1 |
Boulton (2014Boulton, M. J. (2014). Teachers’ self-efficacy, perceived effectiveness beliefs, and reported use of cognitive-behavioral approaches to bullying among pupils: Effects of in-service training with the I DECIDE Program. Behavior Therapy, 45, 328-343. https://doi.org/10.1016/j.beth.2013.12.004 https://doi.org/10.1016/j.beth.2013.12.0...
) |
Avaliar a eficácia percebida pelos professores quanto ao uso de abordagens cognitiva comportamental para lidar com o bullying; avaliar os efeitos de participar de um workshop na abordagem cognitiva comportamental nessas crenças; avaliar os efeitos da duração do workshop nas crenças. |
n = 249 professores de escola primária. GE: 124 professores GC: 125 professores. |
2 |
Ju et al. (2009Ju, Y., Wang, S., & Zhang, W. (2009). Intervention research on school bullying in primary schools. Frontiers of Education in China, 4, 111-122. https://doi.org/10.1007/s11516-009-0007-0 https://doi.org/10.1007/s11516-009-0007-...
) |
Reduzir a incidência de bullying e construção de uma abordagem mais respeitosa, cooperativa, útil e segura e exploração prática de estratégias de intervenção. |
n = 354 estudantes e professores. |
3 |
Benitez et al. (2009Benitez, J. L, García-Berbén, A., & Fernández-Cabezas, M. (2009). The impact of a course on bullying with the pre-service teacher training curriculum. Journal of Research in Psychology, 7(1), 191-207.) |
Avaliar o impacto de um treino específico sobre bullying em um grupo de professores em formação. |
n = 199 formandos em educação pré-escolar, primária e secundária. |
4 |
Goncy et al. (2015Goncy, E. A., Sutherland, K. S., Farrell, A. D., Sullivan, T. N., & Doyle, S. T. (2015). Measuring teacher implementation in delivery of a bullying prevention program: The impact of instructional and procedural adherence and competence on student responsiveness. Prevention Research, 16, 440-450. https://doi.org/10.1007/s11121-014-0508-9 https://doi.org/10.1007/s11121-014-0508-...
) |
Examinar as relações entre aderência e competência instrucionais e de procedimento e, responsividade dos estudantes ao programa OBPP. |
Professores |
5 |
Ross e Horner (2009Ross, S. W., & Horner, R. H. (2009). Bully prevention in positive behavior support. Journal of Applied Behavior Analysis, 42, 747-759. https://doi.org/10.1901/jaba.2009.42-747 https://doi.org/10.1901/jaba.2009.42-747...
) |
Examinar a efetividade do programa BP-PBS na redução de comportamentos problemas fora da sala de aula e o aumento de respostas apropriadas de outras pessoas em relação a este comportamento. |
n = 6 estudantes, professores e demais funcionários da escola. |
6 |
Leadbeater et al. (2016Leadbeater, B. J., Thompson, K., & Sukhawathanakul, P. (2016). Enhancing social responsibility and prosocial leadership to prevent aggression, peer victimization, and emotional problems in elementary school children. American Journal of Community Psychology, 58(3-4), 365-376. https://doi.org/10.1002/ajcp.12092 https://doi.org/10.1002/ajcp.12092...
) |
Investigar os efeitos da intervenção em relação às capacidades das crianças para a liderança pró-social e as expectativas dos professores em relação aos comportamentos socialmente responsáveis das crianças na redução da vitimização entre os pares e seus correlatos emocionais e comportamentais negativos (agressão). |
n = 1329 estudantes de 1ª a 6ª série, seus pais e professores. |
7 |
O’Moore e Minton (2005O’Moore, A. M., & Minton, S. J. (2005). Evaluation of the effectiveness of an anti-bullying programme in primary schools. Aggressive Behavior, 31, 609-622. https://doi.org/10.1002/ab.20098 https://doi.org/10.1002/ab.20098...
) |
Avaliar uma intervenção que incorporou uma abordagem da escola como um todo. |
n = 11 capacitadores e n = 197 professores e pais. |
8 |
Salmivalli et al. (2005Salmivalli, C., Kaukiainen, A., & Voeten, M. (2005). Anti-bullying intervention: Implementation and outcome. British Journal of Educational Psychology, 75, 465-487. https://doi.org/10.1348/000709905x26011 https://doi.org/10.1348/000709905x26011...
) |
Avaliar os efeitos de um programa de intervenção anti-bullying, após 12 meses de intervenção. |
n = 48 professores e n = 1.220 alunos. |
11 |
Buils et al. (2020Buils, R. F., Miendes, A. C., & Oliver, M. R. (2020). Effect of a cyberbullying prevention program integrated in the primary education curriculum. Revista de Psicodidáctica, 25(1), 23-29. https://doi.org/10.1016/j.psicod.2019.08.001 https://doi.org/10.1016/j.psicod.2019.08...
) |
Avaliar o efeito do programa em uma amostra de 159 alunos do ensino fundamental, seguindo um desenho quase-experimental pré e pós- teste com dois grupos, incluindo treinamento para professores e pais. |
n = 159 estudantes; 16 professores; 1 psicóloga, 4 professores-tutores e 89 pais. |
12 |
Verseveld et al. (2021Verseveld, M.D.A.V., Fekkes, M., Fukkink, R.G., & Oostdam, R.J. (2021) Teacher’s experiences with difficult bullying situations on the school: An explporative study. Journal of Early Adolescence,41(1), 43-69. https://doi.org/10.1177/0272431620939193 https://doi.org/10.1177/0272431620939193...
) |
Investigar a eficácia do programa antibullying PRIMA para reduzir a vitimização de alunos do ensino fundamental |
n = 4.285 alunos e 312 professores. |