Acessibilidade / Reportar erro

Otimismo, autoestima e personalidade: estudos de adaptação e validação brasileira do Revised Life Orientation Test (LOT-R)

O otimismo pode ser definido em termos de expectativas positivas e negativas com relação a eventos de vida futuros. Os objetivos deste estudo foram adaptar e validar o Revised Life Orientation Test (LOT-R) para a população brasileira, verificar suas características psicométricas e avaliar se existem diferenças de sexo. Também investigou as correlações entre otimismo, autoestima e personalidade. O LOT-R foi traduzido e submetido a uma backtranslation. Participaram do estudo 844 universitários de duas universidades públicas do sul do Brasil, que responderam aos seguintes instrumentos: LOT-R, Escala de Autoestima de Rosenberg e Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). análise fatorial extraiu um único fator, corroborando os achados da escala original e indicando que otimismo e pessimismo são, provavelmente, polos opostos de um mesmo continuum. Os resultados demonstram correlação positiva entre autoestima e otimismo na orientação para a vida, e correlação negativa entre otimismo e neuroticismo. Conclui-se que a versão da LOT-R apresenta características psicométricas adequadas e o instrumento encontra-se pronto para ser utilizado com a população brasileira.

Otimismo; LOT-R; Autoestima; Personalidade; Psicologia Positiva


Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br