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Atuação de psicólogos(as) escolares nas falas de professoras do ensino fundamental do sudoeste da Bahia: uma análise discursiva

Role of Educational Psychologists from primary school teachers’ point of view in Southwest Bahia State, Brazil: a discursive analysis

Le rôle des psychologues de l’éducation du point de vue des enseignants du primaire dans le sud-ouest d’État de Bahia, au Brésil : une analyse discursive

El rol del psicólogo educativo según las maestras de la primaria en el sudoeste de Bahía, Brasil: una mirada discursiva

Resumo

No contexto educacional brasileiro, a promulgação da Lei n. 13.935, de 11 de dezembro de 2019, formalizou a contratação de psicólogos escolares. Esta pesquisa investigou as expectativas de professoras do Ensino Fundamental do sudoeste da Bahia sobre a contratação de profissionais de psicologia escolar para atuar na rede de ensino. Para entender a promulgação da Lei, realizou-se um resgate histórico do campo da psicologia escolar no Brasil. Filiadas à perspectiva psicanalítica e da análise do discurso de Pêcheux, foram realizadas e analisadas cinco entrevistas semiestruturadas, que indicaram duas formações discursivas (FD) antagônicas. Além disso, as FD - nomeadas “detecção e encaminhamento” (FD1) e “professoras trabalhadoras” (FD2) - estão filiadas a uma formação ideológica denominada “médica-higienista-normativa”. Os resultados demonstram que as respostas das participantes veiculam a FD1, que reproduz o modelo médico classificatório, mas não impede que na FD2 haja formas de resistência, por meio das denúncias de más condições de trabalho das professoras.

Palavras-chave:
psicologia escolar; políticas públicas em educação; contexto educacional brasileiro; atuação do psicólogo; análise do discurso

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