Acessibilidade / Reportar erro

Uso Precoce do Álcool: Correlação com Violência Escolar e Competências Socioemocionais

Resumo

Este estudo objetivou analisar a associação entre o uso precoce de álcool na adolescência e fatores associados: sociodemográficos, envolvimento em bullying, comportamentos de risco na escola e competências socioemocionais. Foi realizado com 528 adolescentes de escolas públicas de Ensino Médio de tempo integral. Instrumentos: questionário sociodemográfico, AUDIT, Escala de Vitimização entre Alunos, Escala de Autoria de Violência a Alunos, Escala de Comportamentos de Risco e o SENNA. No modelo final, as variáveis com associação significativa foram: não ter uma religião (RP = 1,28; IC 95% [1,02; 1,60]), consumo de álcool dos pais (RP = 1,55; IC 95% [1,22; 1,97]), autoria de bullying (RP = 1,51; IC 95% [1,14; 1,98]), fumar na escola (RP = 1,74; IC 95% [1,36; 2,24]), alto engajamento com outros (RP = 2,59; IC 95% [1,40; 4,79]) e baixa resiliência emocional (RP = 2,16; IC 95% [1,16; 4,03]), todas indicando risco.

Palavras-chave:
adolescente; bullying; escolar; consumo de bebidas alcóolicas; comportamentos de risco à saúde; habilidades sociais

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com