Open-access Investigaciones en Psicología Positiva: una Revisión Sistemática de la Literatura

pusf Psico-USF Psico-USF 1413-8271 Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia La Psicología Positiva aborda la potencialidad y las virtudes humanas, a diferencia de la Psicología tradicional que hasta fines de los años 90, consideraba principalmente los temas de cura y reparación de daños. El objetivo de este estudio, a través de una revisión sistemática de la literatura, fue presentar el perfil de estudios brasileños en Psicología Positiva. Por medio del aumento de los estudios publicados se observa que la Psicología Positiva en Brasil está en fase de expansión. Sin embargo, a pesar de los grandes avances, la literatura nacional sobre el tema todavía presenta brechas importantes a ser consideradas, especialmente en relación a las intervenciones volcadas para la Psicología Positiva. Introdução A Psicologia Positiva, considerada como uma nova perspectiva no campo das ciências, tem sua origem controversa e parece estar relacionada com o início dos estudos sobre bem-estar subjetivo. Pereira (1997), em um panorama histórico-conceitual, aponta que essa abordagem teve início com os estudos de Terman, Jung e Watson, por volta da década de 1930. Nesse mesmo contexto, a Organização das Nações Unidas, por volta da década de 1950, passou a considerar, de maneira mais efetiva, outros níveis da vida das comunidades, como a qualidade de vida, a felicidade e o bem-estar (Pereira, 1997). O termo "Psicologia Positiva" foi referido pela primeira vez por Maslow em 1954, em seus estudos sobre motivação e personalidade (Snyder & Lopez, 2009). Porém, foi no final dos anos 1990 que Martin Seligman, nos Estados Unidos, legitima a utilização desse termo para denotar uma abordagem teórica proposta para a compreensão do ser humano, criando uma área específica de estudos junto à American Psychological Association (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000). Seligman e Csikszentmihalyi (2000), em um artigo intitulado Positive Psychology: an introduction, sugerem que o campo da Psicologia, até o fim dos anos 90, considerava, prioritariamente, as questões de cura e reparo de danos, e apontam que atributos, como esperança, sabedoria, criatividade, coragem, espiritualidade, responsabilidade e perseverança estavam sendo ignorados pelos profissionais e pesquisadores da área. Citando essa lacuna no conhecimento, os mesmos autores sugeriram que, no século que se iniciava, os pesquisadores deveriam considerar, também, as forças e virtudes do indivíduo. Assim, para Seligman e Csikszentmihalyi (2000), Psicologia Positiva é o estudo dos sentimentos, emoções, instituições e comportamentos positivos que têm a felicidade humana como seu objetivo final. Para (Snyder e Lopez 2009, p. 17), Psicologia Positiva é a abordagem científica e aplicada para descobrir os pontos fortes das pessoas e promover o seu funcionamento positivo. Ainda, de acordo com esses autores, a ciência e a prática da Psicologia Positiva são direcionados para a identificação e compreensão das qualidades humanas e virtudes, bem como para promoção de condições para que as pessoas tenham uma vida mais feliz e mais produtiva. A partir dessa perspectiva, o significado da felicidade não é entendida como algo fugaz e flutuante, mas como um sentimento relativamente permanente experimentado ao longo do tempo (Scorsolini-Comin, Fontaine, Koller, & Santos, 2013). No ano de 2002, dando seguimento aos estudos voltados aos aspectos positivos dos indivíduos, Martin Selignam, em um documento intitulado Handbook of positive psychology (Seligman, 2002), refere que a Psicologia, portanto, deveria passar a ser vista, não apenas como o estudo da doença e dos danos, mas também de construtos, como a educação, o discernimento e o amor. O olhar, na Psicologia Positiva, deveria estar voltado, ainda, aos processos cognitivos e emocionais que facilitam mudanças comportamentais e o surgimento de estratégias de coping, além da promoção das potencialidades de cada sujeito (Barros, Martín, & Pinto, 2010). Nesse contexto, em seu primeiro livro sobre o tema, traduzido para o português com o título "Felicidade autêntica: usando a nova Psicologia Positiva para a realização permanente", Seligman (2004) salienta que a Psicologia Positiva se sustenta sobre três pilares principais, a saber: o estudo da emoção positiva, dos traços ou qualidades positivas e das instituições positivas (como a democracia, a família e a liberdade). No ano de 2011, um segundo livro foi publicado pelo mesmo autor, com o título "Florescer", do inglês Flourish. Nesse livro, considera-se que o tema principal da Psicologia Positiva é o bem-estar, e que o principal critério para mensurar esse construto é o "florescimento", sendo objetivo, das pesquisas e dos profissionais, aumentá-lo (Seligman, 2011). Desde então, houve um aumento do interesse acadêmico e um emergente crescimento da Psicologia Positiva. Hart e Sasso (2011), mapeando os contornos da Psicologia Positiva contemporânea, relatam um extraordinário crescimento na última década. Os autores, ainda, confirmam que os estudiosos nessa área têm dedicado a maior parte de sua atenção para dois dos três "pilares" da Psicologia Positiva, como proposto por Seligman e Csikszentmihalyi (2000): (1) o estudo da experiência subjetiva positiva e (2) as características pessoais positivas. Embora o interesse em instituições positivas ainda seja escasso, há a preocupação crescente com os temas da resiliência e da eudaimonia. O Brasil, também, apresenta a Psicologia Positiva como um campo em expansão (Pureza, Kuhn, Castro, & Lisboa, 2012). Em contexto nacional, o estudo da Psicologia Positiva teve seu início por meio de pesquisas sobre a resiliência e a vulnerabilidade dos sujeitos. O crescimento da área, também, foi marcado pela criação da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL) em 2010 (Pureza et al., 2010) e da Associação Brasileira de Psicologia Positiva - ABP+, fundada em 2013. Atualmente, pode-se afirmar que as pesquisas na área apresentam um crescente aumento, tanto em quantidade, quanto em qualidade (Araujo, 2013). O número de trabalhos, especialmente, aqueles com desenho metodológico teórico, como as revisões sistemáticas e integrativas, tem aumentado (Scorsolini-Comin & Santos, 2010). Considerando as constatações mencionadas, é objeto do presente estudo, por meio de uma revisão sistemática da literatura, apresentar o perfil dos estudos nacionais, voltados aos temas relacionados à Psicologia Positiva, demonstrando a evolução dessa área do conhecimento e as lacunas nos estudos. Método Estratégia de Pesquisa Foram pesquisadas as seguintes bases de dados eletrônicas, tendo como período janeiro de 1980 até outubro de 2014: MEDLINE (acessado pelo PubMed), LILACS, Psycinfo, SciELO, Scopus, Banco de Teses da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação do Ministério da Educação do Brasil), além de referências adicionais que constavam na seção de referências bibliográficas dos estudos incluídos. Os termos de busca utilizados foram "Positive Psychology" e "Brazil", em português, inglês e espanhol e seus entre termos. Foram incluídos todos os estudos que tratavam sobre temas relacionados com construtos da Psicologia Positiva e que eram realizados no Brasil. Todos aqueles estudos que não apresentavam definição clara do conceito de Psicologia Positiva, que não definiam claramente o local de realização do estudo ou não contemplavam atributos dessa linha da Psicologia foram excluídos. Devido ao ineditismo e especificidade do evento, foram considerados também os anais do I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, ocorrido em outubro de 2014, em Porto Alegre, RS. Análise dos Dados Os títulos e resumos de todos os artigos identificados pela estratégia de busca foram avaliados por dois pesquisadores independentes. Todos os resumos que não forneceram informações suficientes em relação aos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados para avaliação do texto integral. No estágio do texto integral, dois revisores independentes avaliaram os artigos completos e realizaram suas seleções de acordo com os critérios de elegibilidade. Após, foi realizada a coleta de dados no que diz respeito às características metodológicas, intervenções e desfechos dos estudos utilizando formulários padronizados criados especificamente para o presente estudo. As discordâncias, em todas as fases do processo de seleção, foram resolvidas por consenso entre os pesquisadores. Um terceiro revisor participou da etapa de decisão final sobre a elegibilidade de cada estudo. A análise dos estudos e dos resultados foi descritiva e as principais características dos estudos incluídos foram relatadas. Cabe ressaltar que, em relação aos anais do I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, a análise dos dados se deu até a etapa de leitura dos resumos, já que não foram apresentados textos completos. Resultados Como resultado da busca inicial, foram identificados 42 estudos. Desses, 29 eram artigos oriundos das bases de dados pesquisadas, 12 eram dissertações de mestrado e o último era uma tese de doutorado. Ao final, foram incluídos 16 artigos das bases de dados, todas as dissertações e a tese (Figura 1). Os artigos excluídos tiveram como razão o fato de não apresentarem, de forma clara e confiável, a metodologia ou o local de estudo, ou não contemplarem o tema proposto pela presente revisão. Na Figura 1, observa-se o diagrama de seleção dos estudos incluídos nesta revisão. Figura 1 Fluxograma de seleção dos estudos completos incluídos. Todos os estudos incluídos foram publicados em português brasileiro, inglês ou espanhol, em periódicos nacionais e internacionais. Nenhuma das revistas apresentou fator de impacto. Em relação ao ano de publicação dos artigos encontrados nas bases de dados, observa-se que estiveram entre 2012 e 2013, com maior frequência de publicação no ano de 2013 (n = 4; 25%). As dissertações e tese, por sua vez, dataram apenas dos anos de 2011 e 2012. Os estudos foram divididos, na presente revisão, em relação aos seus desenhos metodológicos. Observou-se que a maior parte dos artigos apresentava-se com desenho teórico (43,7%), incluindo revisões de literatura, revisões sistemáticas e revisões integrativas (Tabela 1). Estudos transversais (18,7%) (Tabela 2) e psicométricos (25%) (Tabela 3) também foram frequentes na amostra desta revisão. O delineamento com menor frequência de uso nos estudos incluídos foi o qualitativo (12,5%) (Tabela 4). As dissertações e tese tiveram, como principal delineamento, o método transversal (54% dos estudos), seguido do qualitativo (31%). Tabela 1 Características dos Estudos Teóricos Autores e ano Tipo de publicação Periódico (fator de impacto) ou local de origem Delineamento Construto avaliado Neri (2002) artigo Revista Latinoamericana de Psicologia (nc) revisão sistemática Bem-estar subjetivo Passareli e Silva (2007) artigo Estudos de Psicologia - Campinas (nc) revisão de literatura Bemestar Paludo e Koller, (2007) artigo Paidéia (nc) revisão de literatura Psicologia Positiva Scorsolini-Comin e Santos (2010) artigo Psicologia Reflexão e Crítica (nc) revisão integrativa Avaliação em Psicologia Positiva Garcia-Santos et al. (2012) artigo Paidéia (nc) revisão de literatura Excelência humana Scorsolini-Comin, Fabio et al. (2013) artigo Psicologia: Reflexão e Crítica (nc) revisão de literatura Bem-estar Santos et al. (2013) artigo Clinical Practice & Epidemiology in Mental Health revisão Estratégias de Psicologia Positiva Oliveira (2012) dissertação UNB revisão sistemática Bem-estar Legenda: nc - não consta Tabela 2 Características dos Estudos Transversais Autores e ano Tipo de publicação Periódico (fator de impacto) ou local de origem Delineamento Construto avaliado Rodrigues & Silva (2010) artigo Psico-USF (nc) transversal Felicidade Scorsolini-Comin & Santos (2011) artigo Psicologia: Reflexão e Crítica (nc) transversal Bem-estar Alves et al. (2012) artigo Rev. Latino-Am. Enfermagem (nc) transversal Bem-estar Videira (2011) dissertação UMESP transversal Resiliência Alves (2011) dissertação UFU transversal Bem-estar no trabalho Onca (2011) dissertação UMESP transversal Resiliência Bonino (2012) dissertação UMESP transversal Capital psicologia, suporte social e adesão ao tratamento Pieroni (2012) dissertação UMESP transversal Resiliência Pinheiro (2011) dissertação PUCRS transversal Bem-estar Gottardo (2012) dissertação UNIVERSO transversal Bem-estar Legenda: nc - não consta Tabela 3 Características dos Estudos Psicométricos Autores e ano Tipo de publicação Periódico (fator de impacto) ou local de origem Delineamento Construto avaliado Pacico et al. (2011) artigo Psicologia: Reflexão e Crítica (nc) adaptação e validação Esperança Casas et al. (2011) artigo Child Ind Res (nc) teste de uso de escalas em conjunto e em diferentes países Bem-estar Pacico et al. (2013) artigo International Journal of Testing (nc) adaptação e validação Esperança Pacico et al. (2013) artigo Psicologia: Reflexão e Crítica (nc) adaptação e validação Esperança Bastianello (2011) dissertação UFRGS adaptação e validação Otimismo Legenda: nc - não consta Tabela 4 Características dos Estudos Qualitativos Autores e ano Tipo de publicação Periódico (fator de impacto) ou local de origem Delineamento Construto avaliado Lemos et al. (2009) artigo Ciência e Saúde Coletiva (nc) quantitativo e qualitativo fenomenológico Resiliência Noronha et al. (2012) artigo Psico-USF (nc) exploratório Afetos positivos e negativos Rocha (2011) dissertação UFMG qualitativo e quantitativo Análise de conteúdo embasada na Psicologia Positiva Klein (2011) tese FEUSP qualitativo e quantitativo Projetos de vida, escola Gomes (2012) dissertação PUCRS qualitativo Motivação Seibel (2012) dissertação UFRGS qualitativo Intervenção embasada na Psicologia Positiva Legenda: nc - não consta Construtos variados foram investigados nos artigos encontrados nas bases de dados pesquisadas. O mais frequente foi o bem-estar (35,5% dos estudos), seguido de esperança (18,7%), discussões teóricas sobre a Psicologia Positiva de forma geral (12,5%) e avaliação em Psicologia Positiva, excelência humana, felicidade, afetos positivos e negativos e resiliência, cada um com 6,2% dos artigos. Em relação às dissertações e tese, do total de 13, os construtos mais frequentes foram a resiliência (n = 3) e o bem-estar (n = 3). Em relação aos instrumentos utilizados pelos artigos incluídos nesta revisão, observou-se que escalas voltadas para a satisfação foram as mais utilizadas (incluindo diversos contextos, como satisfação de vida, no trabalho, conjugal e para estudantes). Foram incluídos, também, escalas de avaliação do bem-estar (subjetivo e disposicional), esperança, felicidade e autoestima. Para fins de análise da produção brasileira e visão das perspectivas futuras da produção nacional na área, foram considerados também os anais do I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, composto por 122 resumos voltados, especificamente, para o tema de forma geral ou de construtos específicos. Observou-se que a maior parte dos trabalhos apresentados estava relacionado com o bem-estar (14%), o otimismo (7%) e a criatividade (7%), em diversos contextos (desde organizacional até enfrentamento de doenças e eventos estressores). Pôde-se, ainda, observar também que construtos, como resiliência e esperança, foram estudados de maneira conjunta em diversos estudos teóricos e empíricos, havendo uma ampliação do escopo de investigação nos estudos mais atuais, o que é possivelmente relacionado à maior disponibilidade de instrumentos de avaliação de construtos da Psicologia Positiva. Discussão Como objetivo principal, a presente revisão considerou os estudos nacionais, publicados até então, de modo a possibilitar o traçado de um perfil dos estudos em Psicologia Positiva no Brasil, indexados nas bases de dados selecionadas, atualizando os dados das revisões elaboradas até o momento. A primeira revisão sobre a Psicologia Positiva desenvolvida no Brasil foi desenvolvida por Yunes (2003) sobre o fenômeno da resiliência vinculado ao movimento da Psicologia Positiva. Ainda, em 2003, Junqueira e Deslandes (2003) também discutiram o conceito de resiliência a partir de uma revisão crítica. Posteriormente, Paludo e Koller (2007)em um artigo intitulado "Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões" relataram que o primeiro manuscrito no Brasil, que avaliou um construto estudado pela Psicologia Positiva, foi de Hutz, Koller e Bandeira (1996), sobre a resiliência e vulnerabilidade em crianças em situação de risco. No entanto, na ocasião, os autores não a relacionavam diretamente com a Psicologia Positiva. Além disso, as revisões citadas anteriormente mostram em seus resultados a escassez de estudos nacionais voltados ao tema, visto que, por meio de uma busca com o termo "Psicologia Positiva", no Index Psi-Periódicos (www.bvs-psi.org.br), encontraram apenas uma referência. Além da revisão de Paludo e Koller (2007), outras três revisões foram publicadas no ano de 2007, representando a busca por mais informações dessa nova área. Objetivando estudar construtos específicos, Salvetti e Pimenta (2007) apresentaram uma revisão crítica da literatura sobre a crença de autoeficácia relacionada à dor crônica e sobre os métodos para sua avaliação. Passareli e Silva (2007) e Costa e Pereira (2007)descreveram uma das principais variáveis avaliadas em Psicologia Positiva - o bem-estar subjetivo -, também reconhecido como felicidade, segundo os autores na data da publicação (Passareli & Silva, 2007). Costa e Pereira (2007) depreenderam que o bem-estar subjetivo/felicidade pode ser percebido enquanto um traço, um estado ou "estar no controle de sua vida". Também, na presente revisão, observou-se que o bem-estar é um dos construtos mais estudados na área da Psicologia Positiva, já que a maioria dos trabalhos apresentou esse foco de estudo (37,5%). No entanto, esse conceito já se apresenta de forma mais ampla atualmente e, no último ano, Scorsolini-Comin, Fontaine, Koller e Santos (2013) relataram as mudanças paradigmáticas da teoria da Felicidade Autêntica (2002) para a teoria do Bem-Estar (2011), ambas desenvolvidas na Psicologia Positiva por Martin Seligman. A teoria do Bem-Estar acrescenta a realização e os relacionamentos interpessoais aos elementos já incluídos na primeira teoria (emoções positivas, engajamento, sentido), destacando que o bem-estar não dependeria apenas de aspectos individuais, mas de questões ligadas ao contexto e relacionamentos interpessoais. Enquanto a felicidade autêntica buscava a satisfação com a vida, o bem-estar almeja o florescimento, construto mais complexo e dinâmico. A teoria do Bem-Estar abre possibilidade de que se desenvolvam políticas públicas relacionadas à promoção da qualidade de vida, sem excluir a necessidade de constante revisão dessa abordagem (Scorsoline-Comin et al., 2013). Também no último ano, uma revisão sistemática elaborada por pesquisadores de diferentes países, incluindo duas pesquisadoras brasileiras, foi além das definições e reflexões sobre a Psicologia Positiva, avaliando o papel das emoções positivas e da Psicologia Positiva no tratamento da depressão. Nos 28 artigos incluídos na referida revisão, foram observadas melhoras significativas nos sinais e sintomas de depressão, após o uso de diferentes estratégias voltadas para a Psicologia Positiva, como o aumento de emoções positivas e desenvolvimento de forças pessoais (busca de direção, significado e compromisso para a vida) (Santos et al., 2013). Porém, antes de avaliar intervenções, percebe-se a necessidade de adaptação e validação de instrumentos para o contexto brasileiro e, no ano de 2010, Scorsoline-Comin e Santos apresentaram uma revisão integrativa da literatura voltada, exclusivamente, para os instrumentos de avaliação existentes no Brasil. Pelas bases LILACS e SciELO (1970-2008), encontraram apenas um instrumento desenvolvido em âmbito nacional, uma escala de bem-estar subjetivo inspirada em instrumentos internacionais para uma amostra específica (policiais militares do Distrito Federal) (Albuquerque & Tróccoli, 2004). Na presente revisão, foram encontrados quatro artigos (Pacico, Zanon, Bastianello, & Hutz, 2011; Casa et al., 2011; Pacico, Bastianello, Zanon, & Hutz, 2013a; Pacico, Bastianello, Zanon, Repport, & Hutz, 2013b) e uma dissertação (Bastianello, 2011) (Tabela 3) que realizaram adaptação e/ou validação de instrumentos para o contexto brasileiro. Esses estudos estiveram voltados, principalmente, para os construtos esperança, bem-estar e otimismo, demonstrando que há um crescimento considerável, desde a crítica de Scorsoline-Comin & Santos (2010). Além disso, percebe-se que houve publicações inicialmente teóricas sobre os construtos, posteriormente de validação e adaptação de instrumento e, mais recentemente, de intervenções baseadas nos instrumentos. Por fim, observa-se, na presente revisão, que os locais de maior concentração de realização de dissertações e teses voltadas para os temas da Psicologia Positiva são o Rio Grande do Sul e São Paulo, seguidos de Minas Gerais e Distrito Federal. Com relação a grupos de pesquisa no Brasil, destaca-se o Laboratório de Mensuração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pelo Professor Doutor Claudio Hutz, principal centro de pesquisa em Psicologia Positiva no País, produzindo sistematicamente instrumentos de avaliação e estudos teóricos e de aplicação (Hutz, 2014). Claudio Hutz preside atualmente a Associação Brasileira de Psicologia Positiva e presidiu o I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, ocorrido nos dias 8 a 10 de outubro na cidade de Porto Alegre - RS, do qual os anais foram descritos nos resultados da presente revisão. Esse evento destacou os avanços da Psicologia Positiva no Brasil, conforme a presente revisão pretende demonstrar. Analisando, sob o enfoque da Psicologia Positiva, as explicações dos pesquisadores da excelência humana sobre o que a promove e a mantém nos mais variados domínios de atuação, conclui-se que apreciar os construtos felicidade e bem-estar nas pessoas, suas causas e seus efeitos, é importante para a construção de estratégias psicológicas. Estas devem ser centradas naquilo que faz valer a pena viver, conferindo sentido e resultando em um funcionamento humano ótimo (Garcia-Santos, Almeida, & Werlang, 2012). Observou-se que esse intuito vem motivando pesquisadores brasileiros, visto o crescimento no número de publicações nos últimos anos, bem como a perspectiva de um crescimento ainda maior, o qual pode ser deduzido pelo aumento de dissertações e resumos e trabalhos apresentados no I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva. Conclusão Os artigos incluídos na presente revisão apontam para um crescente interesse, por parte dos pesquisadores, em entender essa nova área da Psicologia, constatado pelo grande número de estudos teóricos sobre o tema. É crescente, também, o esforço para adaptar e validar instrumentos para o contexto brasileiro e, mais recentemente, pela busca por avaliar intervenções na área. Corroborando os achados de revisões anteriores, a Psicologia Positiva no Brasil está em fase de expansão, mediante o aumento dos estudos publicados na área. O estudo dos aspectos positivos do ser humano tem se tornado foco de uma série de publicações nacionais, refletindo a mudança de perspectiva dos profissionais da área da saúde sobre seus pacientes. Apesar dos grandes avanços encontrados, a literatura nacional sobre o tema ainda apresenta lacunas importantes a serem sanadas, especialmente em relação às intervenções voltadas para a Psicologia Positiva. Observou-se, dentre os estudos incluídos e não incluídos na presente revisão, que muitos investigam construtos da Psicologia Positiva, mas não colocam esse termo como palavra-chave, o que dificulta a busca e o acesso a esses trabalhos. Cabe ressaltar ainda que o termo "Psicologia Positiva" ou "Positive Psychology", utilizado para a busca nas bases de dados, ainda não é contemplado no vocabulário estruturado DECS - Descritores em Ciências da Saúde da BIREME. Considerando que esse vocabulário foi criado para facilitar a uniformização na indexação de artigos, esse fato também pode se configurar como limitador da presente revisão. Sugere-se que mais estudos sejam desenvolvidos no Brasil, buscando esclarecer profundamente essa promissora área da Psicologia, bem como trazer para a realidade brasileira as tendências internacionais na área da Psicologia Positiva. Por fim, constatou-se, na presente revisão, que cronologicamente foram construídos primeiro estudos teóricos, seguidos daqueles voltados para a construção de instrumentos. Atualmente, tem-se observado esforços no sentido de produzir trabalhos com foco em intervenções em Psicologia Positiva. Apesar de o Brasil ainda não estar equiparado aos grandes centros de estudos na área, como nos EUA, demonstram-se as positivas perspectivas futuras nacionais na área. Albuquerque, A. S., & Tróccoli, B. T. (2004). Desenvolvimento de uma escala de bem-estar subjetivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 20(2), 153-164. Albuquerque A. S. Tróccoli B. T. 2004 Desenvolvimento de uma escala de bem-estar subjetivo Psicologia: Teoria e Pesquisa 20 2 153 164 Alves, P. C., Neves, V. F., Coleta, M. F. D., & Oliveira, A. F. (2012). Avaliação do bem-estar no trabalho entre profissionais de enfermagem de um hospital universitário. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 20(4), 0104-1169. Alves P. C. Neves V. F. Coleta M. F. D. Oliveira A. F. 2012 Avaliação do bem-estar no trabalho entre profissionais de enfermagem de um hospital universitário Revista Latino-Americana de Enfermagem 20 4 0104 1169 Alves, P. C. (2011). Impacto das percepções de suporte organizacional e social no trabalho sobre o bem-estar no trabalho da enfermagem (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia, MG. Alves P. C. 2011 Impacto das percepções de suporte organizacional e social no trabalho sobre o bem-estar no trabalho da enfermagem Dissertação de mestrado Universidade Federal de Uberlândia Uberlândia, MG Uberlândia, MG Araujo, L. F. de. (2013). A psicologia positiva como fomentadora do bem-estar e da felicidade. Psicologia em Estudo, 18(4), 753-755. Araujo L. F. de 2013 A psicologia positiva como fomentadora do bem-estar e da felicidade Psicologia em Estudo 18 4 753 755 Barros, R. M. A., Martín, J. I. G., & Pinto, J. F. V. C. (2010). Investigação e prática em psicologia positiva. Psicologia Ciência e Profissão, 30(2), 318-327. Barros R. M. A. Martín J. I. G. Pinto J. F. V. C. 2010 Investigação e prática em psicologia positiva Psicologia Ciência e Profissão 30 2 318 327 Bastianello, M. R. (2011). Adaptação e validação do teste para avaliação do otimismo LOT-R e suas relações com autoestima e personalidade (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Bastianello M. R. 2011 Adaptação e validação do teste para avaliação do otimismo LOT-R e suas relações com autoestima e personalidade Dissertação de mestrado Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS Porto Alegre, RS Bonino, M. C. P. (2012). O papel moderador do capital psicológico sobre a relação entre percepção de suporte social e adesão ao tratamento (Dissertação de mestrado). Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, SP. Bonino M. C. P. 2012 O papel moderador do capital psicológico sobre a relação entre percepção de suporte social e adesão ao tratamento Dissertação de mestrado Universidade Metodista de São Paulo São Paulo, SP São Paulo, SP Casas, F., Sarriera, J. C., Abs, D., Coenders, G., Alfaro, J., Saforcada, E., & Tonon, G. (2012). Subjective indicators of personal well-being among adolescents. Performance and results for different scales in latin-language speaking countries: A contribution to the international debate. Child Indicators Research, 5, 1-28. Casas F. Sarriera J. C. Abs D. Coenders G. Alfaro J. Saforcada E. Tonon G. 2012 Subjective indicators of personal well-being among adolescents. Performance and results for different scales in latin-language speaking countries: A contribution to the international debate Child Indicators Research 5 1 28 Costa, L. S. M., & Pereira, C. A. A. (2007). Bem-estar subjetivo: Aspectos conceituais. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 59, n. 1, 72-80. Costa L. S. M. Pereira C. A. A. 2007 Bem-estar subjetivo: Aspectos conceituais Arquivos Brasileiros de Psicologia 59 1 72 80 Garcia-Santos, S. C., Almeida, L. S., & Werlang, B. S. G. (2012). Excelência humana: A contribuição da personalidade. Paidéia, 22(52), 251-259. Garcia-Santos S. C. Almeida L. S. Werlang B. S. G. 2012 Excelência humana: A contribuição da personalidade Paidéia 22 52 251 259 Gomes, M. A. (2012). Estudantes universitários com dificuldades de aprendizagem: Como motivá-los? (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Poro Alegre, RS. Gomes M. A. 2012 Estudantes universitários com dificuldades de aprendizagem: Como motivá-los? Dissertação de mestrado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Poro Alegre, RS Poro Alegre, RS Gottardo, L. F. S. (2012). O impacto do suporte social e das avaliações autorreferentes sobre o bem-estar laboral (Dissertação de mestrado). Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, RJ. Gottardo L. F. S. 2012 O impacto do suporte social e das avaliações autorreferentes sobre o bem-estar laboral Dissertação de mestrado Universidade Salgado de Oliveira Niterói, RJ Niterói, RJ Hart, K. E., & Sasso, T. (2011). Mapping the contours of contemporary positive psychology. Canadian Psychology, 52(2), 82-92. Hart K. E. Sasso T. 2011 Mapping the contours of contemporary positive psychology Canadian Psychology 52 2 82 92 Hutz, C. S., Koller, S. H., & Bandeira, D. R. (1996). Resiliência e vulnerabilidade em crianças em situação de risco. Coletâneas da ANPEPP, 1(12), 79-86. Hutz C. S. Koller S. H. Bandeira D. R. 1996 Resiliência e vulnerabilidade em crianças em situação de risco Coletâneas da ANPEPP 1 12 79 86 Hutz, C. S. (2014). Avaliação em psicologia positiva. Porto Alegre, RS: Artmed. Hutz C. S. 2014 Avaliação em psicologia positiva Porto Alegre, RS Artmed Junqueira, M. F. P. S., & Deslandes S. F. (2003). Resiliência e maus-tratos à criança. Cadernos de Saúde Pública, 19(1), 227-235. Junqueira M. F. P. S. Deslandes S. F. 2003 Resiliência e maus-tratos à criança Cadernos de Saúde Pública 19 1 227 235 Klein, A. M. (2011). Projetos de vida e escola: A percepção de estudantes do ensino médio sobre a contribuição das experiências escolares aos seus projetos de vida (Tese de doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Klein A. M. 2011 Projetos de vida e escola: A percepção de estudantes do ensino médio sobre a contribuição das experiências escolares aos seus projetos de vida Tese de doutorado Universidade de São Paulo São Paulo, SP São Paulo, SP Lemos, P. M., & Cavalcante Júnior, F. S. (2009). Psicologia de orientação positiva: Uma proposta de intervenção no trabalho com grupos em saúde mental. Ciência & Saúde Coletiva, 14(1), 233-242. Lemos P. M. Cavalcante F. S. Júnior 2009 Psicologia de orientação positiva: Uma proposta de intervenção no trabalho com grupos em saúde mental Ciência & Saúde Coletiva 14 1 233 242 Neri, L. A. (2002). Bienestar subjetivo en la vida adulta y en la vejez: Hacia una psicologia positiva en America Latina/Subjetive well-being in adulthood and old age: toward a positive psychology in Latin America. Revista Latinoamericana de Psicologia, 34(1/2), 55-74. Neri L. A. 2002 Bienestar subjetivo en la vida adulta y en la vejez: Hacia una psicologia positiva en America Latina/Subjetive well-being in adulthood and old age: toward a positive psychology in Latin America Revista Latinoamericana de Psicologia 34 1/2 55 74 Noronha, A. P. P., & Mansão, C. S. M. (2012). Interesses profissionais e afetos positivos e negativos: Estudo exploratório com estudantes de ensino médio. Psico-USF, 17(2), 323-331. Noronha A. P. P. Mansão C. S. M. 2012 Interesses profissionais e afetos positivos e negativos: Estudo exploratório com estudantes de ensino médio Psico-USF 17 2 323 331 Oliveira, S. A. Prevenção em saúde mental no Brasil na perspectiva da literatura e de especialistas da área (Dissertação de mestrado). Universidade de Brasília. Brasília, 2012. Oliveira S. A. Prevenção em saúde mental no Brasil na perspectiva da literatura e de especialistas da área Dissertação de mestrado Universidade de Brasília Brasília 2012 Onca, S. S. (2011). Resiliência em trabalhadores: Impacto da autoeficácia e da percepção de suporte social (Dissertação de mestrado). Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, SP. Onca S. S. 2011 Resiliência em trabalhadores: Impacto da autoeficácia e da percepção de suporte social Dissertação de mestrado Universidade Metodista de São Paulo São Paulo, SP São Paulo, SP Pacico, J. C., Bastianello, M. R., Zanon, C., & Hutz, C. S. (2013a). Adaptation and validation of the dispositional hope scale for adolescents. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(3), 488-492. Pacico J. C. Bastianello M. R. Zanon C. Hutz C. S. 2013a Adaptation and validation of the dispositional hope scale for adolescents Psicologia: Reflexão e Crítica 26 3 488 492 Pacico, J. C., Zanon, C., Bastianello, M. R., & Hutz, C. S. (2011). Adaptation and validation of the hope index for Brazilian adolescents. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(4), 666-670. Pacico J. C. Zanon C. Bastianello M. R. Hutz C. S. 2011 Adaptation and validation of the hope index for Brazilian adolescents Psicologia: Reflexão e Crítica 24 4 666 670 Pacico, J. C., Bastianello, M. R., Zanon, C., Reppold, C. T., & Hutz, C. S. (2013). Adaptation and validation of the Brazilian version of the hope index. International Journal of Testing, 13(3), 666-670. Pacico J. C. Bastianello M. R. Zanon C. Reppold C. T. Hutz C. S. 2013 Adaptation and validation of the Brazilian version of the hope index International Journal of Testing 13 3 666 670 Paludo, S. S., & Koller, S. H. (2007). Psicologia positiva: Uma nova abordagem para antigas questões. Paidéia, 17(36), 9-20. Paludo S. S. Koller S. H. 2007 Psicologia positiva: Uma nova abordagem para antigas questões Paidéia 17 36 9 20 Passareli, P. M., & Silva, J. A. (2007). Psicologia positiva e o estudo do bem-estar subjetivo. Estudos de Psicologia, 24(4), 513-517. Passareli P. M. Silva J. A. 2007 Psicologia positiva e o estudo do bem-estar subjetivo Estudos de Psicologia 24 4 513 517 Pereira, C. A. A. (1997). Um panorama histórico-conceitual acerca das subdimensões de qualidade de vida e do bem-estar subjetivo. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 49(4), 32-48. Pereira C. A. A. 1997 Um panorama histórico-conceitual acerca das subdimensões de qualidade de vida e do bem-estar subjetivo Arquivos Brasileiros de Psicologia 49 4 32 48 Pieroni, J. M. (2012). Resiliência, valores humanos e percepção de suporte social em profissionais da saúde (Dissertação de mestrado). Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, SP. Pieroni J. M. 2012 Resiliência, valores humanos e percepção de suporte social em profissionais da saúde Dissertação de mestrado Universidade Metodista de São Paulo São Paulo, SP São Paulo, SP Pinheiro, L. B. (2011). O bem-estar na escola salesiana: Evidências da realidade (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Pinheiro L. B. 2011 O bem-estar na escola salesiana: Evidências da realidade Dissertação de mestrado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS Porto Alegre, RS Pureza, J. R., Kuhn, C. H. C., Castro, E. K., & Lisboa, C. S. M. (2012). Psicologia positiva no Brasil: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 8(2), 109-117. Pureza J. R. Kuhn C. H. C. Castro E. K. Lisboa C. S. M. 2012 Psicologia positiva no Brasil: Uma revisão sistemática da literatura Revista Brasileira de Terapias Cognitivas 8 2 109 117 Rocha, M. A. (2011). Psicologia e lazer: Um estudo sobre o tempo liberado da escola da infância contemporânea (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Rocha M. A. 2011 Psicologia e lazer: Um estudo sobre o tempo liberado da escola da infância contemporânea Dissertação de mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, MG Belo Horizonte, MG Rodrigues, A., & Silva, J. A. da (2010). O papel das características sociodemográficas na felicidade. Psico-USF, 15(1), 113-123. Rodrigues A. Silva J. A. da 2010 O papel das características sociodemográficas na felicidade Psico-USF 15 1 113 123 Salvetti, M .G., & Pimenta, C. A. M. (2007). Dor crônica e a crença de autoeficácia. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 41(1), 135-40. Salvetti M .G. Pimenta C. A. M. 2007 Dor crônica e a crença de autoeficácia Revista da Escola de Enfermagem da USP 41 1 135 140 Santos, V., Paes, F., Pereira, V., Arias-Carrión, O., Silva, A.C., Carta, M. G., Nardi, A.E., & Machado, S. (2013). The role of positive emotion and contributions of positive psychology in depression treatment: Systematic review. Clinical Practice & Epidemiology in Mental Health, 9, 221-237. Santos V. Paes F. Pereira V. Arias-Carrión O. Silva A.C. Carta M. G. Nardi A.E. Machado S. 2013 The role of positive emotion and contributions of positive psychology in depression treatment: Systematic review Clinical Practice & Epidemiology in Mental Health 9 221 237 Scorsolini-Comin, F., & Santos, M. A. dos (2010). Psicologia positiva e os instrumentos de avaliação no contexto brasileiro. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(3), 440-448. Scorsolini-Comin F. Santos M. A. dos 2010 Psicologia positiva e os instrumentos de avaliação no contexto brasileiro Psicologia: Reflexão e Crítica 23 3 440 448 Scorsolini-Comin, F., Fontaine, A. M. G. V., Koller, S. H., & Santos, M. A. (2013). From authentic happiness to well-being: The flourishing of positive psychology. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(4), 663-670. Scorsolini-Comin F. Fontaine A. M. G. V. Koller S. H. Santos M. A. 2013 From authentic happiness to well-being: The flourishing of positive psychology Psicologia: Reflexão e Crítica 26 4 663 670 Scorsolini-Comin, F., & Santos, M. A. dos (2011). Relações entre bem-estar subjetivo e satisfação conjugal na abordagem da psicologia positiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(4), 658-665. Scorsolini-Comin F. Santos M. A. dos 2011 Relações entre bem-estar subjetivo e satisfação conjugal na abordagem da psicologia positiva Psicologia: Reflexão e Crítica 24 4 658 665 Seligman, M. E. P. (2002). Positive psychology, positive prevention, and positive therapy. In C. R. Snyder & S. L. Lopez. (Eds.) Handbook of positive psychology. New York: Oxford University Press. Seligman M. E. P. 2002 Positive psychology, positive prevention, and positive therapy Snyder C. R. Lopez S. L. Handbook of positive psychology New York Oxford University Press Seligman, M. E., & Csikszentmihalyi, M. (2000). Positive psychology. An introduction. American Psychologist, 55(1), 5-14. Seligman M. E. Csikszentmihalyi M. 2000 Positive psychology. An introduction American Psychologist 55 1 5 14 Seligman, M. E. (2004). Felicidade autêntica: Usando a nova psicologia positiva para a realização permanente. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva. Seligman M. E. 2004 Felicidade autêntica: Usando a nova psicologia positiva para a realização permanente Rio de Janeiro, RJ Objetiva Seligman, M. E. (2011). Florescer: Uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva. Seligman M. E. 2011 Florescer: Uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar Rio de Janeiro, RJ Objetiva Snyder, C. R., & Lopez, S. J. (2009). Psicologia positiva: Uma abordagem científica e prática das qualidades humanas (R. C. Costa, Trad.). São Paulo, SP: Artmed. Snyder C. R. Lopez S. J. 2009 Psicologia positiva: Uma abordagem científica e prática das qualidades humanas Costa R. C. São Paulo, SP Artmed Videira, E. R. (2011). Impacto do conflito intragrupal, do suporte social no trabalho e do autoconceito profissional sobre a resiliência: Um estudo com policiais militares (Dissertação de mestrado). Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo. Videira E. R. 2011 Impacto do conflito intragrupal, do suporte social no trabalho e do autoconceito profissional sobre a resiliência: Um estudo com policiais militares Dissertação de mestrado Universidade Metodista de São Paulo São Paulo Yunes, M. A. M. (2003). Psicologia positiva e resiliência: O foco no indivíduo e na família. Psicologia em Estudo, 8, 75-84. Yunes M. A. M. 2003 Psicologia positiva e resiliência: O foco no indivíduo e na família Psicologia em Estudo 8 75 84 Nota das autoras: Os autores agradecem a CAPES, CNPq e FAPERGS.
location_on
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro