marcadores de diferenciación sociales se engendran y los efectos sobre los significados de alcohol. Hemos visto que los significados atribuidos a utilizar son diferentes. Las pocas actividades de ocio, las relaciones de género, perjuicio sufrido por ser negro y / o quilombolas son situaciones que se cruzaban por lo que tienen repercusiones sobre el uso de alcohol, y revelando las desigualdades históricas que ponen en peligro la calidad de vida de esta población.Resumo em Inglês:
Abstract This study investigates the meanings of alcohol use among youngsters of two quilombola communities named Castainho and Estivas located at Garanhuns/PE. This is developed in three stages. Firstly, we conducted participant observation. Secondly, we conducted 20 semi-structured interviews with youngsters(18-24 years). Finally, the data was analyzed from a critical discourse analysis and the intersectionality of gender, generation, social class and race/ethnicity. The intersectional perspective led us to consider the diversity of frames that social differentiation markers engender and the meanings and effects of alcohol use. We saw that those meanings are diverse. The conditions of existence marked by gender relations, absence of several leisure activities, prejudice suffered for being black and/or quilombolas are situations which, in an interseccional manner, in alcohol use, and historical, and historical inequalities that compromise the quality of life of this population.Resumo em Português:
Resumo Nosso propósito nesse artigo é demonstrar que o ato de contar histórias nunca é inocente. Por meio dele identidades homogêneas são legitimadas ao longo dos séculos e a manutenção de uma perspectiva monocultural costuma estar, frequentemente, associada às práticas de leitura. Queremos propor a utilização dessa ferramenta para auxiliar-nos na desmontagem de processos identitários hierarquizantes. Baseadas numa perspectiva multicultural, acreditamos que esse dispositivo permite a abertura para o entrelugar e sua ocupação por aquelas(es) que, vivendo às margens, são excluídas(os) dos processos que costumam movimentar os universos de diferentes campos de atuação.Resumo em Espanhol:
Resumen Nuestro objetivo en este artículo es demostrar que el acto de narrar cuentos nunca se da sin propósitos. A través de eso, identidades homogéneas son legitimadas a lo largo de los siglos, y el mantenimiento de un punto de vista mono cultural generalmente está conectado a las prácticas de lectura. Queremos proponer la utilización de esta herramienta para auxiliarnos a desarmar los procesos de identidad jerarquizantes. Basadas en un punto de vista multicultural, creemos que ese dispositivo permite la abertura para el entre-lugar y su ocupación por aquellos(as) que, viviendo en las márgenes, son excluidos(as) de los procesos que generalmente mueven los universos de diferentes campos.Resumo em Inglês:
Abstract Our purpose in this article is to demonstrate that the act of telling stories is never innocent. By means of it homogeneous identities have been legitimated throughout the centuries and the maintenance of a monocultural perspective is often associated to the reading practices. We intend to propose the utilization of this tool to help us with the dismantling of hierarchizing identitary processes. Based on a multicultural perspective we believe that this device enables the opening for the in-between place and its occupation by those who, living on the margins, are excluded from the processes that often move the universes of different fields of action.Resumo em Português:
Resumo A homossexualidade tem sido pauta de diversos discursos religiosos nos últimos anos, sobretudo cristãos, transpondo as arenas religiosas e penetrando em espaços políticos e do direito. O presente artigo pretende, por meio da análise de vídeos de indivíduos que ocupam posições de porta-vozes das religiões católica e evangélica pentecostal e neopentecostal, analisar e problematizar as concepções de homossexualidade dos/as cristãos/ãs, utilizando para tal a Análise do Discurso Foucaultiana como referencial metodológico. Foi verificado um difuso arsenal de discursos acerca da homossexualidade, englobando saberes religiosos, "científicos", entre outros.Resumo em Espanhol:
Resumen La homosexualidad ha sido la agenda de varios discursos religiosos en los últimos años, especialmente en los discursos cristianos, a través de espacios religiosos y ingresando en los espacios políticos y de la ley. Este artículo pretende, mediante el análisis de videos de personas que se presentan como portavoces de las religiones católica y evangélica pentecostal y neo pentecostal, analizar y discutir los conceptos de homosexualidad presentes en estos discursos, mediante el análisis del discurso desde la perspectiva de Michel Foucault.Resumo em Inglês:
Abstract Homosexuality has been the agenda of several religious discourses in recent years, especially Christians, crossing beyond religious arenas and penetrating political and law field. This article aims, through the analysis of videos of individuals in positions of spokesmen of religions Catholic and Evangelical pentecostal and neo-pentecostal, to analyse and discuss the concepts of homosexuality made by Christians, using Foucault Discourse Analysis as a methodological framework. A diffuse arsenal of discourses about homosexuality was verified, covering "scientific" and religious knowledge, among others.Resumo em Português:
Resumo O artigo objetiva mapear a produção de conhecimento nas áreas das ciências da saúde, humanas e sociais sobre gênero e ruralidade, a partir de uma análise crítica. Para isso, foram realizadas buscas no sítio Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com as palavras-chave: gênero e rural, gênero e ruralidade, mulher e rural, mulher e ruralidade, no período de 2000-2014. A seleção gerou um total de 108 artigos, dos quais 25, que apresentavam discussões acerca dos modos de vida das mulheres em contextos rurais, foram incluídos neste estudo. A análise abordou discussões sobre as relações de gênero em espaços rurais e gênero e novas ruralidades. As produções analisadas reconhecem os avanços na temática de gênero em espaços rurais, no entanto, demarcam a necessidade de uma maior presença das teorias feministas na constituição de abordagens teóricas e metodológicas junto a esses contextos.Resumo em Espanhol:
Resumen El artículo pretende mapear la producción de conocimiento en las áreas de ciencias de la salud, humanidades y social de género y ruralidad, desde un análisis crítico. Para ello, se realizaron búsquedas en el sitio de Revistas de la coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superiorcon las palabras clave: género y rural, género y ruralidad, las mujeres y el rural, mujer y ruralidad en el período 2000-2014. La selección generó un total de 108 artículos, de los cuales 25, que tenía discusiones sobre los modos de vida de las mujeres en el medio rural se incluyeron en este estudio. El análisis aborda los debates sobre las relaciones de género en las zonas rurales y de género y nuevas ruralidades. Las producciones analizadas reconocen avances en las cuestiones de género en las zonas rurales, sin embargo, demarcan la necesidad de una mayor presencia de las teorías feministas en la formación de los enfoques teóricos y metodológicos a lo largo de estos contextos.Resumo em Inglês:
Abstract The article aims to map the production of knowledge in the areas of health sciences, humanities and social gender and rurality, from a critical analysis. For this, searches were conducted at the website of portal de periódicos da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior with the keywords: gender and rural, gender and rurality, and rural woman, woman and rurality in the 2000-2014 period. The selection generated a total of 108 articles, out of which 25 articles presented discussions about the ways of life of women in rural settings and therefore were included in this study. The analysis addressed discussions on gender relations in rural areas and gender and new ruralities. The analyzed productions recognize advances in gender issues in rural areas, however, distinguish the need for a greater presence of feminist theories in the formation of theoretical and methodological approaches with these contexts.Resumo em Português:
Resumo Buscando identificar expectativas de extensionistas rurais sobre a psicologia e esclarecer as contribuições desta para a extensão, realizou-se um levantamento junto a técnicos de 12 países latinoamericanos. A análise do conteúdo das respostas abertas identificou, como principais expectativas, a gestão de processos grupais e participativos com produtores e a capacitação e assessoramento a extensionistas. Atendendo à proposta de tomar os productores como objetos de intervenção e não como sujeitos de transformação, como em muitas pesquisas, se destaca a potencialidade da psicología para gerar processos de reflexão sobre a prática e sobre as premissas que a orientam.Resumo em Espanhol:
Resumen Buscando identificar las expectativas de los extensionistas rurales sobre la psicología y clarificar las contribuciones de ésta a la extensión se realizó una encuesta a técnicos de 12 países latinoamericanos. El análisis del contenido de las respuestas abiertas identificó como principales expectativas la gestión de procesos grupales y participativos con productores y la capacitación y asesoramiento a extensionistas. Atendiendo a la propuesta de tomar a los productores como objetos de intervención y no como sujetos de cambio que aparece en múltiples encuestas, se destaca la potencialidad de la psicología para generar procesos de reflexión sobre la práctica y sobre los supuestos que la guían.Resumo em Inglês:
Abstract Striving to identify rural extensionists' expectations of psychology, and to clarify its contributions to rural extension, a research was conducted, in which 654 rural extensionists from 12 Latin American countries were surveyed. The content analysis of the open questions allowed identifying as core expectations the management of group participatory processes; and the training and advice of practitioners. Taking into account that many surveys treat farmers as objects of intervention and not as subjects of change, the potentiality of psychology to generate reflective processes on practice and on the assumptions guiding it, is highlighted.Resumo em Português:
Resumo O aumento das patologias relacionadas ao trabalho tem despertado o interesse de profissionais de diferentes áreas para investigar as questões relacionadas à saúde mental dos trabalhadores. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a organização do trabalho na indústria metalmecânica e suas interfaces com a saúde mental dos trabalhadores. Orientada teoricamente pela Psicodinâmica do Trabalho, a pesquisa teve um delineamento exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo oito trabalhadores residentes na região de Caxias do Sul-RS. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados apontaram que a organização do trabalho metalúrgico é caracterizada por rígidos controles, por intensa produtividade, por excelência na qualidade e pela busca exaustiva por resultados. Conclui-se que estes elementos afetam significativamente a saúde mental dos trabalhadores, aumentando os riscos e os danos à sua saúde.Resumo em Espanhol:
Resumen El aumento de las patologías relacionadas al trabajo ha despertado el interés de profesionales de diferentes áreas para investigar las cuestiones relacionadas a la salud mental de los trabajadores. En este sentido, el presente estudio tuvo por objetivo analizar la organización del trabajo en la industria metalmecánica y sus interfaces con la salud mental de los trabajadores. Orientada teóricamente por la Psicodinámica del Trabajo, la investigación tuvo un diseño exploratorio-descriptivo. La recolección de datos fue realizada a través de entrevistas semiestructuradas. Participaron del estudio ocho trabajadores que viven en la región de Caxias do Sul - RS. Los datos recolectados fueron sometidos al análisis de contenido y sus resultados mostraron que la organización del trabajo metalúrgico es caracterizada por rígidos controles, por intensa productividad, por excelencia en la calidad y por la búsqueda exhaustiva de resultados. Se concluye que estos elementos afectan de forma significativa la salud mental de los trabajadores, aumentando el riesgo y los daños a su salud.Resumo em Inglês:
Abstract The increase in the number of work related pathologies has awoken the interest of professionals from different area to investigate issues related to employees' mental health. Therefore, the present study aims to analyze the work organization of the metal-mechanics industry and its relations with the employees' mental health. Theoretically oriented by the Psychodynamics of Work, this research has an exploratory-descriptive outline. Data collection was conducted through semi-structured interviews. Eight employees who live in the region of Caxias do Sul, in the south of Brazil, participated in the study. The data have been submitted to content analysis and the results have shown that the metallurgic work organization is characterized by rigid controls, intense productivity, excellence in quality and exhaustive focus on results. The conclusion is that these elements significantly affect the employees' mental health, increasing the risks and the damages to the workers' health.Resumo em Português:
Resumo A legislação previdenciária sofreu alterações com a criação do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), atingindo diretamente o tema saúde mental no trabalho ao estabelecer nexo causal entre a atividade desempenhada e o adoecimento psíquico. Este artigo relata uma intervenção psicossocial, planejada a partir dos dados do FAP/NTEP de uma empresa pública. A primeira etapa foi pautada na análise documental dos afastamentos previdenciários e de FAP e NTEP, tendo-se encontrado 20 casos de afastamentos previdenciários por transtornos mentais e do comportamento com nexo epidemiológico. Na segunda etapa, a intervenção psicossocial buscou estabelecer um espaço de escuta de gestores e trabalhadores, investigar a relação trabalho/adoecimento, oferecer apoio psicossocial e dirimir encaminhamentos. Os indicadores ofereceram pistas relevantes para a realização da intervenção, subsidiando a ação da equipe de saúde.Resumo em Espanhol:
Resumen La legislación previdenciária brasilenã fue cambiada con la creación del Factor Accidentário de Prevención (FAP) e del Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP). Esto impactó el tema salud mental en el trabajo al asignalar nexo causal entre la actividad dessarrollada y las enfermedades psíquicas. Este artículo describe una intervención psicosocial que tomó por base los datos del FAP/NTEP de una empresa pública. La primera fase del estudio se basó en un análisis documental de las bajas laborales y del FAP e el NTEP. Fueron identificados 20 casos de bajas laborales relacionados a trastornos mentales y del comportamiento con nexo epidemiológico. En la segunda fase, se buscó ofrecer un espacio de escucha de los gestores y trabajadores, investigar la relación entre trabajo/enfermedad, ofrecer apoyo psicosocial y gestionar cada caso. Los indicadores forneceron claves importantes hacia la realización de intervención psicosocial, subsidiando la acción del equipo de salud.Resumo em Inglês:
Abstract The Social Security legislation has been altered due to the creation of the Preventive Accident Factor (PAF) and the Social Security Technical-Epidemiological Nexus (SSTEN). Mental health at the workplace was directly affected by the establishment of a causal nexus between the developed activity and the workers' development of psychic disorders. This article reports on a psychosocial intervention in a public office, which used data from PAF/SSTEN as a basis for its planning. The first stage was guided by documental analysis of cases of workers put on Social Security leave, plus PAF and SSTEN. A total of 20 cases of Social Security leave were due to Mental and Behavioral Disorders with epidemiological nexuses. The second stage aimed at listening to managers and workers, investigating the relationship between work/development of disorders, offering psychosocial support and offering referrals. The indicators offered important clues to psychosocial intervention, supporting the action of the health personnel.Resumo em Português:
Resumo Este artigo coloca em discussão as relações entre a macropolítica e a micropolítica no cotidiano de trabalho da equipe profissional que atua na Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Tal discussão se fundamenta nos resultados parciais da pesquisa financiada pelo CNPq/FAPEMIG que tem como objetivo analisar as relações no território de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em Belo Horizonte, enfatizando o modo de gestão do trabalho social entre a equipe e com as famílias. O presente estudo tem a pesquisa-intervenção como metodologia e as ideias de Deleuze e Guattari como marco teórico. A partir das assembleias, das entrevistas semiestruturadas e das restituições realizadas com a equipe, concluímos que a relação macropolítica e micropolítica é imanente e emerge em pontos como visão da política, sobrecarga do trabalho, intersetorialidade, relação com o território e importância do coletivo.Resumo em Espanhol:
Resumen Este artículo objetiva poner en cuestión las relaciones macro-políticas y micro- políticas no día a día de trabajo del equipo de profesionales del CRAS con actividad en la Protección Social Básica del Sistema de Asistencia Social (SUAS). Tal discusión se basa en los resultados parciales de la investigación financiada por el CNPq / FAPEMIG que tiene como objetivo analizar las relaciones en el territorio de un Centro de Referencia para la Asistencia Social (CRAS) , en Belo Horizonte, con enfoque en el modo de gestión del trabajo social entre el equipo y con las familias. La metodología del estudio es la pesquisa intervención e su marco teórico es las ideas de Deleuze y Guattari. De las asambleas, de las entrevistas semiestructuradas y de las restituciones realizadas con el equipo, llegamos a la conclusión de que relación macro-política y micro- política es inmanente y aparece en puntos como la política, la sobrecarga de trabajo, la intersectorialidad, la relación con el territorio y la importancia de lo colectivo.Resumo em Inglês:
Abstract This article discusses the relationship between macropolitics and micropoliticsin the daily work of the professional team that acts in the basic social protection of the Unique Social Assistance System (SUAS).This discussion is based on the partial results of the research funded by CNPq / FAPEMIG. The research aims to analyze relationships in the territory of a Reference Center of Social Assistance (CRAS) in Belo Horizonte, emphasizing the management style of social work between staff and with families. This study has as methodology an intervention research and the ideas of Deleuze and Guattari as theoretical framework. From the semi-structured interviews, meetings and restitutions made with the team, we concluded that the relationship macropolitics and micropolitics is immanent and emerges in points such as political views, work overload, work overload, intersectoral approach, relationship with the territory and importance of collectivity.Resumo em Português:
Resumo Objetivamos conhecer as concepções de habitantes de um bairro onde se localizam Residências Terapêuticas (RTs) sobre a interação com os moradores desses serviços, e analisamos com o auxílio da Teoria da Identidade Social e da Teoria das Representações Sociais. Norteamos os procedimentos metodológicos com base na perspectiva etnográfica. Os participantes conhecem os moradores das RTs por apelidos, pelo nome e "de vista", sobretudo a partir da presença destes em estabelecimentos comerciais. A circulação dos moradores pelos espaços públicos do bairro possibilitou o diálogo com os participantes, contudo, restrito aos encontros de passagem: "A gente passa, oi prá lá, oi prá cá". A criação de vínculos entre participantes e moradores coexiste com representações sociais que sustentam uma limitação destes para o diálogo. A "limitação" possui função específica, relacionada aos processos de constituição identitária. É preciso ultrapassar o âmbito dos encontros fortuitos, criando laços mais demorados entre a loucura e a esfera pública.Resumo em Espanhol:
Resumen Se investigan las concepciones de los habitantes de un barrio que tiene residencias terapéuticas, así como la interacción con los residentes. El análisis lo realizaremos con la ayuda de la Teoría de la Identidad Social y la Teoría de las Representaciones Sociales. Los procedimientos metodológicos serán guiados desde la perspectiva etnográfica. Los participantes conocen los residentes por su nombre y "de vista", especialmente con la presencia de éstos en los establecimientos comerciales. El movimiento de los residentes en el barrio favorece este diálogo con los participantes, pero esta conversación se limita a los encuentros casuales. La creación de vínculos entre los participantes y residentes conviven con representaciones sociales que sugieren una limitación de éstos para el diálogo. La "limitación" tiene una función específica relacionada con los procesos de construcción de identidad. Debemos ir más allá del ámbito de los encuentros casuales, es necesario fortalecer esta interacción en el espacio público.Resumo em Inglês:
Abstract We investigated the conceptions of inhabitants of a neighborhood that has Therapeutic Residences (RTs) about the interaction with residents of RTs, and analyzed with the aid of social identity theory and the theory of social representations. The methodological procedures are guided by ethnographic perspective. Participants know the residents by name and "by sight", especially with the presence of these in commercial establishments. The movement of residents on the neighborhood has favored the participants for this dialogue, but this conversation was restricted to brief encounters: "we walk by, say hi here and there". The creation of linkages between participants and residents coexists with the representations that enable the lack of dialogue in everyday interaction. The social representation of the RTs dwellers as "limited" have a specific and important function to the participants, related to the social identity. Therefore, it is necessary to strengthen the possibility for this interaction in public space.Resumo em Português:
Resumo O considerado inimputável é absolvido por não entender o caráter ilícito de seu ato, embora, por medida de segurança, seja internado compulsoriamente em um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico (HCTP): uma instituição pertencente ao sistema penitenciário. Cria-se assim a ambígua figura dolouco infrator - ora criminoso, ora doente mental - que raramente vimos contemplada em discussões e ações nas áreas da saúde e do direito. Ainda menos acolhido será aquele que atentar contra a vida de seus genitores: o chamado parricida. A partir dos aportes teóricos de Michel Foucault, Giorgio Agamben e Jacques Derrida, este trabalho discute discursos e práticas que se debruçam tanto sobre a questão da loucura, da infração e do parricídio quanto sobre a instituição do HCTP como modalidade de contenção e encaminhamento para os inimputáveis; assim como serão apresentadas discussões a partir das falas de pessoas classificadas como loucas, infratoras, parricidas - internadas em um HCTP.Resumo em Espanhol:
Resumen El considerado inimputable es absuelto por no entender el carácter ilícito de su acto, aunque, por razones de seguridad, sea obligatoriamente ingresado en un hospital de custodia y tratamiento psiquiátrico (HCTP), una institución perteneciente al sistema penitenciario. Por lo tanto, se crea la figura ambigua del delincuente loco - ya sea infractor, a veces enfermo mental - que rara vez se ve abordado en las discusiones y acciones en materia de salud y del derecho. Menos bien recibido todavía será el que ponga en peligro la vida de sus padres: el llamado parricida. A partir de los aportes teóricos de Michel Foucault, Giorgio Agamben y Jacques Derrida, este trabajo analiza los discursos y las prácticas que se centran tanto en el tema de la locura, de la infracción y del parricidio, como en la institución de HCTP como modo de contención y asignación de los imputables; así como los debates se presentarán a partir de los discursos de las personas clasificadas como locos, parricidas, infractores - admitidos en un HCTP.Resumo em Inglês:
Abstract The person considered as unimputable is acquitted for not understanding the illicit character of his act, although, for security reasons, he is compulsorily hospitalized at a custody and psychiatric treatment hospital (CPTH), which is an institution belonging to the penitentiary system. It is created then the ambiguous figure of the crazy offender, either criminal or mentally ill, who is rarely seen or addressed in discussions and actions in health and law areas. Even less accepted is going to be the person who endangers his parents' lives: the so-called parricide. Starting from theoretical contributions of Michel Foucault, Giorgio Agamben and Jacques Derrida, this study develops discourses and practices that focus on issues of insanity, offense and parricide, and also, about the establishment of the CPTH as containment and referral modality for unimputable people. Accordingly, there will be presented some discussions regarding what people classified as crazy, offenders and parricides who are hospitalized at the CPTH have to say.Resumo em Português:
Resumo Este artigo analisa possíveis relações entre o campo teórico-prático das Habilidades Sociais (HS) e o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano (MBDH). Para isso, descreve e relaciona os pressupostos e conceitos-chave de cada um, focalizando as contribuições da perspectiva bioecológica para o estudo do desenvolvimento das habilidades sociais. Defende-se o MBDH como uma alternativa teórico-metodológica que se aproxima de alguns conceitos vinculados a uma vertente teórica relacionada do campo das HS e do Treinamento de Habilidades Sociais (THS). Embora se reconheçam os limites e desafios da presente proposta, entende-se que ela tem o mérito de fomentar novas possibilidades de pesquisa e de prática em trabalhos que contemplem as relações interpessoais e as HS ao longo do ciclo vital.Resumo em Espanhol:
Resumen Este artículo analiza las posibles relaciones entre el campo teórico y práctico de las habilidades sociales (HS) y el Modelo Bioecológico de Desarrollo Humano (MBDH). Para ello, describe y enumera los supuestos y conceptos clave de cada uno, centrándose en las contribuciones de la perspectiva bioecológica para el estudio del desarrollo de habilidades sociales. Sostiene el MBDH como una alternativa teórico-metodológica que se acerca de algunos conceptos vinculados a un enfoque teórico relacionado del campo de las HS y Entrenamiento en Habilidades Sociales (EHS). A pesar de que reconocen los límites y desafíos de esta propuesta, se entiende que tiene el mérito de promover nuevas oportunidades para la investigación y la práctica en las obras que abordan las relaciones interpersonales y el HS a lo largo del ciclo de vida.Resumo em Inglês:
Abstract This article examines possible relationships between the theoretical and practical of Social Skills (SS) and Bioecological Model of Human Development (BMHD). The study describes and lists the assumptions and key concepts of each, focusing on the contributions of bio-ecological approach to study the development of social skills. It is argued the BMHD as an alternative theoretical and methodological approach of some concepts linked to the theoretical of SS, and Social Skills Training (SST). Although recognizing the limits and challenges of this proposal means that it has the merit of promoting new opportunities for research and practice in works that address the interpersonal relationships and the SS over the life cycle.Resumo em Português:
Resumo Este estudo visa apresentar e discutir uma experiência de parceria entre um serviço de Psicologia Escolar e uma escola pública de Ensino Fundamental na efetivação do projeto político-pedagógico de caráter emancipador. Participaram desta investigação 10 professoras e equipe gestora. Foram feitas observações, registros em diários de campo e análise documental, segundo um modelo de pesquisa participante. Os resultados obtidos demonstraram que: a escola conseguiu criar espaços permanentes e institucionalizados de discussão e reflexão sobre o projeto político-pedagógico, existiram algumas dificuldades no processo e diferentes formas de participação das professoras (imobilismo, crítica e ação) diante dos problemas encontrados. A atuação do psicólogo buscou favorecer a conscientização das educadoras acerca das condições de opressão, mas o grupo não reconheceu a sua força política como instrumento de mudança da realidade.Resumo em Espanhol:
Resumen Este estudio tiene como objetivo presentar y discutir una experiencia de colaboración entre un servicio de psicología escolar y una escuela primaria pública durante la ejecución de un proyecto político-pedagógico emancipatorio. Participaron de la investigación 10 profesores y el equipo de la gestión. Se realizaron observaciones, registros en diarios de campo y análisis de documentos, de acuerdo con un modelo de investigación participativa. Los resultados mostraron que: la escuela ha logrado crear espacios permanentes y institucionalizados para la discusión y reflexión sobre el proyecto político-pedagógico, hubo algunas dificultades en el processo, y también hubo diferentes formas de participación de los profesores (inmovilidad, crítica y acción) sobre los problemas encontrados en la escuela . La práctica del psicólogo tuvo por objetivo fomentar la conciencia entre los educadores sobre las condiciones de opresión, pero el grupo no reconoció su fuerza política como un instrumento de cambio de la realidad.Resumo em Inglês:
Abstract This study aims to present and to analyze the development process of a political-pedagogical project according to an emancipatory perspective, based on partnership between a School Psychology service and an Elementary Public School. 10 teachers and management team participated of this study. The procedures used included observations, field notes from a research diary and documental analysis, according a model of participatory research. The results showed that: the school has established a continuous evaluation of their political-pedagogical project; some difficulties were observedduring the execution of this project, and different ways of the teachers' participation (immobilization, critical opinions and actions) concerning the problems were observed. The psychologist's practice was to develop the teachers' awareness about the oppressive conditions, but the group did not recognize their political potential to change the reality.