Este estudo verificou a relação existente entre leitura e escrita de estudantes de ensino fundamental, bem como buscou por evidências de validade convergente-discriminante e de critério concorrente entre os instrumentos empregados. Participaram 519 estudantes, ambos os sexos, entre 7 e 10 anos (M=9,66; DP=1,5), do segundo ao quinto ano de escolas públicas de uma cidade do Recôncavo da Bahia. Os instrumentos aplicados, coletivamente, foram um questionário de identificação dos sujeitos, a técnica de Cloze, a Escala de Avaliação da Escrita (EAVE) e o Reconhecimento de Palavras (EREP). Foi possível constatar validade de construto convergente-discriminante entre os instrumentos, sendo que o Cloze mostrou-se sensível para captar a relação existente entre a aprendizagem da escrita e a compreensão em leitura. Os alunos com baixo desempenho na leitura foram os com pior desempenho na escrita, abarcando uma evidência de validade de critério concorrente para os instrumentos empregados.
Lectoescrita; Ensino fundamental; Avaliação psicoeducacional