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Forças de Caráter e Maturidade para Escolha Profissional no Ensino Médio Integrado

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar o impacto da variável explicativa Forças de Caráter na variável critério Maturidade para a Escolha Profissional e comparar o comportamento das variáveis por sexo e tipo de instituição. Participaram 350 estudantes do ensino médio integrado de diferentes cursos, sendo 204 de uma escola pública, com idade entre 14 e 20 anos (M = 16,68; DP = 0,94) e 126 de uma particular, com idade entre (M = 16,5; DP = 0,85). Utilizou-se a Escala de Forças e Virtudes e a Escala de Maturidade para Escolha Profissional. Os resultados apontaram diferenças para o sexo feminino nos fatores Determinação, Responsabilidade e Independência e entre instituição pública e privada para Independência e Conhecimento da Realidade. Foi encontrada correlação não linear e uma relação de dependência entre as variáveis testadas. Estudo prospectivo pode investigar o comportamento das variáveis em ingressantes e veteranos ao longo do ensino médio integrado.

Palavras-chave:
Psicologia positiva; maturidade profissional; ensino médio

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