Este estudo objetivou analisar as relações entre interesses, personalidade e inteligência em adolescentes. Participaram 211 alunos do ensino médio do estado do Paraná, com média de idade de 16,5 (DP=0,5). Foram utilizadas a Escala de Aconselhamento Profissional e o Self Directed Search para medida dos interesses; a Bateria Fatorial de Personalidade e a Bateria de Provas de Raciocínio. Foi realizada uma análise fatorial com os escores dos quatro testes supracitados, e uma solução de seis fatores indicou maior coerência teórica e prática para compreender as associações entre traços de personalidade, interesses e habilidades cognitivas. Os escores de interesse nos dois testes estiveram mais relacionados, juntamente com alguns fatores de personalidade, com exceção dos traços neuroticismo e realização, enquanto as provas de inteligência não se agruparam com interesses ou personalidade. Discute-se a utilidade de testes que medem os construtos interesses, personalidade e inteligência em orientação profissional.
avaliação psicológica; orientação vocacional; traços de personalidade; interesses profissionais; inteligência