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Editorial

Estamos apresentando o terceiro número da Revista Psico-USF e com ele finalizamos o ano de 2016. Muitos esforços são necessários para que um periódico se mantenha atualizado e bem qualificado, especialmente em meio às amplas mudanças editoriais, à abertura do mercado editorial e ao maior interesse dos autores. Nesse sentido, tenho o prazer de informar que a Psico-USF passará às mãos de outro editor, ao qual desejo sucesso na nova função. Rodolfo Augusto Matteo Ambiel esteve até o presente número como editor associado e a partir de 2017 assumirá a editoria chefe. Agradeço a todos os colaboradores pela dedicação ao longo dos anos; sem eles, o trabalho teria sido mais difícil e agradeço ao colegiado do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco pela confiança em mim depositada.

Neste exemplar são oferecidos 19 estudos inéditos e uma resenha, que tratam de temáticas variadas. Critérios Metodológicos para Análises de Clustering e Switching em Tarefas de Fluência Verbal foi desenvolvido por Natália Becker e Jerusa Fumagalli de Salles. As autoras apresentaram uma adaptação ao português brasileiro dos critérios metodológicos para análises de agrupamentos (clustering) e alternância (switching) em tarefas de fluência verbal semântica e fonêmico-ortográfica.

O foco do trabalho de Naiana Dapieve Patias, Wagner de Lara Machado, Denise Ruschel Bandeira e Débora Dalbosco Dell'Aglio foi adaptar e validar a Depression Anxiety and Stress Sacale (DASS-21) - Short Form para adolescentes brasileiros. O título do artigo é Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21) - Short Form: Adaptação e Validação para Adolescentes Brasileiros.

O terceiro artigo, intitulado Escala de Resistência à Mudança (RAM): Construção, Evidências Psicométricas e Versão Reduzida, tem como autores Silvana Ligia Vincenzi, Luís Augusto de Carvalho Mendes, Valdiney Veloso Gouveia e Dalton Francisco de Andrade. A pesquisa teve como objetivo construir uma Escala de Resistência à Mudança (RAM) e investigar evidências de validade fatorial e consistência interna no contexto brasileiro, além de analisar a adequação da versão reduzida.

Alexandre Magno Dias Silvino, Ronaldo Pilati, Victor Nahuel Keller, Elena Pinheiro Silva, Aline Fernandes de Paula Freitas, Juliana Nunes Silva e Maíra Fernandes Lima buscaram evidências de validade de uma versão adaptada para o português do Questionário de Fundamentos Morais, que analisa a relevância de cinco fundamentos morais para o julgamento moral: pureza/santidade, justiça/reciprocidade, dano/cuidado, pertencimento/lealdade e autoridade/respeito. O estudo é intitulado Adaptação do Questionário dos Fundamentos Morais para o Português.

Eni Ribeiro da Silva e Fabián Javier Marin Rueda elaboraram uma investigação cujo objetivo foi investigar a estrutura interna do instrumento Psicodiagnóstico Miocinético por meio da análise fatorial exploratória. O trabalho tem como título Análise da Estrutura Interna do Psicodiagnóstico Miocinético - PMK.

O estudo Desempenho de Equipes: Evidências de Validade de uma Medida, o sexto artigo, é de autoria de Katia Puente-Palacios, Maria do Carmo Fernandes Martins e Salvatore Palumbo. O objetivo da pesquisa foi desenvolver e verificar evidências de validade de uma medida que permita aferir o desempenho de equipes de trabalho.

Patrícia Fonseca de Sousa, Silvana Carneiro Maciel, Katruccy Tenório Medeiros e Giselli Lucy Souza Vieira pretenderam analisar as representações sociais de universitários sobre a Reforma Psiquiátrica e o doente mental e relacionar tais representações com a adesão dos universitários aos paradigmas de atenção à saúde mental. Esse trabalho é intitulado de Attitudes and Representations in Mental Health: A Study of University Students.

Adaptação e Validação da Medida de Autoconfiança para Atletas de Ginástica e Futebol foi desenvolvido por Gabriela Frischknecht, Andréa Duarte Pesca e Roberto Moraes Cruz. Os autores tiveram por objetivo adaptar o instrumento de medida da autoconfiança Sport-Confidence Inventory para atletas brasileiros e investigar evidências de validade e precisão do instrumento adaptado.

Antônio Jaeger teve o intuito de discutir os dois modelos teóricos do reconhecimento da memória, apontando as limitações e as vantagens de cada modelo. Além disso, discutiu as questões atuais e futuras direções proporcionadas por tais modelos. O artigo tem como título Memória de Reconhecimento: Modelo de Processamento Simples versus Duplo.

O objetivo do trabalho de Adriana Cristina Boulhoça Suehiro e Evely Boruchovitch foi identificar a compreensão de leitura de estudantes de Ensino Fundamental e explorar eventuais diferenças entre eles conforme as características sociodemográficas. O título do artigo é Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental.

Neuropsicologia do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Modelos Neuropsicológicos e Resultados de Estudos Empíricos é o título do décimo primeiro artigo. Ele buscou apresentar os principais modelos neuropsicológicos do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, além de possibilitar uma atualização acerca dos principais achados relacionados ao funcionamento neuropsicológico de pacientes com esse diagnóstico. A autoria é de Flávia Wagner, Luis Augusto de Rohde e Clarissa Marceli Trentini.

A pesquisa Estressores e Suporte Social Percebido em Mulheres/Mães com Depressão foi realizada por Ana Paula Casagrande Silva, Fernanda Aguiar Pizeta e Sonia Regina Loureiro. Os autores objetivaram comparar e verificar as possíveis associações entre o perfil sociodemográfico, eventos estressores e suporte social percebido por mulheres/mães com depressão recorrente (Grupo 1) em relação a mulheres/mães sem transtornos psiquiátricos (Grupo 2).

Programa de Habilidades Sociais para Adolescentes de Contextos Sociais Vulneráveis é o estudo de Vanessa Barbosa Romera Leme, Luana de Mendonça Fernandes, Neidiany Vieira Jovarini, Ana Maria El Achkar e Zilda Aparecida Pereira Del Prette. As autoras investigaram os indicadores de processo e avaliram os efeitos de um programa de Habilidades Sociais no repertório de habilidades sociais, autoeficácia e percepção de apoio social de 10 adolescentes (idade de 13 a 17 anos), de comunidades (favelas) do Rio de Janeiro.

Andréa Sandoval Padovani e Marilena Ristum desenvolveram o estudo Significados construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido. Os autores tiveram como objetivo compreender como adolescentes autores de ato infracional e que cumpriam medida socioeducativa de internação, significam a internação.

As contribuições de Michele Terres-Trindade e Clarisse Pereira Mosmann podem ser consultadas no estudo intitulado Conflitos Familiares e Práticas Educativas Parentais como Preditores de Dependência de Internet. O trabalho visa analisar o efeito preditor dos motivos de conflitos entre filhos e pais, do conflito intraparental e das práticas educativas parentais para a dependência de internet em jovens.

Expressões da Transmissão Psíquica Transgeracional: As Influências de Mãe e Avó Materna em um Garoto com Anorexia Nervosa foi desenvolvido por Élide Dezoti Valdanha-Ornelas e Manoel Antônio dos Santos. Essa pesquisa teve como objetivo compreender a implicação da transmissão psíquica transgeracional na articulação do sintoma anoréxico em uma jovem em tratamento.

Elisa A. Merçon-Vargas, Maria Adélia M. Pieta, Lia Beatriz de Lucca Freitas e Jonathan R. H. Tudge desenvolveram o trabalho Os Desejos e a Gratidão de Estudantes do Ensino Público e Privado. O estudo avaliou as variações na expressão de desejos e gratidão de crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de uma cidade do Sul do Brasil.

As autoras Dóris Firmino Rabelo e Anita Liberalesso Neri investigaram as relações entre as avaliações do funcionamento familiar feitas por idosos e suas condições sociodemográficas e de saúde. O artigo é intitulado Avaliação das Relações Familiares por Idosos com Diferentes Condições Sociodemográficas e de Saúde.

Com o intuito de investigar a relação entre os traços de personalidade segundo o modelo dos Cinco Grandes Fatores e os comportamentos contraproducentes no trabalho, Mônica Freitas Ferreira e Elizabeth do Nascimento desenvolveram o estudo intitulado Relação entre os Fatores de Personalidade e Comportamentos Contraproducentes no Trabalho.

Por fim, neste volume, é apresentada uma resenha do livro Avaliação em Psicologia Positiva: Técnicas e Medidas, escrita por Jeferson Pires. Dessa forma, encerramos este editorial desejando que nossos leitores possam, por meio desta edição, adquirir novos e significativos conhecimentos. Aproveitamos para desejar um excelente final de ano.

Ana Paula Porto Noronha
Universidade São Francisco
Editora
Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
Universidade São Francisco
Editor associado

Dezembro de 2016

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Sep-Dec 2016
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