Iskender 2009 Turquia |
n = 268 estudantes (124 homens e 144 mulheres). Idade: M = 18,17 (DP = 1,22). Curso: Licenciatura e bacharelado em geral. Ano cursado: Não informado. Local. Universidade Pública em Sakarya na Turquia. |
Delineamento: Estudo transversal de caráter correlacional. Instrumentos: QS, SCS e MSLQ. Análises estatísticas: Análise inferencial; χ²; e Coeficiente de correlação de Pearson (p < 0.001). |
Cabral et al. 2017 Portugal |
n = 662 estudantes (34,6% homens e 65,4% mulheres). Idade: M = 21,86 anos (DP = 4,86). Curso: Licenciatura em geral. Ano cursado: 1º ao 3º. Local. Universidade Pública em Açores em Portugal. |
Delineamento: Estudo transversal de caráter correlacional. Instrumentos: QS, FSCRS e QVA-r. Análises estatísticas: Análise univariada (frequências, medidas de tendência central e dispersão); a análises bivariadas (coeficiente de correlação de Pearson, χ² e V de Cramer); e a comparações de grupo [teste t de Student e tabelas de contigência] (p < 0.001). |
Dundas et al. 2017 Noruega |
n = 158 estudantes (85% mulheres) [grupo 1 = grupo de intervenção e grupo 2 = grupo lista de espera]. Idade: M = 25,0 anos (DP = 4,9). Curso: Licenciatura e bacharelado em geral. Ano cursado: Não informado. Local. Universidades Públicas e Privadas da Noruega. |
Delineamento: Pesquisa experimental (Ensaio Clínico Randomizado). Intervenção: MBCT em sessões de 90 minutos, em um período de 3 semanas. Instrumentos: PGIS, SCS e MDI. Análises estatísticas: Análise inferencial; correlação bivariada; e ANOVA (p < 0.001). |
Greeson et al. 2014 Estados Unidos |
n = 90 estudantes (50 de graduação, 40 de pós-graduação) Idade: M = 25,4 (DP = 5,7). Curso: Licenciatura, bacharelado e mestrado em geral. Ano cursado: graduação (1º ao 5º); pós-graduação (2º). Local: Serviço de Aconselhamento Psicológico de uma Universidade dos Estados Unidos Privada. |
Delineamento: Pesquisa experimental (Ensaio Clínico Randomizado). Intervenção: MBSR (As aulas incluem de 12 a 14 alunos por sala ministradas por 1 ou 2 professores) em sessões de 75 minutos, em um período de 4 semanas. Instrumentos: QS, PSS, CAMS-R, SCS e GQ-6. Análises estatísticas: Análise inferencial; χ²; e ANOVA (p < 0.001). |
Danilewitz et al. 2016 Canadá |
n = 30 estudantes (N = 22; 73,3% mulheres). Idade: Não informada. Curso: Medicina. Ano cursado: Não informado. Local: Universidade Pública de Ottawa no Canadá. |
Delineamento: Pesquisa quase-experimental. Intervenção: TMC em sessões de 1-1,5 horas, em um período de 8 semanas. Instrumentos: DASS-21, FFMQ e SCS. Análises estatísticas: Análise descritiva; teste t de Student; e ANCOVA (p < 0.05). |
Autoria/Ano/País
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População e suas características
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Delineamento/Instrumentos e(ou) Intervenção/Análises estatísticas
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Satici et al. 2015 Turquia |
n = 268 estudantes (124 homens e 144 mulheres). Idade: M = 18,17 (DP = 1,22). Curso: Licenciatura e bacharelado em geral. Ano cursado: Não informado. Local. Universidade Pública em Sakarya na Turquia. |
Delineamento: Estudo transversal de caráter correlacional. Instrumentos: QS, ELES e SCS. Análises estatísticas: Análise multivariada, coeficiente de correlação de Pearson, modelagem por equações estruturais e distância de Mahalanobis (p < 0.01). |
Alquwez et al. 2021 Arábia Saudita |
n = 961 estudantes (461 homens e 500 mulheres). Idade: M = 22,27 (DP = 3,19). Curso: Enfermagem. Ano cursado: 1º ao 4º. Local. Universidades Públicas e Privadas da Arábia Saudita. |
Delineamento: Estudo transversal de caráter descritivo. Instrumentos: QS, SCS, CBI, CCS e CBI-16-A. Análises estatísticas: Análise descritiva, teste t de Student, ANOVA One-Way, teste de Tukey e coeficiente de correlação de Pearson (p < 0.001). |
El-Masri e El-Monshed 2021 Egito |
n = 249 estudantes (62,65% homens). Idade: M = 21.79 (DP = 5,3). Curso: Odontologia. Ano cursado: Não informado. Local. Universidade particular no Egito. |
Delineamento: Estudo transversal de caráter correlacional. Instrumentos: QS, SBQ-R, SCS-SF e RSES. Análises estatísticas: Análise descritiva (frequências, média e DP) e coeficiente de correlação de Pearson (p < 0.05). |
Bellosta-Batalla et al. 2017 Espanha |
n = 23 estudantes (grupo experimental = 14 e grupo controle = 9). Idade: M = 21,22 (DP = 6,38). Curso: Licenciatura e bacharelado em geral. Ano cursado: 1º. Local: Universidade Pública em Valência na Espanha. |
Delineamento: Pesquisa quase-experimental. Intervenção: LKMem sessões de 2 horas, em um período de 4 semanas. Instrumentos: QS, FFMQ, SCS e TTCT. Análises estatísticas: χ²; correção de Bonferroni e ANOVA (p < 0.001). |