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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 40, Publicado: 2024
  • Metapreocupação, Ansiedade e Depressão na Pandemia de COVID-19 (Brasil, Março de 2020) Behavioral Sciences

    Silva-Santos, Luana Cristina; Faro, André; Silva, Maísa Carvalho; Vasconcelos, Matheus Macena

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa avaliou relações entre metapreocupações e sintomas ansiosos e/ou depressivos no início da pandemia de COVID-19 no Brasil. Participaram 2042 indivíduos, entre 18 e 78 anos, na segunda quinzena de março de 2020. Um questionário sociodemográfico, o 4-item Patient Health Questionnnaire e o Meta-Worry Questionnnaire foram respondidos online. Quatro modelos de regressão logística foram utilizados para estimar o efeito das variáveis independentes nos sintomas ansiosos e/ou depressivos, com variâncias explicadas entre 28% e 39%. Ser mais jovem, não ter renda fixa, perceber-se doente e alto índice de metapreocupação aumentaram as chances de demonstrar sintomatologia ansiosa e/ou depressiva. Por fim, espera-se ter contribuído com o mapeamento de fatores associados à transtornos mentais no início da pandemia no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study evaluated the relationship between meta-worries and anxiety and depressive symptoms at the beginning of the COVID-19 pandemic in Brazil. In March 2020, 2,042 individuals, aged 18-78 years were recruited. A sociodemographic questionnaire, the 4-item Patient Health Questionnaire, and the Meta-Worry Questionnaire were administered online. Four logistic regression models were used to estimate the effects of the independent variables on anxiety and/or depressive symptoms with explained variances between 28% and 39%. Being younger, not having a steady income, perceiving oneself as sick, and having a high meta-concern level increased the chances of anxiety and/or depressive symptoms. Finally, we hope to contribute to the screening of factors associated with mental disorders in Brazil at the beginning of the pandemic.
  • Validation of the Ecological Behavior Scale in Mexican University Students Behavioral Sciences

    Severino, Reyna del Carmen Lara; Domínguez, Juan Pablo Sánchez

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Es incuestionable el actual deterioro ambiental de los ecosistemas, a pesar de que desde hace tiempo se ha trabajado en cambiar el paradigma social dominante que coloca a la naturaleza como una herramienta al servicio del ser humano. Desde la Psicología Ambiental se propone que los problemas ambientales están fuertemente relacionados con el comportamiento humano, con esto, sus estudios se han orientado a medir las variables comportamentales. Con el objetivo de proponer una versión de la Escala de Comportamiento Ecológico (ECE) para su uso en poblaciones mexicanas, se han explorado las propiedades psicométricas del instrumento, obteniendo como resultado una escala ECE de 28 ítems y tres factores, con un Alfa de Cronbach global (α = 0,79).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The current environmental deterioration of ecosystems is unquestionable, even though for some time now work has been done to change the dominant social paradigm that places Nature as a tool at the service of human beings. Environmental psychology proposes that environmental problems are strongly related to human behavior, thus, its studies are oriented to measure behavioral variables. To propose a version of the Ecological Behavior Scale (EBS) for use in Mexican populations, the psychometric properties of the instrument were explored, obtaining as a result an EBS scale of 28 items and three factors, with an overall Cronbach’s alpha of .79.
  • Uma Comparação do Ensino de Relações de Tato-Intraverbal e de Ouvinte para Crianças Diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo Behavioral Sciences

    Silva, Elaine de Carvalho; Elias, Nassim Chamel; Barros, Romariz da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos utilizando técnicas de ensino derivadas dos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) têm mostrado resultados promissores, baseados em evidências empíricas, no ensino de comportamento de falante e de ouvinte para indivíduos com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Nosso objetivo foi comparar os efeitos de dois procedimentos de ensino na aquisição de tato-intraverbal e de relações de ouvinte envolvendo relações espaciais para partes do corpo em seis meninos com TEA. No “tato-intraverbal-para-ouvinte”, perguntas na presença de estímulos não verbais foram ensinadas e então testadas para o surgimento de respostas de ouvinte. No “ouvinte-para-tato-intraverbal”, as respostas de ouvinte foram inicialmente ensinadas e a emergência de respostas de tato-intraverbais foram testadas. Foi usado um delineamento de tratamento alternado acoplado a um delineamento de linha de base múltipla não simultânea entre os participantes. Os resultados sugerem que o protocolo “tato-intraverbal-para-ouvinte” foi mais eficaz. Esses dados relativos às relações espaciais das partes do corpo replicam achados para outros repertórios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studies using teaching techniques derived from Applied Behavior Analysis (ABA) principles have shown promising results, based on empirical evidence, in teaching speaker and listener behavior to individuals diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). Our objective was to compare the effects of two teaching procedures on the acquisition of intraverbal-tact and listener relations involving spatial relations concerning body parts in six boys with autism. In “intraverbal-tact-to-listener”, questions in the presence of non-verbal stimulus were taught and then tested for emergence of listener responding. In “listener-to-intraverbal-tact”, listener responses were initially taught and the emergence of intraverbal-tact responses were tested. An alternate treatment design with an embedded nonconcurrent multiple baseline design across participants was used. The results suggest that the intraverbal-tact-to-listener protocol was more effective. Such data concerning to body parts spatial relations replicate findings for other repertoires.
  • Consistência no Ranqueamento dos Traços de Personalidade ao Longo do Tempo Psicologia Escolar E Do Desenvolvimento

    Pires, Jeferson Gervásio; Nunes, Carlos Henrique Sancineto da Silva; Nunes, Maiana Farias Oliveira; Roettgers, Cássia

    Resumo em Português:

    Resumo Evidências indicam que a personalidade se desenvolve ao longo do tempo, gerando mudanças e continuidade no padrão de funcionamento ao longo da vida. Investigamos a evidência de consistência no ranqueamento dos traços de personalidade ao longo do tempo. Participaram 170 adultos, com idade entre 51 e 93 anos (M = 69; DP = 9,05), que responderam o Big Five Inventory-2 e a Big Five Inventory, retrospectivamente. Realizamos correlação teste-reteste e o procedimento ANOVA com medidas repetidas. Constatamos que os escores em personalidade aos 30-35 anos de idade estão associados com os escores aos 70-80 anos, indicando estabilidade no padrão de funcionamento em longo prazo. Esta pesquisa complementa os poucos estudos sobre o desenvolvimento da personalidade no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Research has shown that personality develops over time, generating changes and continuity in the pattern of functioning across the lifespan. We investigated the evidence of consistency in the ranking of personality traits over time. A group of 170 adults between the ages of 51 and 93 participated in the study (M = 69, SD = 9.05) and retrospectively answered the Big Five Inventory-2 and the Big Five Inventory. We performed test-retest correlation and the ANOVA procedure with repeated measures. We found that personality scores at 30-35 years of age are associated with the scores at age 70-80, indicating stability in the pattern of individual functioning in the long term. This research complements the few studies on personality development in Brazil.
  • Uso Precoce do Álcool: Correlação com Violência Escolar e Competências Socioemocionais School And Developmental Psychology

    Alves, Dayse Lorrane Gonçalves; Pinto, Francisco José Maia; Stelko-Pereira, Ana Carina; Gomes, Manoelise Linhares Ferreira; Nunes, Bruna Rodrigues; Silva, Steffany Rocha da; Cruz, Tayane Carneiro; Peixoto, Richelle Magalhães de Castro

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou analisar a associação entre o uso precoce de álcool na adolescência e fatores associados: sociodemográficos, envolvimento em bullying, comportamentos de risco na escola e competências socioemocionais. Foi realizado com 528 adolescentes de escolas públicas de Ensino Médio de tempo integral. Instrumentos: questionário sociodemográfico, AUDIT, Escala de Vitimização entre Alunos, Escala de Autoria de Violência a Alunos, Escala de Comportamentos de Risco e o SENNA. No modelo final, as variáveis com associação significativa foram: não ter uma religião (RP = 1,28; IC 95% [1,02; 1,60]), consumo de álcool dos pais (RP = 1,55; IC 95% [1,22; 1,97]), autoria de bullying (RP = 1,51; IC 95% [1,14; 1,98]), fumar na escola (RP = 1,74; IC 95% [1,36; 2,24]), alto engajamento com outros (RP = 2,59; IC 95% [1,40; 4,79]) e baixa resiliência emocional (RP = 2,16; IC 95% [1,16; 4,03]), todas indicando risco.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to analyze the association between early alcohol use in adolescence and associated factors: sociodemographic, involvement in bullying, risk behaviors at school, and social-emotional skills. It was carried out with 528 adolescents from full-time public high schools. Instruments: sociodemographic questionnaire, AUDIT, Victimization Scale among Students, Scale of Authorship of Student Violence, Risk Behavior Scale, and SENNA. In the final model, the variables with a significant association with early alcohol use by adolescents were: not having a religion (PR = 1.28, 95% CI [1.02, 1.60]), parental alcohol consumption (PR = 1.55, 95% CI [1.22, 1.97]), bullying (PR = 1.51, 95% CI [1.14, 1.98]), smoking at school (PR = 1.74, 95% CI [1.36, 2.24]), high engagement with others (PR = 2.59, 95% CI [1.40, 4.79]), and low emotional resilience (PR = 2.16, 95% CI [1.16, 4.03]), all indicating risk.
  • Diferentes Arranjos Familiares na Perspectiva de Pré-Adolescentes Psicologia Escolar E Do Desenvolvimento

    Bastos, Lyege de Lima Borges; Dessen, Maria Auxiliadora

    Resumo em Português:

    Resumo Transformações econômicas e sociais, na segunda metade do século XX, acarretaram mudanças nas concepções de família. Este estudo teve como objetivo investigar a perspectiva conceitual de 40 crianças a respeito das novas configurações da família contemporânea. As crianças tinham entre 11 e 14 anos de idade, pertenciam aos arranjos nuclear e monoparental e registravam as suas próprias respostas. Os resultados indicam que a família nuclear continua sendo vista como a “mais perfeita”. As famílias recasadas e as monoparentais foram classificadas como “ruins”, enquanto as famílias extensas foram percebidas com qualificações mais positivas do que negativas. Os resultados sugerem a necessidade de investigar como as novas configurações familiares são percebidas por crianças de diferentes faixas etárias e arranjos familiares.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Economic and social transformations, in the second half of the 20th century, led to changes in concepts of family. This study aimed to investigate the conceptual perspective of 40 children regarding the new configurations of the contemporary family. The children were between 11 and 14 years old, belonged to nuclear and single-parent arrangements, and wrote their answers. The results indicate that the nuclear family continues to be seen as the ‘most perfect’ family. Remarried and single-parent families were classified as ‘not good’, while extended families were perceived with more positive qualifications than negative ones. The results suggest the need to investigate how new family configurations are perceived by children of different age groups and family arrangements.
  • Filhos entre Laços Familiares Judicializados: Uma Leitura Psicanalítica sobre a Alienação Parental Psicologia Escolar E Do Desenvolvimento

    Dias, Júlia; Oliveira, Cristiane

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa dinâmicas e processos psíquicos subjacentes aos conflitos judicializados sob a nomeação de alienação parental, através de três estudos de caso, à luz da psicanálise. O litígio vivenciado pela criança reflete seus embaraços com o Outro na busca por respostas aos seus enigmas e afetos, em meio à guerrilha daqueles que se ocupam das funções parentais. O estudo localiza travessias necessárias à compreensão da alienação parental: das formas sócio-históricas de se conceber e recriar os laços familiares; dos lutos no percurso da recomposição familiar; da releitura do fenômeno visando à singularidade do sintoma. Espera-se contribuir para uma práxis mais crítica e qualificada dos que atuam no Judiciário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyses the dynamics and psychological processes underlying judicialized conflicts that are known as parental alienation, examining three case studies in the light of psychoanalysis. The litigation experienced by the child reflects their embarrassments with the Other in their search for answers to their enigmas and affections, amid guerrilla warfare between those who occupy parental roles. The study pinpoints the pathways required to understand parental alienation: in a socio-historical journey through how parental and marital ties are conceived and recreated; in a passage through the grief that the subjects suffer during family reconstitution; and through a rereading of the phenomenon focused on the uniqueness of the symptom. We are hopeful that it will support a more critical and skilled praxis for those who work in the judiciary.
  • Adaptação Acadêmica de Estudantes com Histórico de Repetência School And Developmental Psychology

    Soares, Adriana Benevides; Santos, Acácia Angeli dos; Jardim, Maria Eduarda de Melo; Queluz, Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo teve como objetivo comparar estudantes repetentes e não repetentes em relação às variáveis apoio social, autoeficácia acadêmica e adaptação acadêmica e verificar o quanto as variáveis apoio social e autoeficácia são capazes de predizer a adaptação ao ensino superior de estudantes que apresentam histórico de reprovação. Participaram 644 estudantes, divididos em estudantes com histórico de repetência ou não. Foi utilizado o teste de Mann-Whitney para comparação de grupos e análise de regressão múltipla para investigar as hipóteses de predição. Como resultados, foram observados maiores escores de adaptação acadêmica e a autoeficácia na formação superior em alunos não repetentes. Conclui-se enfatizando a importância de proporcionar recursos voltados para as populações mais vulneráveis no ambiente acadêmico, incluindo-se os alunos repetentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aimed to compare repeating and non-repeating students concerning the academic self-efficacy and academic adaptation variables and to verify how the social support and self-efficacy variables can predict the adaptation to Higher Education of students who have a history of reproval. Participants were 644 students, divided into those with a history of repetition or not. The Mann-Whitney test was used for group comparison and multiple regression analysis to investigate the prediction hypotheses. Higher scores in academic adaptation and self-efficacy in Higher Education were observed in non-repeating students. The study emphasizes the importance of providing resources aimed at the most vulnerable populations in the academic environment, including repeating students.
  • Ensinar a Estudar Textos Didáticos: Uma Programação de Ensino Psicologia Escolar E Do Desenvolvimento

    Lima, Tuane; Moroz, Melania

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi avaliar a aplicação de uma programação informatizada para ensinar a estudar textos didáticos. Utilizando princípios para a elaboração do ensino programado, teve-se como foco diferentes comportamentos-alvo: inspecionar o texto, localizar e grifar informações importantes, parafrasear, construir esquemas e mapas conceituais, e elaborar questões sobre o tema. As atividades foram elaboradas e realizadas utilizando os aplicativos Google Forms, Socrative e Wordwall. Participaram desse estudo nove estudantes do 3o ao 6o ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. A participação foi online e remota. Os resultados apontaram melhora no desempenho dos participantes em sete dos dez comportamentos selecionados para avaliação. Conclui-se que é possível ensinar comportamentos de estudo de textos didáticos por meio de uma programação de ensino a partir da descrição clara dos objetivos envolvidos neste repertório.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to develop and evaluate the application of computerized programming to teach how to study expository texts. Principles of programmed instruction were used, and different target behaviors were focused on: inspecting the text, locating and highlighting important information, paraphrasing, building schemes, and conceptual maps, and elaborating questions on the topic. The activities were designed and carried out using Google Forms, Socrative, and Wordwall applications. Nine students from the 3rd to the 6th year of elementary school, from public and private schools, participated in this study. Participation was online and remote. The results showed an improvement in the performance of the participants in seven of the ten selected objectives for evaluation. In conclusion, it is possible to teach how to study expository texts through programmed instruction based on a clear description of the objectives involved in this repertoire.
  • Características de Personalidade e Habilidades de Relacionamento Interpessoal no Envelhecimento Humano School And Developmental Psychology

    Grazziotin, Jucelaine Bier Di Domenico; Scortegagna, Silvana Alba; Moretto, Cleide Fátima

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo de delineamento longitudinal objetivou avaliar as características de personalidade e as habilidades de relacionamento interpessoal ao longo do tempo. Participaram 20 trabalhadores do comércio, não pacientes, de 18 a 56 anos de idade, que responderam a um questionário de dados sociodemográficos, Inventário de Habilidades Sociais (IHS2-Del Prette) e Zulliger no Sistema Compreensivo (ZSC). A primeira avaliação (Teste) ocorreu de 2009 a 2019; a segunda avaliação (Reteste) ocorreu em 2021 (M=7,7 anos; DP=3,8). Não se evidenciou diferenças estatísticas significativas (ANOVA) nas características de personalidade avaliadas (ICC 0,40 a 0,81) e as habilidades de relacionamento interpessoal se mantiveram boas e excelentes. O estudo contribui para ampliar a compreensão de aspectos de personalidade e das habilidades relacionais no envelhecimento humano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This longitudinal study aimed to assess personality characteristics and interpersonal relationship skills over time. The participants were 20 trade workers, non-patients, between 18 and 56 years old, who answered a sociodemographic questionnaire, the Social Skills Inventory (SSI2-Del Prette), and Zulliger in the Comprehensive System (ZSC). The first assessment (Test) took place between 2009 and 2019; the second (Retest) in 2021 (M=7.7 years; SD=3.8). No statistically significant differences (ANOVA) were evidenced in the assessed personality characteristics (ICC 0.40 to 0.81) and the interpersonal relationship skills remained good and excellent. The study contributes to a broader understanding of personality aspects and relational skills in human aging.
  • A Perspectiva do Indivíduo LGBT+ sobre o Envelhecimento na Sociedade Brasileira Clinical Psychology And Culture

    Dullius, Willian Roger; O’Keefe-McCarthy, Sheila; McCleary, Lynn; Scortegagna, Silvana Alba

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo descreve as percepções sobre o envelhecimento e os cuidados de saúde recebidos por 101 indivíduos LGBT+ no Brasil (São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul). Os participantes preencheram um questionário online de 13 itens, dados demográficos e sobre a percepção LGBT+. A idade variou de 18 a 55 anos, sendo 75,5% caucasianos, 92% auto identificados como cisgênero e 55% homossexuais. A maioria não deixou de procurar o serviço de saúde (59,8%) por medo, mas evitou revelar sua sexualidade aos profissionais de saúde (65,7%). Os participantes tinham visões negativas sobre o envelhecimento, consideravam o sistema de saúde não acolhedor e os profissionais de saúde apresentavam comportamentos antiéticos e lacunas de conhecimento relacionadas à prática LGBT+. A educação continuada sobre a comunidade LGBT+ deve ser priorizada para mediar cuidados discriminatórios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study describes the perceptions of aging and the health care received by 101 LGBT+ individuals in Brazil (São Paulo, Mato Grosso, and Rio Grande do Sul). Participants completed an online 13-item demographic and LGBT+ perception questionnaire. The age ranged from 18 to 55 years, 75.5% were Caucasian, 92% self-identified as cisgender and 55% were homosexual. Most did not stop seeking healthcare (59.8%) because of fear, but they avoided revealing their sexuality to health professionals (65.7%). Participants had negative views about aging and regarded the health system as caustic, and health professionals exhibited unethical behaviors and gaps of knowledge related to LGBT+ practice. Continuing education about the LGBT+ community should be prioritized to mediate discriminatory healthcare.
  • Escala de Habilidades Assertivas para Adolescentes: Evidências de Validade de Conteúdo Clinical Psychology And Culture

    Lima, Sara Luize Pereira de; Simeão, Shirley de Souza Silva; Silva, Washington Allysson Dantas; Galdino, Melyssa Kellyane Cavalcanti

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi apresentar o processo de elaboração da escala de avaliação das Habilidades Assertivas para Adolescentes (EHA-A). A partir da análise de juízes foi possível observar evidências de validade de conteúdo do instrumento, sendo avaliados critérios de pertinência, relevância e clareza dos itens. Além disso, um estudo com uma amostra da população-alvo do instrumento demonstrou bons índices de compreensibilidade dos itens (validade semântica). A partir desses resultados, foi elaborada a versão ilustrada do instrumento, a qual corrobora com o escopo geral da investigação psicométrica acerca da validade de construto e da precisão da EHA-A, lançando luz para o desenvolvimento de novos estudos acerca da validade fatorial do instrumento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to present the process of elaborating the Adolescent Assertiveness Assessment Scale (AAA-S). Based on the analysis of judges, evidence of the validity of the content of the instrument was established, assessing the criteria of relevance, pertinence, and clarity of the items. In addition, a study with a sample of the instrument’s target population showed good indices for the comprehensibility of the items (semantic validity). Based on these results, the illustrated version of the instrument was elaborated, which underpins the general scope of the psychometric study on the construct validity and accuracy of AAA-S and sheds light on the development of new studies on the factorial validity of the instrument.
  • Conversas e Controvérsias entre Psicanálise e Eficácia Psicologia Clínica E Cultura

    Moreira, Jacqueline de Oliveira; Calazans, Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo No presente artigo pretendemos refletir sobre o controvertido debate atual em torno da possibilidade de uma avaliação da eficiência, eficácia e efetividade do tratamento psicanalítico. Encontramos diferentes posições entre os psicanalistas a respeito deste debate, mas acreditamos que, antes de qualquer posicionamento, temos que estabelecer uma análise do que é proposto por esses parâmetros de avaliação. Defendemos a ideia de que este debate se fundamenta em critérios estabelecidos não por pesquisas científicas ou clínicas, mas por parâmetros provenientes do campo da administração. Concluímos que, antes de se estabelecerem parâmetros, que mesmo em ciência se apresentam sempre como provisórios, seria mais interessante buscar delimitar no campo da própria psicanálise problemas e conceitos que possam estabelecer e sustentar uma discussão epistemológica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article intends to reflect on the current and controversial debate surrounding the possibility of evaluating psychoanalytical treatment's efficiency, efficacy, and effectiveness. Psychoanalysts have found different viewpoints on this issue. Still, we believe that, before choosing any position, we should thoroughly analyze what these evaluation parameters propose. In this article’s point of view, such debate is based on criteria established not by scientific or clinical research but by business and management fields. In conclusion, it is argued that, before establishing temporary parameters (even in science), it would be more interesting to try to delimit problems and concepts in the psychanalysis field that could set up and support an epistemological discussion.
  • Transmissão Intergeracional de Modelos Relacionais e Táticas de Resolução de Conflitos Psicologia Clínica E Cultura

    Bolze, Simone Dill Azeredo; Schmidt, Beatriz; Gomes, Lauren Beltrão; Bossardi, Carina Nunes; Böing, Elisangela; Crepaldi, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa objetivou caracterizar as concepções sobre continuidades e descontinuidades na transmissão intergeracional de modelos relacionais e de táticas de resolução de conflitos conjugais e parentais. Trata-se de um estudo qualitativo do qual participaram 12 casais, que responderam a uma entrevista semiestruturada. Por meio de análise de conteúdo categorial temática, os dados foram divididos nos eixos temáticos Continuidades Intergeracionais e Descontinuidades Intergeracionais. As continuidades indicaram tanto a repetição de aspectos positivos e construtivos dos modelos familiares quanto o predomínio de táticas destrutivas, tais como a evitação entre os cônjuges e o uso de punição corporal com a criança. As descontinuidades evidenciaram a ruptura com padrões negativos ou destrutivos e a incorporação de uma parentalidade positiva e diferenciada da família de origem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to characterize concepts of continuities and discontinuities in the intergenerational transmission of relational models, as well as marital and parental conflict resolution tactics. This was a qualitative study, in which 12 couples attended a semi-structured interview. Through thematic content analysis, the data was divided into two main themes: Intergenerational Continuities and Intergenerational Discontinuities. The continuities indicated both the repetition of positive and constructive aspects of family models, as well as the prevalence of destructive tactics, such as avoidance between spouses and the use of corporal punishment with the child. The discontinuities revealed a break from negative or destructive patterns and the adoption of positive parenting, in contrast to that of the family of origin.
  • Ciúmes e Anseios de (Im)Potência Masculina: Leitura Psicodinâmica Sob uma Ótica de Gênero Psicologia Clínica E Cultura

    Guimarães, Maisa Campos; Zanello, Valeska

    Resumo em Português:

    Resumo Vivências subjetivas do ciúme são atravessadas por dimensões culturais e de gênero. Na perspectiva dos estudos das masculinidades, objetiva-se uma análise hermenêutica de como homens cisgênero entendem, nomeiam e experienciam esse afeto. Trata-se de pesquisa qualitativa com entrevistas narrativas e análise de conteúdo. Participaram do estudo 8 sujeitos em relacionamentos heteroafetivos com queixas sobre sentir e/ou receber ciúmes. Na categoria “elas ciumentas, eles fortalecidos”, analisa-se o ciúme recebido. Discute-se sobre o ciúme sentido em três categorias: “enciumar-se em meio às questões narcísicas da (im)potência”; “perceber e se esquivar: das ambivalências do afeto ciumento”; “um ciúme disfarçado, mas que exige delas submissão”. Uma leitura gendrada das questões emocionais e narcísicas evidenciaram como experiências ciumentas masculinas se articulam ao dispositivo da eficácia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Subjective experiences of jealousy are crossed by cultural and gender dimensions. From a perspective of masculinity studies, this article aims to offer a hermeneutic analysis of how cisgender men understand, designate, and experience this affection, through qualitative research containing narrative interviews and content analysis. The participants were 8 subjects in heterosexual relationships with complaints about feeling and/or receiving jealousy. The received jealousy is analyzed under the category “jealous women, strengthened men”. The feeling of jealousy is discussed through three categories: “feeling jealous amid the narcissistic issues of (im)potency”; “noticing and avoiding: the ambivalences of jealous affection”; “a disguised jealousy that demands submission from women”. A gendered reading of emotional and narcissistic issues showed how experiences of male jealousy are linked to the efficacy dispositif.
  • Método Microanalítico para Investigar o Ensino de Habilidades Psicoterapêuticas e Processos Narrativo-Emocionais Psicologia Clínica E Cultura

    Stenzel, Lucia Marques

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo apresenta uma proposta metodológica de análise qualitativa microanalítica de sessões psicoterápicas para investigação de habilidades psicoterapêuticas na abordagem humanista-experiencial, no âmbito da formação em psicologia. Uma sessão simulada, gerada no contexto da graduação, foi analisada de forma ilustrativa. Os instrumentos aplicados por juízes externos foram o Narrative-Emotion Process Coding System 2.0 (NEPCS 2.0) e o Person-Centred & Experiential Psychotherapy Scale (PCEPS). Os resultados demonstram uma maior adesão ao modelo humanista de intervenções do tipo resposta-reflexo em detrimento de uma tomada de decisão terapêutica orientada por marcadores narrativos de processo e especificidade experiencial. Os achados ressaltam o potencial metodológico desse tipo de investigação para o aprimoramento de programas pedagógicos de ensino na perspectiva das psicoterapias baseadas em processo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study proposes a microanalytic sequential process design to investigate humanistic-experiential psychotherapy skills in a training program. An illustrative simulated session was generated during an undergraduate clinical psychology course. External judges utilized the Narrative-Emotion Process Coding System 2.0 (NEPCS 2.0) and the Person-Centered & Experiential Psychotherapy Scale (PCEPS) for microanalytical analysis of the role-play session. The results demonstrate a higher adherence to the person-centered model of empathic reflective responses while showing lower adherence to experiential specificity and psychotherapy decisions guided by narrative-emotion markers. The findings underscore the methodological potential of this investigation in enhancing training programs and contributing to the field of Psychotherapy Change Process Research.
  • Teoria das Representações Sociais e Modelo STAM: Aceitação da Internet entre Idosos Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Castro, Amanda; Vitali, Marieli Mezari; Bousfield, Andréa Barbará da Silva; Camargo, Brigido Vizeu

    Resumo em Português:

    Resumo A presente pesquisa teve por objetivo compreender as representações sociais e aceitação da internet pelo modelo STAM para idosos. Participaram 18 idosos divididos em 3 grupos, por nível de inclusão (baixo, médio/alto e baixo/médio). Antes e após o grupo foi aplicado um questionário de atitudes frente à internet. Os itens do questionário foram submetidos a análises descritivas e relacionais, e os dados do grupo focal à análise de conteúdo. Percebeu-se que no primeiro grupo houve a possibilidade de rejeição da tecnologia associada à perda de tempo e não percepção de utilidade. Para o segundo e terceiro grupo a internet surge como algo que aproxima a família e exige paciência, o que favorece a alta intenção de uso e experimentação. Foi possível identificar que o pensamento do idoso sobre a internet, suas atitudes e representações sociais, não apenas sobre a rede, mas também sobre envelhecimento, influenciam na intenção de uso da internet e utilidade percebida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to understand the social representations and acceptance of the Internet among older adults through the STAM. The participants consisted of 18 older adults divided into three groups based on their level of inclusion (low, medium/high, and low/medium). Before and after the group sessions, an attitude questionnaire was administered online. The questionnaire items underwent descriptive and relational analysis, while the data from the focus group were subjected to content analysis. We observed that the first group displayed a potential rejection of the technology due to concerns about time loss and a lack of perceived usefulness. In contrast, the second and third groups viewed the Internet as a tool that brings families together and requires patience, leading to a greater intention to use it and experimentation. The study identified that the older adults’ thoughts, attitudes, and social representations, not only about the Internet but also about aging, significantly influenced their intention to use the Internet and their perception of its usefulness.
  • Estrutura Representacional da Aids para Líderes Religiosos Evangélicos Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Santo, Caren Camargo do Espírito; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Wolter, Rafael Moura Coelho Pecly; Paula, Glaudston Silva de; Barbosa, Diogo Jacintho; Gomes, Marcia Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetiva analisar a estrutura das representações sociais da aids para os líderes religiosos de igrejas evangélicas pentecostais. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo baseado na abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais, realizado com 120 líderes religiosos. Os dados foram coletados por meio de evocações livres e analisados com o auxílio do software EVOC. Os termos localizados no provável núcleo central são tristeza, morte e doença. O termo pecado é um elemento presente na estrutura representacional da aids. Conclui-se que a representação social da aids para líderes religiosos evangélicos é predominantemente negativa, semelhante à do aparecimento da epidemia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to analyze the social representation structure of AIDS for religious leaders of evangelical Pentecostal churches. It is a qualitative and descriptive study based on the structural approach of the Theory of Social Representations, developed with 120 religious leaders. The data were collected through free evocations and analyzed with EVOC software. The terms in the possible central nucleus are sadness, death, and disease. The term sin is an element present in the representational structure of AIDS. It is concluded that the social representation of AIDS for evangelical religious leaders is predominantly negative, similar to that of the emergence of the epidemic.
  • Escala de Proteção e Risco de Superendividamento: Construção e Evidências de Validade Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Machado, Ana Cláudia Almeida; Seidl, Eliane Maria Fleury; Andrade, Josemberg Moura de

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo é apresentar as evidências de validade da Escala de Proteção e Risco de Superendividamento (EPRIS). O instrumento foi construído para avaliar aspectos atitudinais (comportamentais, cognitivos e afetivos) que previnem ou estimulam o superendividamento, considerado um grave problema social. Participaram 444 adultos na modalidade online. A análise Fatorial Exploratória revelou a presença de dois fatores: proteção ao superendividamento (13 itens) e risco de superendividamento (21 itens), com bons níveis de ajuste. A validade de critério mostrou que ambos os fatores diferenciaram grupos quanto ao estresse autopercebido, preocupação financeira, presença/ausência de dívidas e perfil de consumo. Considera-se que a EPRIS tem o potencial de contribuir na formulação de políticas públicas voltadas à abordagem do fenômeno do superendividamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to present evidence for the validity of the Over-indebtedness Protection and Risk Scale (OPRIS). The instrument was constructed to assess attitudinal aspects (behavioral, cognitive, and affective) that prevent or encourage over-indebtedness, considered a serious social problem. Four hundred and forty-four adults participated in the online version. Exploratory Factor Analysis revealed the presence of two factors: protection against over-indebtedness (13 items) and risk of over-indebtedness (21 items), with good levels of adjustment. Criterion validity showed that both factors differentiated groups in terms of self-perceived stress, financial concern, presence/absence of debt, and consumption profile. OPRIS is considered to have the potential to help formulate public policies aimed at addressing the phenomenon of over-indebtedness.
  • Representações Sociais de Brasileiros Sobre as Queimadas na Amazônia Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Rozendo, Adriano da Silva; Giacomozzi, Andréia Isabel; Bousfield, Andréa Barbará da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo As queimadas na floresta amazônica desencadearam uma série de eventos com grande cobertura midiática em 2019. O presente estudo buscou analisar as representações sociais (RS) de brasileiros, com base no exame de 679 comentários de notícias relacionadas às queimadas compartilhadas nas páginas do Facebook dos jornais O Globo, El País Brasil e BBC News Brasil, veículos de comunicação de grande impacto no Brasil. A Classificação Hierárquica Descendente do programa IRaMuTeQ mostrou três principais tipos de RS dos comentaristas: empírica (ancorada nos fenômenos naturais), geopolítica e uma terceira na qual surgiram RS polêmicas que refletem a polarização política do país. O debate ocorreu, principalmente, em uma disputa polarizada entre internautas do espectro político da esquerda e da direita.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The fires in the Amazon rainforest triggered a series of events with wide media coverage in 2019. This study aimed to analyze the social representations (SR) of the Brazilian people, from the analysis of 679 comments on news articles related to the wildfires, shared on the Facebook pages of the news outlets O Globo, El País Brasil, and BBC News Brasil, newspapers of great impact in Brazil. The Descending Hierarchical Classification of the IRaMuTeQ program produced three main types of SR from the comments, one being empirical, anchored in natural phenomena; a second being geopolitical and a third where controversies emerged in the SR that reflect the political polarization of the country. The debate mainly engages a polarized dispute between Internet users from the left wing and right wing.
  • Fatores Sociodemográficos e Comportamentais Associados ao Bem-Estar Psicológico em uma Comunidade Acadêmica Brasileira Durante a Pandemia de COVID-19 Psicologia Social, Organizacional E Do Trabalho

    Paula, Gessner Bravo de; Martins, Alberto Mesaque; Soares, Ana Karla Silva; Rodrigues, Luiz Felipe Faria; Baptista, Cremildo João

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo procurou identificar fatores sociodemográficos e comportamentais associados ao bem-estar psicológico de universitários em dois momentos distintos, durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo observacional, com desenho transversal e amostragem por conveniência, com 2.808 estudantes universitários que responderam a um formulário virtual. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais (teste Qui-Quadrado de Pearson, regressão logística binomial múltipla com nível de significância de 5%), após realização de testes de normalidade. Os resultados sugerem impactos negativos da pandemia na saúde mental dos universitários. Histórico de alterações psiquiátricas prévias, ter filhos e ter passado por dificuldades financeiras foram alguns dos fatores que contribuíram para a manutenção de algumas dimensões do bem-estar psicológico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to identify sociodemographic and behavioral factors associated with the psychological well-being of university students at two distinct moments during the first year of the COVID-19 pandemic. It is an observational study with a cross-sectional design and convenience sampling, involving 2,808 university students who responded to a virtual form. The data were analyzed using descriptive and inferential statistics (Pearson's chi-square test, multiple binomial logistic regression with a significance level of 5%), after conducting normality tests. The results suggest negative impacts of the pandemic on the mental health of university students. A history of previous psychiatric alterations, having children, and having experienced financial difficulties were among the factors that contributed to the maintenance of some dimensions of psychological well-being.
  • Assédio de Rua: Uma Análise Conceitual a partir da Psicologia Social Social, Work And Organizations Psychology

    Alves, Natália Fernandes Teixeira; Souza, Luana Elayne Cunha de

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o Assédio de Rua, defender o uso deste termo e propor sua definição, sem deixar de considerar seus limites, possibilidades e compreensão por meio da Psicologia Social. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura, com buscas não sistemáticas em produções científicas nacionais e internacionais que abordavam o assédio de rua. Observou-se que não houve consenso na literatura quanto a um termo universal para nomeá-lo. Ressaltamos que é fundamental definir um termo e propor uma definição inclusiva para um fenômeno que é violento contra as mulheres, para enquadrar adequadamente o conceito e promover análises científicas e políticas públicas que possam enfrentar essa violência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aimed to carry out a literature review on Street Harassment, to defend the use of this term and propose its definition, while considering its limits, possibilities, and understanding through Social Psychology. A narrative review of the literature was performed, with non-systematic searches of national and international scientific productions that addressed street harassment. It was noted that there was no consensus in the literature regarding a universal term to name it. We emphasize that it is crucial to define a term and propose an inclusive definition for a phenomenon that is violent towards women, to properly frame the concept, and to promote scientific analyses and public policies that can confront this violence.
  • Linguagem Inclusiva na Escrita Científica Nota Técnica

    Hohendorff, Jean Von
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