Acessibilidade / Reportar erro

Psicanálise, ficção e cura: entre a Teoria dos Campos e a Teoria do Efeito Estético 1 1 Apoio financeiro: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Bolsa de Pós-Doutorado PNPD/Capes.

Psychanalyse, fiction et guérison : entre la Théorie des Champs et la Théorie de l’Effet Esthétique

El psicoanálisis, la ficción y la cura: entre la Teoría de los Campos y Teoría del Efecto Estético

Resumo

A intenção deste trabalho é propor uma reflexão sobre a potência da literatura, a necessidade humana de ficção a partir de um primeiro diálogo entre a Teoria dos Campos, de Fabio Herrmann, e a Teoria do Efeito Estético, de Wolfgang Iser. Procura-se esboçar algumas articulações entre o estatuto atribuído à ficção na obra de Herrmann e a discussão na obra de Iser sobre a ficção e o imaginário que desemboca em uma antropologia literária. Trata-se de um trabalho inicial que aponta para futuras pesquisas a partir da ideia de Herrmann da literatura como análoga à psicanálise, por isso, propõe-se a Teoria do Efeito Estético como possibilidade teórica para a fundamentação dessa ideia.

Palavras-chave:
psicanálise; literatura; Teoria dos Campos; Herrmann; Iser

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br