Coping é um construto multidimensional relativo às formas como as pessoas lidam com situações estressantes. Diversas pesquisas assinalam a importância dessas "respostas de enfrentamento". Este estudo visa verificar os índices de consistência interna e fatorial confirmatórios do Inventário Multifatorial de Coping para Adolescentes (IMCA-43). Assim, a coleta de dados foi realizada mediante aplicações coletivas, em sala de aula, em uma amostra de 285 estudantes do ensino fundamental e médio, de ambos os sexos e com idades variando de 13 a 18 anos. Os resultados dos índices alfa de Cronbach (0,71 a 0,89) foram satisfatórios. A adequação aos modelos tridimensional (x2/gl = 2,85; GFI = 0,757; AGFI = 0,724; RMSEA = 0,081) tetradimensional (x2/gl = 2,44; GFI = 0,724; AGFI = 0,695; RMSEA = 0,071) e pentadimensional (x2/gl = 2,32; GFI = 0,750; AGFI = 0,723; RMSEA = 0,068) é pouco recomendada. Os resultados indicam serem necessárias pesquisas continuadas a fim de melhorar certas qualidades métricas deste instrumento.
Coping; Avaliação; Estudantes; Validação; Psicometria