Resumo
O objetivo deste estudo foi examinar o papel dos ambientes virtuais no reconhecimento visual. Foi escolhida uma técnica clássica e economicamente acessível a todos: o anáglifo. Foi desenvolvida uma bateria de imagens que diferiam em sua carga emocional. Avaliou-se a valência emocional do novo estímulo por meio da bateria SAM. As modalidades 2D e anáglifo também foram testadas. Participaram 32 sujeitos no primeiro estudo e 42 sujeitos na tarefa de reconhecimento. Os resultados: i) Os participantes foram mais precisos nos ambientes 2D clássicos em comparação com os 3D; ii) os participantes foram mais eficientes na condição negativa 3D em comparação com o resto das condições emocionais nessa categoria, enquanto o ambiente neutro foi o mais eficiente para 2D. Sugere-se que a codificação da informação seria mais simples para um estímulo 2D, no entanto, efeitos tão robustos quanto a carga emocional se manifestariam mais claramente em uma apresentação mais profunda.
Palavras-chave:
anaglifo; ambientes ecológicos; reconhecimento; valência emocional; precisão