Acessibilidade / Reportar erro

Yoga com histórias para crianças com transtorno do espectro autista: regulação emocional mediada pela internet

Yoga with stories for kids with autism spectrum disorder: Internet mediated emotion regulation

Yoga avec des histoires pour les enfants atteints de troubles du spectre autistique : régulation des émotions via internet

Yoga con historias para niños con trastorno del espectro autista: regulación de las emociones mediada por internet

Resumo

Este estudo de caso mediado pela internet objetivou avaliar possíveis relações entre contação de histórias associada a exercícios de yoga e autorregulação de crianças com transtorno do espectro autista. Para tanto, pais e cuidadores foram instruídos a utilizar vídeos de contação de histórias, vídeos com demonstração de rotinas de exercícios de yoga e formulários de avaliação, totalizando três encontros. Relações entre controle por contingências e governo por regras foram investigadas. Verificamos resultados positivos nos dois casos estudados, um deles mediado pelos pais da criança e outro pela acompanhante terapêutica. Em conclusão, o envolvimento de pessoas de referência no treino de autorregulação demonstrou gerar efeitos positivos no comportamento das crianças e nas relações interpessoais estabelecidas. Estudos futuros poderão se valer do delineamento testado e do material interventivo para alcançar um maior número de crianças com desenvolvimento atípico e típico.

Palavras-chave:
autismo; literatura; habilidades sociais; família; regulação emocional

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br