Acessibilidade / Reportar erro

Engajamento Escolar: Revisão de Literatura Abrangendo Relação Professor-Aluno e Bullying*, *, Artigo proveniente da dissertação de mestrado da primeira autora, sob supervisão da segunda autora, defendido em 2017 no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Título da dissertação: A influência do envolvimento em bullying e da relação professor-aluno no engajamento escolar. ** ** Apoio: CNPq (processo nº 132770/2015-6); CAPES (Código de Financiamento 001).

School Engagement: A Literature Review Covering Teacher-Student Relationship and Bullying

Resumo

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura acerca da influência da relação professor-aluno e do envolvimento em bullying no engajamento escolar dos alunos, baseando-se no Protocolo PRISMA. Consultou-se as bases de dados ERIC, LILACS, PsycINFO, Scielo, Scopus, Web of Science e o Portal de Periódicos da CAPES. Foram analisados 35 artigos, apontando que a relação professor-aluno e o envolvimento em bullying estão associados ao engajamento escolar, podendo predizê-lo. Alunos que possuem relações positivas com professores tendem a apresentar maior engajamento escolar, enquanto alunos que possuem relações conflituosas com professores ou que se envolvem em bullying tendem a apresentar menor engajamento escolar. Os resultados foram inconsistentes acerca da combinação de efeitos da relação professor-aluno e do envolvimento em bullying no engajamento escolar.

Palavras-chave:
engajamento escolar; relação professor-aluno; bullying

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com