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Medicalização Escolar em Periódicos de Psicologia e Educação no Triênio 2010-2012

Medicalization of Education in Journal of Psychology and Education in Triennium 2010-2012

Medicalización Escolar en Periódicos de Psicología y Educación en el Trienio 2010-2012

Resumo

O artigo apresenta uma análise da produção científica sobre a medicalização da educação. Teve como objetivo identificar a presença de posicionamentos críticos e não críticos nos estudos, adotando como críticas as concepções que não reduzem a complexidade humana a características individuais e/ou biológicas e que evidenciam a essência dos processos históricos e compromissos sociais assumidos pelo conhecimento científico. Foram selecionados sessenta e um artigos, publicados entre 2010-2012 em periódicos com qualificação A1, A2 e B1 nas áreas de Psicologia e Educação, que apresentavam como escopo as denominadas dificuldades escolares e elementos correlatos à medicalização da educação. A análise empregou categorias que consideraram o viés crítico ou acrítico, explicitados por meio do aporte teórico que definiu o objeto de estudo, dos instrumentos e procedimentos metodológicos utilizados. Os resultados indicaram um número reduzido de estudos críticos, requerendo a necessidade de novas pesquisas que contribuam para a superação de concepções e práticas medicalizantes.

Palavras-chave:
estado da arte; psicologia; educação; medicalização

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