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Genealogia da agressividade infantil no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: o diagnóstico entre clínica e política 1 1 Este artigo é resultado da pesquisa desenvolvida na tese “Os impasses da agressividade na infância: dos discursos sobre a criança ao desejo parental”, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e defendida no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Centre de Recherches Psychanalyse, Médecine et Société da Université Paris Cité. Ele é uma versão modificada de “A agressividade infantil no DSM: os diagnósticos e os seus efeitos subjetivos”, publicado na Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental de 2023, volume 26.

Genealogy of child aggressiveness in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders : diagnostic between clinic and politics

Généalogie de l’agressivité infantile dans le Manuel Diagnostique et Statistique des Troubles Mentaux : le diagnostic entre clinique et politique

Genealogía de la agresividad infantil en el Manual Diagnóstico y Estadístico de Trastornos Mentales : el diagnóstico entre la clínica y la política

Resumo:

Este artigo faz uma análise genealógica da inclusão da “agressividade infantil” e suas variações no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) ao longo das suas edições. Começamos por avaliar a relevância da inclusão deste signo clínico nos critérios de diagnóstico, sobretudo a partir de 1980. Em seguida, analisamos as implicações clínicas e políticas desta inclusão, em particular no que concerne à construção de uma psicopatologia da infância e à definição social de normas de conduta. Por fim, analisamos como a ênfase colocada na normatização da agressividade infantil através de discursos normativos, em consonância com as exigências neoliberais de desempenho, contribui para o aumento da expressão da agressividade como forma de lidar com o mal-estar e com o sofrimento subjetivo.

Palavras-chave:
agressividade; criança; DSM; diagnóstico; sofrimento

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