Resumo
A motivação para aprender, como componente socioafetivo, tem sido investigada como um fenômeno facilitador para a permanência dos jovens na educação formal. O objetivo deste estudo foi buscar evidências de conteúdo e da estrutura interna dos itens integrantes de um instrumento para identificar a qualidade motivacional para aprender com o uso das TDIC (EMA - TDIC), sendo seu âmbito de aplicação os estudantes dos ensinos médio e superior. Participaram neste estudo 822 estudantes que responderam coletivamente à escala. Realizou-se análises descritivas e fatoriais exploratória (AFE) e confirmatória (AFC) dos itens. Os resultados da AFC corroboraram o modelo estrutural instituído na AFE, isto é, confirmou-se a estrutura de três dimensões: Motivação Controlada, Motivação Autônoma e Desmotivação. Novos estudos estão em andamento, visando ampliar as evidências psicométricas do instrumento, aumentando as possibilidades de rentabilização desse questionário nos contextos educativos.
Palavras-chave:
motivação para aprender; tecnologia da informação e comunicação; ensino médio; ensino superior