Acessibilidade / Reportar erro

Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio1 1 Trata-se de projeto de pesquisa aprovado em edital lançado em 2007 dentro do Acordo de Cooperação PN-DST/AIDS – SVS/Ministério da Saúde/Bird/Unodc (projeto ad/bra/03/h34 – acordo de empréstimo Bird 4713-BR). Tal projeto vem sendo desenvolvido em regime de parceria pela ONG Neps (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades), na qualidade de mantenedora, e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades (Geps) vinculado ao Departamento de Psicologia Clí­nica da Unesp de Assis.

Conceptions homophobes des élèves du secondaire

Concepciones homofóbicas de los estudiantes de secundaria

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado com 2.159 alunos e alunas do ensino médio de três cidades do interior paulista. Os dados, obtidos pelo uso de uma escala Likert, foram analisados por uma técnica estatística multivariada. Análise fatorial foi realizada, e seis fatores (extraídos pelo método das componentes principais e o método de rotação oblíqua) favoreceram a interpretação das possíveis correlações entre as concepções homofóbicas apresentadas nos itens. O estudo mostrou que a tolerância moderada em relação à homossexualidade dos jovens da amostra é uma realidade que necessita de atenção das políticas públicas em educação, visando estratégias para a desconstrução de estereótipos de gênero e erradicação da homofobia, lesbofobia e transfobia entre adolescentes.

Palavras-chave:
homofobia; escola; adolescentes; concepções homofóbicas; análise fatorial

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br