Desatenção |
A - Desviar o olhar do professor durante a explicação |
Qualquer atividade realizada pelo aluno durante uma explicação que caracterize um desvio do olhar do professor durante sua realização. Ex.: Deitar na carteira, andar pela sala, mexer na bolsa, conversar com o colega. |
B - Desviar o olhar do caderno |
Qualquer atividade realizada pelo aluno durante a realização de uma tarefa que necessite do caderno, mas que ele não o utiliza. Ex.: Deitar na carteira, andar pela sala, mexer na bolsa, conversar com o colega. |
C - Deixar de responder quando perguntado |
Qualquer atividade realizada quando a professora solicita o aluno, mas ele não responde quando perguntado. Ex.: Deitar na carteira, andar pela sala, mexer na bolsa, conversar com o (s) colega (s), apenas calar-se. |
Facilmente Distraído |
D - Envolver-se em eventos alheios às atividades em sala |
Qualquer atividade realizada pelo aluno diferente do solicitado pelo professor. Ex.: Mexer na bolsa quando deveria realizar um exercício, conversar com o (s) colega (s) ao invés de ler o texto, andar pela sala ao invés de fazer contas. |
E - Ultrapassar o tempo estabelecido para concluir tarefas |
Não conclui as tarefas em tempo estipulado. Ex.: Quando a professora corrige um exercício em sala e fica explícito que o aluno não o finalizou. |
F - Demorar a iniciar tarefa escolares |
Demorar para realizar uma tarefa quando a professora pede para que os alunos a executem. Normalmente esses comportamentos estão associados a outros que impedem a realização das tarefas, como deitar na carteira, andar pela sala, mexer na bolsa, conversar com o colega. |
G - Perder coisas |
Não encontra o material quando o necessita para realização de uma atividade. Ex.: Quando o aluno perde lápis e borracha, lápis de cor, necessários para realização da tarefa. |
Inquietação |
H - Mexer-se e contorcer-se na cadeira |
Qualquer movimento do aluno durante a realização de uma explanação ou atividade escolar focado no movimento de tronco, cabeça ou pescoço. Ex.: Remexer o tronco, pescoço ou cabeça. |
I - Mexer mãos e pés |
Qualquer movimento do aluno durante a realização de uma explanação ou atividade escolar, que seja focado no remexer de pés e mãos. Ex.: Balançar os pés ou movimentar excessivamente as mãos. |
J - Mudar de postura |
Qualquer movimento do aluno durante a realização de uma explanação ou atividade escolar que faça com que ele se vire na cadeira. Ex.: Virar para conversar com o(s) colega(s) de trás. |
K - Falar em demasia |
Fala em situações nas quais se espera que permaneça em silêncio. Ex.: Fala durante a explicação do professor, fala durante a realização de tarefas individuais, fala quando outros estão falando. |
Movimentação |
L - Levantar da carteira |
Levanta-se da carteira em situações nas quais se espera que permaneça sentado. Ex.: Levanta da carteira durante a explicação do professor, durante a realização de tarefas. |
M - Andar ou correr na sala ou par fora da sala |
Anda ou corre pela sala ou para fora dessa em situações nas quais se espera que permaneça sentado. Ex.: Anda pela sala durante a explicação do professor, durante a realização de tarefas; pede constantemente para ir ao banheiro ou beber água. |
Impulsividade |
N - Ter dificuldade em aguardar sua vez |
Dificuldade para aguardar sua vez quando vários alunos são solicitados para a realização de alguma atividade. Ex.: O aluno não aguarda ser chamado quando o professor distribui material para a classe, não aguarda sua vez quando vários colegas são solicitados para realizar uma atividade na lousa. |
O - Falar sem ser estimulado |
Fala sem ser perguntado ou autorizado, ou sem ser o momento adequado. Ex.: A professora dirige a pergunta a outro aluno, mas é o aluno observado que responde, durante a explicação introduz assuntos não pertinentes. |
P - Interromper outras falas |
Intromete-se em uma conversa sem ser solicitado ou autorizado. Ex.: Interrompe a explicação do professor, a pergunta do colega, o assunto de outra conversa entre os colegas. |