Integramos o conhecimento que os novos membros da equipa trazem do exterior. |
Integramos o conhecimento que os novos membros da equipe trazem de experiências externas à organização. |
Assistimos a conferências/seminários, lemos o que se publica e/ou contratamos especialistas externos à equipa. |
Buscamos conhecimentos produzidos fora da equipe (seminários, conferências, consultorias, leituras). |
Recolhemos novos dados, informação e conhecimento a partir da comunicação social (e.g., revistas de divulgação, televisão). |
Recolhemos novos dados, informação e conhecimento a partir dos meios de comunicação (revistas de divulgação, televisão, jornais). |
Recorremos a dados, informação e conhecimento sobre os nossos clientes externos. |
Recorremos a dados, informação e conhecimento sobre os nossos clientes. |
Recorremos a várias ferramentas (e.g., intranet, internet) para localizar o conhecimento que falta à nossa equipa. |
Recorremos a ferramentas (p. ex., intranet, internet) para localizar o conhecimento que falta a nossa equipe. |
Os membros da equipe partilham o “saber fazer” de cada um. |
Os membros da equipe partilham entre si suas habilidades. |
Acedemos a conhecimentos importantes em conversas ocasionais (e.g., quando nos cruzamos no corredor ou quando tomamos café). |
Conversamos sobre conhecimentos importantes mesmo em encontros ocasionais (p. ex. quando nos cruzamos no corredor ou tomamos café). |
Projectamos uma imagem da nossa equipa quando conversamos com os restantes colaboradores da empresa. |
Quando conversamos com os demais colaboradores da empresa passamos uma imagem da equipe que fazemos parte. |
Recuperamos o conhecimento que fomos organizando e armazenando ao longo do tempo. |
Resgatamos o conhecimento que fomos organizando e armazenando ao longo do tempo. |
Recuperamos modos de pensar e de agir que nos conduziram ao sucesso no passado. |
Resgatamos modos de pensar e agir que nos conduziram ao sucesso no passado. |
Recuperamos informação/conhecimento que está no site/intranet/manuais da empresa. |
Resgatamos conhecimento que está no site/intranet/manuais da empresa. |
Recuperamos soluções que foram validadas e armazenadas por nós no passado. |
Resgatamos soluções que foram validadas e armazenadas por nós no passado. |
Recuperamos as melhores práticas desenvolvidas pela nossa empresa. |
Resgatamos as melhores práticas desenvolvidas pela nossa empresa. |
Quando trabalhamos temos em conta o conhecimento do qual não estamos conscientes no momento. |
Quando trabalhamos utilizamos conhecimentos dos quais não estamos conscientes no momento. |
Executamos tarefas sem pensarmos no conhecimento que estamos a aplicar. |
Executamos tarefas sem pensarmos no conhecimento que estamos aplicando. |
Realizamos uma parte do nosso trabalho com base em conhecimento que surge automaticamente. |
Realizamos uma parte do nosso trabalho com base em conhecimento que surge automaticamente ou intuitivo. |
Quando trabalhamos temos em conta sem querer os valores da nossa equipe. |
Os valores da equipe são considerados, automaticamente, quando trabalhamos. |
O nosso conhecimento vê-se nos nossos produtos/serviços. |
O nosso conhecimento é demonstrado nos nossos produtos/serviços. |
O nosso líder incentiva, por palavras e actos, a partilha de conhecimento e de experiências. |
O nosso líder incentiva a partilha de conhecimento e de experiências. |
O nosso líder encoraja, por palavras e actos, uma comunicação aberta. |
O nosso líder encoraja uma comunicação aberta. |
Encorajamo-nos mutuamente a inovar. |
Encorajamo-nos uns aos outros a inovar. |
Incentivamos mutuamente, por palavras e actos, a partilha de conhecimento e de experiências. |
Incentivamos uns aos outros a partilha de conhecimento e de experiências. |
Encorajamos, por palavras e actos, uma comunicação aberta. |
Encorajamos uma comunicação aberta na equipe. |
Domina uma cultura que valoriza o conhecimento. |
Predomina na empresa uma cultura que valoriza o conhecimento. |
É recompensado o trabalho em equipa |
O trabalho em equipe é recompensado. |
É recompensada a inovação e a substituição de conhecimento ultrapassado. |
A inovação e a substituição de conhecimento ultrapassado são recompensadas. |
É financiado o desenvolvimento dos seus colaboradores (e.g., cursos de formação). |
A empresa investe no desenvolvimento dos seus colaboradores (cursos e outros). |
Estimula-se um clima de abertura e de partilha em todas as equipas. |
A empresa estimula um clima de abertura e de partilha em todas as equipes. |