Acessibilidade / Reportar erro

O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott1 1 Agradeço ao Departamento de Filosofia da PUC-SP pela oportunidade de realização de estágio pós-doutoral e, especialmente, à Professora Jeanne-Marie Gagnebin pelos inestimáveis ensinamentos.

Le jeu et l'invention du monde Walter Benjamin et Donald Winnicott

El jugar y la invención del mundo en Walter Benjamin y Donald Winnicott

Resumo

O presente estudo tem como tema central o brincar, e parte do pressuposto de sua importância fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da cultura. Trata-se de uma pesquisa teórica cujo objetivo é a discussão e articulação do conceito de brincadeira em Walter Benjamin e Donald Winnicott. Parte-se da introdução ao pensamento de Winnicott para em seguida colocá-lo em diálogo com algumas ideias de Benjamin sobre o brincar. Ambos os autores destacam a importância da brincadeira na cultura e colocam em evidência sua dimensão psicológica. Os fenômenos transicionais de Winnicott e a doutrina das semelhanças de Benjamin apontam para o instante em que se criam as condições culturais, históricas e psicológicas para a invenção dos mundos que passamos a habitar.

Palavras-chave:
brincar; Benjamin; Walter; Winnicott; Donald Woods

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br