Resumo
Estudos utilizando técnicas de ensino derivadas dos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) têm mostrado resultados promissores, baseados em evidências empíricas, no ensino de comportamento de falante e de ouvinte para indivíduos com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Nosso objetivo foi comparar os efeitos de dois procedimentos de ensino na aquisição de tato-intraverbal e de relações de ouvinte envolvendo relações espaciais para partes do corpo em seis meninos com TEA. No “tato-intraverbal-para-ouvinte”, perguntas na presença de estímulos não verbais foram ensinadas e então testadas para o surgimento de respostas de ouvinte. No “ouvinte-para-tato-intraverbal”, as respostas de ouvinte foram inicialmente ensinadas e a emergência de respostas de tato-intraverbais foram testadas. Foi usado um delineamento de tratamento alternado acoplado a um delineamento de linha de base múltipla não simultânea entre os participantes. Os resultados sugerem que o protocolo “tato-intraverbal-para-ouvinte” foi mais eficaz. Esses dados relativos às relações espaciais das partes do corpo replicam achados para outros repertórios.
Palavras-chave:
Comportamento Verbal; Tato; Intraverbal; Respostas do Ouvinte; Transtorno do Espectro do Autismo.