1. Pede ajuda de adultos quando necessário |
Competente |
1. Pede explicitamente ajuda |
4 |
2. Pede implicitamente ajuda |
2,3 |
3. Pede implicitamente ajuda com atraso |
1,3 |
Não competente |
4. Faz tentativas independentes... |
-1,3 |
5. Faz tentativas independentes e emite incompatíveis |
-4 |
2. Seguir instrução de adultos |
Competente |
1. Segue a instrução e emite comportamentos sociais compatíveis com habilidades sociais. |
4 |
2. Segue a instrução recebida. |
2,7 |
3. Apresenta outros comportamentos não especificados pela instrução, mas que têm a função de disponibilizar material. |
1,7 |
Neutro |
4. Estabelece interação com o colega não especificada na instrução |
0 |
Não competente |
5. Permanece sob controle de outros aspectos da situação |
-2,7 |
6. Apresenta comportamentos não especificados pela instrução indicativos de desconforto |
-3,8 |
3. Defender seus próprios direitos |
Competente |
1. Argumenta em defesa dos próprios direitos |
4 |
2. Afirma que ganhou |
2,8 |
3. Hesita em defender seu direito |
1,3 |
Não competente |
4. Pára de reivindicar por seu direito |
-1,3 |
5. Expressa incerteza sobre a violação de seu direito |
-2,3 |
6. Mantém-se alheio à violação do direito |
-3 |
7. Defende seu direito, e emite comportamentos sociais incompatíveis com habilidades sociais |
-3,3 |
8. Mantém-se calado e apresenta comportamentos indicativos de sentimentos negativos |
-4 |
4. Compartilhar brinquedos e pertences |
Competente |
1. Disponibiliza material e emite compatíveis com habilidades sociais |
4 |
2. Disponibiliza prontamente o material em silêncio |
3 |
3. Disponibiliza o material com pequeno atraso |
1,8 |
4. Disponibiliza o material com sinais de resistência |
0,7 |
Não competente |
5. Mantém-se alheio à solicitação do colega |
-2 |
6. Disponibiliza material e emite comportamentos sociais incompatíveis com habilidades sociais |
-3 |
7. Recusa agressivamente a solicitação |
-4 |
5. Convidar outras crianças para brincar |
Competente |
1. Convida explicitamente para brincar e emite compatíveis com habilidades sociais |
3,8 |
2. Estabelece condições explícitas para introduzir o colega na brincadeira |
3,8 |
3. Estabelece condição simples para introduzir colega na brincadeira |
1,3 |
Não Competente |
4. Estabelece condição insuficiente para introduzir o colega na brincadeira |
-1 |
5. Mantém-se sob controle da atividade individual |
-2,5 |
6. Faz provocações ao colega |
-4 |