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Evidências de Validade da Escala RASH - Relação, Autonomia, Separação e Heteronomia em uma Amostra de Brasileiros e Norte Americanos

Evidenced of Validity of the RASH Scale - Relation, Autonomy, Separation and Heteronomy in a Sample of Brazilians and North Americans

Evidencias de Validez de la Escala RASH - Relación, Autonomía, Separación y Heteronomía en una Muestra de Brasileños y Norteamericanos

Resumo

A Escala RASH (relação, autonomia, separação e heteronomia) foi desenvolvida para investigar padrões de self em estudos transculturais. No presente estudo, foi realizada uma análise fatorial da escala RASH em amostras brasileiras e norte-americanas, com o objetivo de fornecer uma medida de quatro fatores com bons índices de ajuste. Buscou-se confirmar o padrão de self autônomo-relacionado nas duas amostras e também a relação entre o nível de escolaridade dos pais e tipos de valores que desejam para seus filhos. Coletou-se dados de 756 participantes (EUA, n = 519, Brasil, n = 237), pais ou responsáveis por alunos de 7 a 14 anos. Foram realizadas análise fatorial exploratória e confirmatória, medidas de invariância e estatísticas básicas como média, desvio padrão e correlação. Os resultados corroboram uma estrutura de quatro fatores do instrumento e os padrões autorrelatados nas duas culturas. O instrumento pode auxiliar em pesquisas transculturais sobre o desenvolvimento de valores e captar diferenças entre culturas.

Palavras-chave:
valores; análise fatorial; self; desenvolvimento moral

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