Acessibilidade / Reportar erro

Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Acadêmico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário Português* * Esta investigação foi financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito de uma bolsa de doutoramento, concedida a Joana Stocker (SFRH/BD/60225/2009), realizada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Personal Conceptions of Competence and Academic Achievement: Longitudinal Study in Portuguese Secondary School

Resumo

As concepções pessoais de competência (CPC) influenciam o rendimento escolar e/ou o contrário? Com base nesse questionamento, neste estudo pretendeu-se analisar a relação entre CPC (concepções pessoais de inteligência, atribuições causais, autoconceito, autoeficácia e competência emocional) e o rendimento escolar ao longo do ensino secundário, especificamente em Português. Com esse objetivo, administrou-se o Questionário Compósito de Competência Percebida (162 itens) para 433 alunos, entre os quais estão 52,8% de meninas com idade entre 14 e 18 anos (M=15,3; DP=0,63), num desenho longitudinal com três momentos separados por um ano de intervalo. Globalmente, os resultados revelaram relações recíprocas: o rendimento de um ano influenciou as CPC no ano seguinte e o autoconceito e a autoeficácia foram os principais preditores do rendimento escolar.

Palavras-chave
competência percebida; longitudinal; rendimento escolar; ensino secundário

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com