Berzenski & Yates, 2017*Berzenski, S. R., & Yates, T. M. (2017). The differential influences of parenting and child narrative coherence on the development of emotion recognition. Developmental Psychology, 53(10), 1912-1923. doi: 10.1037/dev0000395 https://doi.org/10.1037/dev0000395...
|
coorte prospectiva longitudinal |
Kusché Emotion Inventory
|
3-9 |
Associação entre boa qualidade da relação de pais-filhos e capacidade da criança de reconhecer emoções. |
Castro et al., 2015*Castro, V. L., Halberstadt, A. G., Lozada, F. T., & Craig, A. B. (2015). Parents’ emotion-related beliefs, behaviors, and skills predict children’s recognition of emotion. Infant and Child Development, 24(1), 1-22. doi: 10.1002/icd.1868 https://doi.org/10.1002/icd.1868...
|
correlacional transversal |
Jogo de tabuleiro elaborado pelos autores |
10-14 |
Correlação entre a socialização dos pais, o seu reconhecimento de emoções com a habilidade de reconhecimento de emoções dos filhos. |
Chora, 2016 |
correlacional transversal |
Teste de Compreensão das Emoções ** |
3-9 |
Sem associações entre envolvimento paterno e o reconhecimento das emoções dos filhos. |
De Los Reyes et al., 2013*De Los Reyes, A., Lerner, M. D., Thomas, S. A., Daruwala, S., & Goepel, K. (2013). Discrepancies between parent and adolescent beliefs about daily life topics and performance on an emotion recognition task. Journal of Abnormal Child Psychology, 41(6), 971-982. doi: 10.1007/s10802-013-9733-0 https://doi.org/10.1007/s10802-013-9733-...
|
correlacional transversal |
Mind in the Eyes Task**
|
10-14 |
Correlação negativa do desempenho de pais e filhos no reconhecimento de faces emocionais com a discordância das percepções dos mesmos sobre a sua vida. |
Dunn et al., 2018*Dunn, E. C., Crawford, K. M., Soare, T. W., Button, K. S., Raffeld, M. R., Smith, A. D. A. C., Penton-Voak, I. S., & Munafò, M. R. (2018). Exposure to childhood adversity and deficits in emotion recognition: results from a large, population-based sample. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 59(8), 845-854. doi: 10.1111/jcpp.12881 https://doi.org/10.1111/jcpp.12881...
|
coorte prospectiva longitudinal |
Diagnostic Assessment of Non-Verbal Accuracy ** |
3-9 |
Sem associação entre adversidade na infância e reconhecimento de emoções. |
Lopez-Duran et al., 2013*Lopez-Duran, N. L., Kuhlman, K. R., George, C., & Kovacs, M. (2013). Facial emotion expression recognition by children at familial risk for depression: High risk boys are oversensitive to sadness. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 54(5), 565-574. doi: 10.1111/jcpp.12005 https://doi.org/10.1111/jcpp.12005...
|
quasi-experimental transversal |
Subteste do Diagnostic Assessment of Non-Verbal Accuracy ** |
10-14 |
Meninos de famílias com depressão apresentaram maior sensibilidade para faces tristes. |
Oldehinkel et al., 2015*Oldehinkel, A. J., Hartman, C. A., Van Oort, F. V. A., & Nederhof, E. (2015). Emotion recognition specialization and context-dependent risk of anxiety and depression in adolescents. Brain and Behavior, 5(2), e00299. doi :10.1002/brb3.299 https://doi.org/10.1002/brb3.299...
|
coorte prospectiva longitudinal |
Amsterdam Neuropsychological Task Program **
|
10-14 |
Relação entre boa qualidade da relação de pais e filhos e a capacidade da criança de reconhecer emoções |
Pollak et al., 2009*Pollak, S. D., Messner, M., Kistler, D. J., & Cohn, J. F. (2009). Development of perceptual expertise in emotion recognition. Cognition, 110(2), 242-247. doi: 10.1016/j.cognition.2008.10.010 https://doi.org/10.1016/j.cognition.2008...
|
quasi-experimental transversal |
Tarefa com imagens do Cohn-Kanade Facial Expression Database**
|
3-9 |
A exposição da criança a situações de raiva pode facilitar o reconhecimento desta posteriormente. |
Sá, 2017*Sá, V. (2017). Estilos parentais e compreensão emocional de crianças em idade pré-escolar [Dissertação de mestrado, Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15436 http://hdl.handle.net/10071/15436...
|
correlacional transversal |
Teste de Compreensão das Emoções |
3-9 |
Sem relação entre o estilo de apego e a capacidade de reconhecimento de expressões. |
Steele et al., 2008*Steele, H., Steele, M., & Croft, C. (2008). Early attachment predicts emotion recognition at 6 and 11 years old. Attachment & Human Development, 10(4), 379-393. doi: 10.1080/14616730802461409 https://doi.org/10.1080/1461673080246140...
|
coorte prospectiva longitudinal |
Teste de reconhecimento das expressões |
6-11 |
Correlação entre apego seguro entre mãe-criança com a acurácia do reconhecimento das emoções. |
Sullivan et al., 2010*Sullivan, M. W., Carmody, D. P., & Lewis, M. (2010). How neglect and punitiveness influence emotion knowledge. Child Psychiatry and Human Development, 41(3), 285-298. doi: 10.1007/s10578-009-0168-3 https://doi.org/10.1007/s10578-009-0168-...
|
correlacional transversal |
Teste de reconhecimento das expressões |
3-9 |
Os estilos parentais negligente e punitivo apresentaram filhos com pior reconhecimento de faces emocionais. |
Vasconcelos, 2013*Vasconcelos, T. S. F. (2013). A influência das relações de apego entre pais e filhos na compreensão das emoções pelos filhos [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10444 https://repositorio.ufpe.br/handle/12345...
|
correlacional transversal |
Teste de Compreensão das Emoções |
3-9 |
Correlação entre a boa qualidade da relação de pais e filhos e a capacidade da criança de reconhecer emoções estão relacionadas. |