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Invariância entre Sexo, Escola e Nível Educacional da EABAP

Resumo

A Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) apresenta evidências de validade estrutural e validade externa para avaliar a abordagem profunda e superficial de estudantes do ensino fundamental II e ensino médio. Não obstante, essas evidências são sustentadas apenas por participantes de uma escola. O presente estudo avalia a generalidade da EABAP, verificando por meio da análise fatorial confirmatória multigrupo se essa escala é invariante para a variável sexo, tipo de escola e nível educacional. A amostra foi composta por 2.148 estudantes do ensino fundamental II, ensino médio e ensino superior, oriundos de escolas públicas e particulares. Os resultados indicam invariância configural, métrica e escalar parcial para a variável sexo; invariância configural, métrica parcial e escalar parcial para a variável nível educacional; e invariância configural, métrica parcial e escalar para a variável tipo de escola. Conclui-se que é possível comparar médias das variáveis latentes mensuradas pela EABAP nos grupos analisados nesta amostra.

Palavras-chave:
Validade; testes psicológicos; psicologia educacional

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