Escolha do Companheiro de Carteira -Resultado de um
Inquérito entre Escolares e Bahianos (1947) |
Psyke - Revista Didática e Científica de Psicologia,
Psiquiatria e Psicoanálise |
Investigar quais as influências relativas à idade, ao
sexo e à raça na escolha, pelo aluno, de seu companheiro de
carteira. |
Sociométrico: As crianças escolhem
(escrevendo em um papel ou dizendo em voz baixa) dois meninos ou meninas
que gostariam de ter como companheiro de carteira, por ordem de
preferência. Depois, deveriam dizer a razão dessa escolha. |
723 crianças, com idades entre 6 e 20 anos de escolas
públicas de diferentes bairros de Salvador (BA) |
Heteroclassificação em: a) completamente brancos; b) não
completamente brancos; c) mulatos; d) não completamente pretos; e)
completamente pretos |
Aplicação do Psicodiagnóstico de Rorschach a Índios
Kaingang (1947) |
Separata da Revista do Museu Paulista |
Comparar aspectos de personalidade e de comportamento de
diferentes indivíduos dentro de uma mesma etnia (viés intracultural) e de
diferentes etnias (viés intercultural). |
Rorschach e Mira y López |
32 indivíduos Kaingang, 24 do sexo masculino e 8 do sexo
feminino, de diferentes idades (de 11 a 90 anos, com média de idade de
38,3 anos) |
Kaingang "puros", mestiços e brancos |
Um Estudo de 100 Jovens Bahianos, com o Teste de
Rorschach (1950) |
Neurobiologia |
Estudar as diferenças entre jovens negros e brancos,
pertencentes ao mesmo meio social baiano. |
Rorschach |
100 alunos de escolas públicas de Salvador, agrupados em
pares (um branco e um negro), para isolar a influência do fator
étnico/racial |
Heteroclassificação (por três observadores independentes)
em: brancos e pretos ou quase pretos |
Um Inquérito Sobre as Atitudes de Estudantes Baianos em
Relação a Diversos Grupos Nacionais e Raciais (1950) |
Boletim de Psicologia |
Investigar as preferências e os preconceitos em relação a
diversos grupos étnico-raciais em um ambiente de população mista, como a
cidade de Salvador. |
Medida de Distância Social de Bogardus |
400 estudantes universitários, do sexo masculino e com
idades de 18 a 30 anos |
Os grupos foram divididos por origem nacional, por origem
étnico-racial (judeus) e por cor (negros e mulatos). |
Comparação entre os Resultados de um Teste de Nível
Mental Aplicado em Diferentes Grupos Étnicos e Sociais (1951) |
Arquivos Brasileiros de Psicotécnica |
Investigar se os resultados dos testes de inteligência
variavam de maneira significativa em relação aos diferentes meios
socioeconômicos dos alunos e se, dentro do mesmo meio social, havia uma
variabilidade significativa entre os resultados obtidos por alunos de
diferentes grupos étnico-raciais. |
Teste de Nível Mental elaborado pelo C.O.J. do
Departamento da Criança do Ministério da Educação do Rio de Janeiro, a
partir do teste de Terman |
2000 alunos de escolas secundárias oficiais, dos Estados
da Bahia, Distrito Federal, Ceará e Rio Grande do Sul. Os alunos foram
divididos segundo a idade, o sexo, a classe econômica e a aparência
racial. |
Heteroclassificação em: a) completamente brancos; b
mulatos claros; c) mulatos; d) negros, mas com alguma mistura com
brancos; e) negros; f) indígenas ou com alguma descendência indígena |
Estudo Comparativo dos Interesses dos Adolescentes de
Diferentes Meios Sociais (1953) |
Arquivos Brasileiros de Psicotécnica |
Verificar se os interesses de jovens em idades escolar
variavam de forma significativa com o seu meio social e econômico, para
investigar se características dos testes de inteligência podem
influenciar os resultados obtidos por crianças de diferentes meios
socioeconômicos e grupos étnico-raciais. |
Questionário Social e Catálogo de Livros de F. Baumgarten
Tramer, modificado por Mira y López |
251 alunos das quatro séries do ginásio, com idades entre
11 e 14 anos. Classificados quanto ao seu meio social (com base na
profissão dos pais) e ao seu meio econômico (com base nas posses
materiais da família). |
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Psicologia Diferencial (1953) |
Klineberg, O. et al., A Psicologia Moderna |
Analisar a natureza e a manifestação das diferenças
individuais e entre grupos encontradas em estudos comparativos sobre as
características físicas e psíquicas; de inteligência, de idade, entre a
população urbana e rural, entre os sexos e entre as raças. |
Análise Bibliográfica |
Participantes de diversos estudos comparativos |
As classificações raciais, em geral, utilizavam a
heteroclassificação e critérios físicos (cor da pele, dos olhos e dos
cabelos; forma dos cabelos; dimensões do corpo; índice cefálico; medidas
faciais; grupos sanguíneos. |