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Resiliência, Bem-Estar Subjetivo e Fatores de Risco e Proteção em Estudantes Universitários

Resilience, Subjective Well-Being and Risk and Protection Factors in College Students

Resiliencia, Bienestar Subjetivo y Factores de Riesgo y Protección en Estudiantes Universitarios

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar possíveis correlações entre fatores de risco e proteção, bem-estar subjetivo e resiliência em universitários. A amostra totalizou 412 estudantes. Foram aplicados: questionário sociodemográfico, a Escala de Bem-Estar Subjetivo Escolar (EBESE), a Escala de Resiliência de Wagnild e Young e a Escala de Fatores de Risco e Proteção no Ambiente Universitário. Como resultados, destacam-se correlações entre relacionamento com professores, satisfação com o curso e afetos positivos na universidade (r 2 = 0,34) e com satisfação com a universidade (r 2 = 0,25); resolução de ações e valores com afetos positivos na universidade (r 2 = 0,32) e satisfação com desempenho acadêmico e administração do tempo (r 2 = 0,27). Os achados sugerem que ações nas universidades que favoreçam a qualidade da relação entre docentes e discentes podem ser imprescindíveis para que os estudantes vivenciem níveis favoráveis de satisfação com o curso e vislumbrem perspectivas positivas de futuro profissional.

Palavras-chave:
Resiliência; ensino superior; fatores de risco

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