1 |
T |
Brasil |
Peres, Simão, & Nasello (2007Peres, J. F. P., Simão, M. J. P., & Nasello, A. G. (2007). Espiritualidade, religiosidade e psicoterapia. Revista de Psiquiatria Clinica, 34(1), 136-145. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/acp/article/download/17129/19132 https://www.revistas.usp.br/acp/article/...
) |
Geral |
Discutir a integração das dimensões espirituais/religiosas na psicoterapia. |
2 |
T |
Chile |
Fernández, Mella, Chenevard, García, Cáceres, & Vergara (2008Fernández, P. M. S., Mella, M. F. R., Chenevard, C. L., García, A. E. E., Cáceres, D. I. E., & Vergara, P. A. M. (2008). Variables Inespecíficas en Psicoterapia. Terapia Psicológica, 26(1), 89-98. doi: 10.4067/S0718-48082008000100008 https://doi.org/10.4067/S0718-4808200800...
) |
Geral |
Apresentar uma sistematização teórica das variáveis não específicas (fatores comuns a todas as abordagens) intervenientes no processo psicoterapêutico (dentre elas, competências do terapeuta). |
3 |
RS |
Brasil |
Sartori, Del Prette, & Del Prette (2017Sartori, R. M., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Habilidades Sociais do terapeuta na formação da aliança psicoterapêutica : Estudo de revisão. Revista Brasileira de Psicoterapia, 19(2), 29-43. Recuperado de https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publisher.gn1.com.br/rbp.celg.org.br/pdf/v19n2a04.pdf https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publi...
) |
Geral |
Esclarecer as características dos psicoterapeutas favoráveis à formação e à manutenção da aliança, assim como, avaliar habilidades sociais que a literatura situa como parte desses requisitos. |
4 |
PC |
Brasil |
Freitas & Noronha (2007Freitas, F. A. D., & Noronha, A. P. P. (2007). Habilidades do psicoterapeuta segundo supervisores: Diferentes perspectivas. Psic: revista da Vetor Editora, 8(2), 159-166. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167673142007000200006 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?scr...
) |
ACP, Psicanálise e TCC |
Investigar as habilidades consideradas mais e menos importantes para os alunos-terapeutas, segundo os supervisores de diferentes perspectivas teóricas. |
5 |
RS |
Brasil |
Martins, Oliveira, Vasconcelos, & Carvalho (2018Martins, J. S., Oliveira, L. S., Vasconcelos, R. C. D. C., & Carvalho, A. L. N. (2018). Empatia e relação terapêutica na psicoterapia cognitiva: Uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas , 14(1), 50-56. doi: 10.5935/1808-5687.20180007 https://doi.org/10.5935/1808-5687.201800...
) |
TCC |
Traçar o panorama da produção em português de trabalhos acadêmicos sobre empatia e relação terapêutica, dando enfoque para a Terapia Cognitivo-Comportamental. |
6 |
PC |
Brasil |
Barletta, Delabrida, & Fonseca (2011Barletta, J. B., Delabrida, Z. N. C., & da Fonsêca, A. L. B. (2011). Conhecimento, habilidades e atitude em TCC: Percepção de terapeutas iniciantes. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 7(1), 21-29. doi: 10.5935/1808-5687.20110005 https://doi.org/10.5935/1808-5687.201100...
) |
TCC |
Descrever a percepção de 15 terapeutas iniciantes no último ano de graduação sobre seu próprio desenvolvimento em TCC. |
7 |
T |
Brasil |
Barletta, Fonseca, & Delabrida (2012Barletta, J. B., Fonseca, A. L. B. D., & Delabrida, Z. N. C. (2012). A importância da supervisão de estágio clínico para o desenvolvimento de competências em terapia cognitivo-comportamental. Psicologia: teoria e prática, 14(3), 153-167. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v14n3/v14n3a13.pdf http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v14n3/...
) |
TCC |
Discutir a importância da supervisão clínica como instrumento essencial para o desenvolvimento de competências terapêuticas em TCC em graduandos de Psicologia. |
8 |
PC |
Brasil |
Barletta, Fonseca, & Oliveira (2011) |
TCC |
Avaliar o uso da transcrição do atendimento e da observação em sala de espelho unilateral como estratégias para o treinamento e desenvolvimento de competência clínica em psicoterapia. |