Acessibilidade / Reportar erro

A inauguração da interlocução entre a educação e a psicanálise no Brasil: Arthur Ramos, transferência, ideal e autoridade

The beginning of the conversation between education and psychoanalysis in Brazil: Arthur Ramos, transference, ideal and authority

Le commencement de l’interlocution entre l’éducation et la psychanalyse au Brésil: Arthur Ramos, transfert, idéal et autorité

La inauguración de la interlocución entre la educación y el psicoanálisis en Brasil: Arthur Ramos, transferencia, ideal y autoridad

O artigo aborda a dimensão do Ideal na abordagem de Arthur Ramos, no momento inaugural da interlocução da educação com a psicanálise, ao introduzir a noção de “criança problema” e prerrogar a reeducação como medida óbvia por meio da transferência. Argumenta que, enquanto Ramos toma como principal ferramenta a dimensão do Ideal comportada pela transferência para fazer valer a autoridade degradada nos quadros de problemas da criança na escola, podemos verificar a partir de Lacan, sustentado rigorosamente nos textos de Freud, que o Ideal segrega e ele está na contramão da autoridade. Nessa direção, o artigo, ao abordar de forma mais destacada a transferência, verifica um desvio na origem dessa interlocução entre esses dois campos, no contexto brasileiro.

Criança problema; Ideal. Autoridade; Transferência; Psicanálise e educação


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br