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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 28, Número: 4, Publicado: 2012
  • Editorial

  • Percepção de pacientes com diabetes mellitus tipo 1 sobre o transplante de células-tronco hematopoéticas

    Santos, Manoel Antônio dos; Marques, Letícia Aparecida da Silva; Oliveira-Cardoso, Érika Arantes de; Mastropietro, Ana Paula; Teixeira, Carla Regina de Souza; Zanetti, Maria Lúcia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de pacientes com diabetes mellitus tipo 1 acerca do transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH). Participaram do estudo 12 pacientes, com idades entre 16 e 24 anos. Foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturada antes e um ano após o TCTH. Os relatos foram submetidos à análise de conteúdo temática e agrupados em três categorias: impacto do adoecimento, vivência do TCTH e retomada do cotidiano. Os resultados evidenciaram que os participantes foram capazes de identificar ganhos e refletir sobre as perdas advindas dessa situação-limite. Puderam perceber possibilidades de se beneficiarem do TCTH e vislumbraram no transplante uma oportunidade para além das inevitáveis dificuldades e limitações impostas pela terapêutica.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate how type 1 diabetes mellitus patients perceive hematopoietic stem cell transplantation (HSCT). Twelve patients participated, ranging in age from 16 to 24 years. Semi-structured interviews were held before and one year after the HSCT. Three categories emerged from the thematic content analysis: impact of the disease, experience of HSCT and reassuming daily life. The results evidenced that, although it is a highly invasive and threatening procedure, the participants were able to identify gains and to reflect on the losses deriving from this borderline situation. They realized there were possibilities to benefit from HSCT and saw it as an opportunity beyond the inevitable difficulties and limitations the treatment imposed.
  • Mudanças na percepção sobre o processo de envelhecimento: reflexões preliminares

    Moreira, Jacqueline de Oliveira

    Resumo em Português:

    No presente artigo pretendemos realizar uma reflexão teórica sobre a mudança na percepção do processo de envelhecimento. Ela parte de uma concepção que vincula velhice a declínio, e a contrapõe a desenvolvimento, prosseguindo para uma posição que trabalha a perspectiva do desenvolvimento possível no envelhecimento. Pretendemos também, assim, localizar o ponto de partida do crescimento das pesquisas sobre o envelhecimento humano. A cultura contemporânea expressa um horror à velhice, na medida em que celebra o corpo jovem. Por outro lado, os preconceitos científicos em relação ao envelhecimento começam a ceder e abrir espaços para o avanço das pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    In this article a theoretical reflection is carried out on changes in perception of the process of human aging. The starting point is a concept which links old age to decline, and opposes it to development. It then proceeds into a position which considers development to be possible in old age. Thus, we also intend to locate the point when such research began to grow. The contemporaneous culture abominates old age, as it celebrates the young body. On the other hand, scientific preconceptions regarding the aging process begin to fade and give way to advances in research.
  • Variáveis psicossociais e desempenho em leitura de crianças de baixo nível socioeconômico

    Piccolo, Luciane da Rosa; Falceto, Olga Garcia; Fernandes, Carmen Luisa; Levandowski, Daniela Centenaro; Grassi-Oliveira, Rodrigo; Salles, Jerusa Fumagalli

    Resumo em Português:

    Este estudo longitudinal investigou a contribuição de fatores psicossociais para o desempenho em leitura de crianças. Participaram 59 mães e seus filhos aos 4 meses, 2, 5-6 e 9-11 anos. Correlacionou-se o desempenho em leitura das crianças a variáveis psicossociais. Encontrou-se correlações negativas entre morbidade psiquiátrica materna na primeira infância e leitura de palavras irregulares e entre o número de familiares que residiam com a criança aos 2 e 5-6 anos e o desempenho na leitura de palavras. A renda familiar aos 2 anos correlacionou-se positivamente com compreensão textual. Entretanto, apenas o número de familiares que residiam com a criança foi preditor do desempenho em leitura de palavras. Conclui-se que o desempenho em leitura relaciona-se a fatores psicossociais.

    Resumo em Inglês:

    This longitudinal study investigated the impact of psychosocial factors on reading performance of children with low socioeconomic status. Fifty nine mothers and their children at 4 months, 2, 5-6 and 9-11 years of age participated. The children's reading performance was correlated with psychosocial variables. Negative correlations were found between maternal psychiatric morbidity in early childhood and reading of irregular words, and between the number of family members living with the child at 2 and 5-6 years and word reading performance. Family income at 2 years correlated positively with reading comprehension. However, only the number of family members who lived with the child was a predictor of reading performance. The results indicate that reading performance is related to psychosocial factors.
  • Fenomenologia do tempo vivido no transtorno bipolar

    Moreira, Virginia; Bloc, Lucas

    Resumo em Português:

    Com base na tradição da psicopatologia fenomenológica, este artigo se propõe a contribuir para a compreensão do mundo vivido do paciente bipolar, marcado por uma forte alteração do tempo vivido. Realizamos uma descrição deste tempo vivido significado de forma diferente nas oscilações de humor chamadas de fase maníaca e fase melancólica. Pensado a partir da temporalidade, na fase melancólica, o bipolar parece parar no tempo, não se lança em um devir. Na fase maníaca, o sujeito vive demasiadamente um agora como se tivesse explodido sua biografia. Concluímos que estas fases, ou dois pólos opostos no funcionamento temporal patológico do sofrimento bipolar, constituem fundamentalmente um mesmo mundo vivido.

    Resumo em Inglês:

    Based on the phenomenological tradition of psychopathology, this article aims to contribute to the comprehension of the world as experienced by bipolar patients, which is characterized by a strong shift in the experience of time. A different description of the experienced time was made for the manic and depressive phase. During a depressive phase the bipolar patient seems to stop in time. In the manic phase, the subject lives completely focused on the here and now, as if his there has been no life before the present. We conclude that these phases, or the two opposite poles in the pathologic operation of time of bipolar suffering, are fundamentally part of the same experienced world of bipolar patiens.
  • Análise de erros e compreensão de textos: comparações entre diferentes situações de leitura

    Spinillo, Alina Galvão; Hodges, Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas

    Resumo em Português:

    O presente estudo analisou os erros apresentados por crianças com dificuldades de compreensão de textos em duas situações de leitura. As crianças do Grupo 1 realizaram a leitura interrompida de uma história e as do Grupo 2 realizaram a leitura sem interrupção. Após a leitura, as crianças responderam perguntas sobre informações inferenciais. A análise das respostas permitiu identificar quatro tipos de erros referentes à maneira de integrar informações intra e extratextuais. Apesar dos erros serem estáveis em ambas as situações, a leitura interrompida propiciou tentativas de estabelecimento de inferências mais eficientes do que a leitura sem interrupções. Os resultados contribuem para um entendimento psicológico das dificuldades de compreensão textual no que concerne ao estabelecimento de inferências, podendo gerar implicações educacionais.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzed errors presented by children with difficulties in reading comprehension in two reading conditions. Children in Group 1 were asked to read a story with interruptions, and those in Group 2 had to read the same story without any interruptions whatsoever. After reading, the children answered questions about information of an inferential nature. Analysis of the answers led to the identification of four types of errors, regarding the way intra and extra-textual information is integrated. Although the errors were stable in both situations, the interrupted reading appears to favor attempts to establish inferences. The results contribute to a psychological understanding of the difficulties related to reading comprehension, specifically in the establishment of inferences, with possible educational implications.
  • Evidências de validade de marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade no modelo dos cinco grandes fatores

    Hauck Filho, Nelson; Machado, Wagner de Lara; Teixeira, Marco Antônio Pereira; Bandeira, Denise Ruschel

    Resumo em Português:

    Instrumentos psicométricos breves para a avaliação da personalidade têm recebido uma crescente atenção. Até o momento, entretanto, existia a carência de tais instrumentos no contexto brasileiro. O objetivo do presente estudo foi avaliar as propriedades psicométricas de um instrumento reduzido para mensurar os Cinco Grandes Fatores (CGF), derivado de um instrumento originalmente com 64 marcadores. Os participantes foram 674 estudantes universitários (média de idade = 23,5; DP = 6,46). Foram utilizados critérios teórico-semânticos e estatísticos para eleger um conjunto reduzido de marcadores. A solução fatorial final contou com 25 marcadores, sendo cinco para cada um dos CGF, explicando 53,92% da variância. Ao final, discute-se a necessidade de estudos subsequentes avaliando a validade convergente do instrumento, bem como potencialidades do mesmo.

    Resumo em Inglês:

    Brief psychometric measures for personality assessment have received increasing attention in the psychological literature. Up to date, however, there was a lack of brief personality measures in Brazil. The present study explored the psychometric properties of Big Five mini-markers derived from an instrument originally composed of 64 items. Participants were 674 undergraduate students (mean age = 23.5 years; SD = 6.46). Exploratory factor analyses as well as theoretical-semantic criteria were used to select a brief set of personality markers. The final factor solution was composed of 25 markers, five for each Big Five dimension, explaining 53.9% of the variance. Finally, we discuss the need to investigate the convergent validity of the measure, and considerations regarding its potential usefulness.
  • Efeitos comportamentais e imunológicos da fluoxetina em ratos submetidos ao nado forçado

    Fernandes, Eduardo Vignoto; Ramos, Solange de Paula; Estanislau, Celio; Venancio, Emerson José

    Resumo em Português:

    No presente trabalho, os efeitos comportamentais e imunomoduladores da fluoxetina foram avaliados num modelo animal de depressão, o nado forçado. Nesse, o comportamento de flutuar é sensível a antidepressivos e é usado como índice de desespero comportamental. Foram utilizados dois grupos experimentais, sendo um grupo controle tratado com salina e outro grupo teste tratado com a fluoxetina, ambos administrados por via intra-peritoneal. Os animais foram tratados três vezes ao dia por 12 dias. Adicionalmente, a resposta imune humoral a uma imunoestimulação (hemácias de carneiro) foi avaliada. A fluoxetina provocou aumento no tempo em flutuação, queda na massa corporal e menor produção total de anticorpos. Os resultados indicam uma modulação simultânea do comportamento e do sistema imunológico pela fluoxetina.

    Resumo em Inglês:

    In the present study, behavioral and immunomodulatory effects of fluoxetine were evaluated with the forced swim test, an animal model of depression. In this model, floating behavior is responsive to antidepressants and is used as a behavioral index of despair. During 12 days, three times a day, two groups were treated intraperitoneally with saline or fluoxetine. Additionally, the humoral immune response to immunostimulation (sheep red blood cells) was evaluated. The animals treated with fluoxetine floated longer, showed decreases in body mass and had lower total production of antibodies. The results indicate simultaneous modulation of behavior and antibody production by fluoxetine.
  • Efeitos de uma intervenção na abordagem fônica em alunos com dificuldades de alfabetização

    Justino, Maria Inês de Souza Vitorino; Barrera, Sylvia Domingos

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou avaliar os efeitos de uma intervenção baseada na utilização de abordagem fônica associada ao desenvolvimento da consciência fonológica, em alunos com graves defasagens na alfabetização. Participaram da pesquisa 31 alunos de 4ª a 8ª séries de uma escola pública, com idade média de 11,9 anos. A pesquisa seguiu o delineamento pré-teste/ intervenção/ pós-teste. No pré-teste foram avaliadas as habilidades de consciência fonológica, conhecimento de letras, leitura e escrita. A intervenção ocorreu em duas aulas semanais, de duas horas cada, durante 10 meses. No pós-teste, foram reavaliadas as mesmas habilidades do pré-teste. Análises estatísticas mostraram diferenças significativas entre pré e pós-teste para todas as habilidades avaliadas, sugerindo a eficácia da intervenção realizada para a alfabetização dos participantes.

    Resumo em Inglês:

    This study evaluated the effects of an intervention based on phonics approach associated with phonological awareness given to students with serious gaps in literacy. The 31 participants had a mean age of 11.9 years and were attending 4th to 8th grades of elementary school. The research comprised three phases: pre-test, intervention and post-test. In the pre-test letter knowledge, phonological awareness, reading and writing abilities were assessed. The intervention occurred during two hours per week, for a 10 month period. In the post-test, a reassessment of the same abilities of the pre-test was performed. Statistical analysis showed significant differences between pre and post-test for all abilities evaluated, suggesting the efficacy of the intervention in increasing the literacy abilities of the participants.
  • Significados de violência familiar para idosos no contexto da atenção primária

    Wanderbroocke, Ana Claudia; Moré, Carmen

    Resumo em Português:

    A pesquisa analisou os significados da violência familiar na perspectiva de idosos usuários de uma Unidade Básica de Saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, ancorado na Teoria Fundamentada Empiricamente, no qual participaram nove idosos, identificados por profissionais da saúde como vítimas de violência familiar. Os dados oriundos das entrevistas semiestruturadas evidenciaram que o significado de violência familiar contra o idoso está associado a comportamentos de familiares que geram: privação de autonomia, desrespeito por parte dos netos, abandono ou negligência. Alguns tipos de violência não foram reconhecidos pelos participantes em seus próprios relacionamentos com familiares, uma vez que o significado mostrou-se alicerçado na ideia da violência que ocorre "no outro idoso", o frágil e dependente, condição com a qual não se identificaram.

    Resumo em Inglês:

    In this study the meanings of family violence from the perspective of elderly users of a primary care health unit were analyzed. In this qualitative study, based on grounded theory, nine seniors participated who were identified by health professionals as victims of family violence. Data from semi-structured interviews revealed that the meaning of family violence against the elderly is associated with family behaviors that generate: deprivation of autonomy, disrespect by their grandchildren, abandonment or neglect. Some types of violence were not recognized by participants in their own family relationships, since for them the meaning of violence is something that occurs "with other elderly people", the frail and dependent, persons with which they did not identify themselves.
  • Visão sistêmica na psicologia do desenvolvimento: conceitos e princípios fundamentais

    Tinajero, Carolina; Páramo, M. Fernanda

    Resumo em Português:

    A Psicologia do Desenvolvimento parece ter chegado a uma estrutura teórica de trabalho que pode tornar possível vencer a barreira da fragmentação, frequentemente referida na disciplina. Isto pode ser verificado pelo vasto suporte dado a visão dos sistemas, enriquecido pelos postulados contextuais e dialéticos. Neste artigo, nós brevemente revisamos os antecedentes dessa abordagem e exploramos seus conceitos básicos (centrais), indicando suas origens e caminhos precisos nos quais eles são aplicados na análise do desenvolvimento nos dias de hoje. Nós também examinamos as implicações da visão sistêmica para investigação do desenvolvimento e seus desafios.

    Resumo em Inglês:

    Developmental Psychology seems to have come to an unifying theoretical framework which may make feasible to overcome the fragmentation so frequently referred to within the discipline. This is indicated by the widespread support being given to the systems approach, enriched by dialectic and contextual postulates. In this article, we briefly review the antecedents of this approach and explore its core concepts, indicating their roots and the precise way in which they are applied to developmental analyses today. We also examine the implications of the systems approach for developmental investigation, and its challenges.
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