Exemplo 1: GF Técnicos - “T1:aquilo que eu me pareceu é que era um instrumento bastante exaustivo, (...), portanto vai ao pormenor nalgumas das situações, (...), no fundo isto o que nos vai dar é em termos de pistas de trabalho, o que é que eu posso fazer, ou seja é dizer que esta família está aqui, mas que eu daqui para a frente em termos da sua mudança o que pistas é que eu tenho, o que vou melhorar, isso para os técnicos será fundamental.”
|
Exemplo 2: GF Magistrados - “M4:parece-me extremamente completo e que bom seria que os tribunais tivessem esta muleta de apoio”.
|
Exemplo 3: GF Académicos - “A1:ajuda a sistematizar, ajuda também a objetivar algumas coisas e portanto a pessoa não cair só no (...) olhamos e fazemos um (...)relatório. Portanto, acho que é um instrumento muito, bom, (...) para aquilo que se propõe. Ah, que falte aqui, alguma dimensão em particular, não!”
|
Exemplo 4: GF Técnicos - “T3:acho que há uma sequência ao longo do instrumento, dos aspetos desde logo da vinculação, das possibilidades de(...) avaliação do risco que eu acho muito muito importante no âmbito da prevenção quer seja primária, quer seja secundária, ou terciária.”
|
Exemplo 5: GF Académicos - “A1:é obvio que (...) eu olho pra aqui e imagino que, de facto, uma, preocupação major e uma preocupação, minor, e, e, eu quero saber é, quais são os critérios, que me levam a. (...) Porque esse, isso não está, esclarecido.”
|
Exemplo 6: GF Técnicos - “T2:(...)há muitos momentos do instrumento que não fala das forças, há muitos momentos em que ele diz problema problema, problema, problema, (...) e só de vez em quando é que ele tem umas janelinhas abertas para as competências, para as forças.”
|
Exemplo 7: GF Magistrados - “M4:(...) em termos de terminologias, porquê a preocupação major e minor? Vão manter isso assim? É obrigatório? (...) Não soa bem, eu de repente pensei que estava numa página em castelhano, portanto seria uma preocupação menor, maior média enfim, adaptarmos isto ao português corrente sem estarmos hipotecados (...) esse léxico que me parece não fazer grande sentido, poderá fazer para o Steinhauer mas aqui na nossa realidade não fará grande sentido.”
|
Exemplo 8: GF Técnicos - “T3:(...)gostaria mais de às vezes ele[Guia] ter uma arrumação mais saudável nesse sentido, não é , mais de procurar as forças, ir vendo as soluções, possíveis, e fazendo esse caminho, de suporte com o próprio processo de mudança que se pede àquelas pessoas.”
|
Exemplo 9: GF Técnicos: “T3: (,..)gostava que ele ao princípio tivesse toda essa clarificação, das condições em que ele pode ser aplicado, acho que lucrávamos com isso”
|
Exemplo 10: GF Académicos - “A2: E estamos a considerar que todos os domínios são igualmente, importantes?A1: Não, eu não. Por isso mesmo é que eu acho que primeiro tem que atribuir pesos. A3: Todos estes, todas estes nove, nove domínios? Pois. A2: Sim, sim.. ”
|
Exemplo 11: GF Magistrados - “M1:certo, há aqui... também dependerá do caso, do caso a avaliar, quer dizer não, na maior parte das situações de perigo que nós temos, na maior parte não é, nos tribunais, ahh..., não precisa deste olhar pericial, precisa de alguns olhares periciais que aqui estão não é, e portanto não sei se, eventualmente a ser aprovado um modelo destes se ele não devia, não devia ser seccionado consoante as situações (...) porque num ou noutro caso, pode ir além do que seria do que seria absolutamente necessário.”
|
Exemplo 12: GF Técnicos: “T1: com técnicos treinados, porque épreciso que o técnico se mexa muito bem dentro do instrumento, que o conheça...T3: é, é...T1: para não ser redundante nalguns, nalgumas questões, (...) e poder observar por algumas respostas outras.”
|
Exemplo 13: GF Magistrados: “M1:parece-me extremamente completo e que bom seria que os tribunais tivessem esta muleta de apoio para que pudessem de facto chegar ao momento final e dizer aqui temos um relatório que é naturalístico em termos de factos mas que também opina.”
|
Exemplo 14: GF Magistrados: “M2: (...) este conteúdo todo que está aqui é extraordinariamente importante, se nos der para além deste os factos ,...M1: em que assentam essas vossas convicções M2: em que assentam... é ótimo.”
|
Exemplo 15: GF Académicos: “A1:Relativamente ao resto, reflete adequadamente o estado de conhecimento científico? Ah, sim. (...) São estas dimensões que estão nas várias escalas.”
|