Acessibilidade / Reportar erro

Psicologia eidética e teoria do conhecimento nas Investigações lógicas de Husserl1 1 Apoio financeiro: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

La psychologie eidétique et la théorie de la connaissance dans les Recherches logiques de Husserl

Psicología eidética y teoría del conocimiento en Investigaciones lógicas, de Husserl

Resumo

Nas Investigações lógicas, publicadas por Husserl em 1900/1901, a fenomenologia é entendida como uma forma peculiar de psicologia descritiva, elaborada a fim de servir de fundamento da teoria do conhecimento. A peculiaridade dessa psicologia descritiva é que ela seria capaz de alcançar conhecimentos a priori sobre a psique. Neste artigo, procuramos mostrar, em contraste com o empirismo clássico dos séculos XVI e XVII e o idealismo transcendental kantiano, a peculiaridade do método psicológico presente nas Investigações lógicas, bem como o sentido pelo qual esse método foi posto como fundamento da teoria do conhecimento.

Palavras-chave:
Husserl; fenomenologia; psicologia eidética; psicologia descritiva

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br