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Relações entre Nível Socioeconômico, Atividades Extracurriculares e Alfabetização

Relations between Socioeconomic Status, Extracurricular Activities and Literacy

Las Relaciones entre el Nivel Socioeconómico, las Actividades Extracurriculares y la Alfabetización

Resumo

Este estudo investigou as implicações do nível socioeconômico (NSE) na alfabetização, na inserção de crianças em atividades oferecidas por organizações não governamentais (ONGs) e os impactos dessas ações no desempenho escolar. A amostra da pesquisa foi composta por 560 estudantes do segundo ano de escolarização de oito escolas municipais de Belo Horizonte (MG), sendo que 301 eram do sexo masculino e 259 do sexo feminino. Os dados utilizados foram os resultados da Provinha Brasil e os NSEs das escolas. Os resultados indicaram que a taxa de alunos alfabetizados não ultrapassou 62,00% do total da amostra, a interferência do NSE no rendimento acadêmico e na vinculação dos estudantes com as ONGs. Conclui-se que o NSE impacta no desempenho escolar no início da alfabetização, na busca das famílias por locais para deixar suas crianças em segurança, como as ONGs, e as ações dessas instituições influenciaram indiretamente o processo de alfabetização.

Palavras-chave:
nível socioeconômico; atividades extracurriculares; alfabetização; educação em tempo integral; organizações não governamentais

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