Acessibilidade / Reportar erro

Discutindo a clínica e o tratamento da toxicomania: dos discursos à constituição subjetiva1 1 1Este trabalho é dedicado à memória do caro e querido mestre, Abílio da Costa-Rosa, que tanto nos inspira com sua história de vida, de lutas, ética e desejo. Deixa-nos o legado, para uma Ciência que inclua a Psicanálise, de que todo conhecimento produzido na universidade deve ter uma Causa de transformações subjetivas e sociais. Com ele aprendemos que não há transmissão que não passe pela experiência, e que este saber singular, produzido no exercício de uma práxis, é o único que interessa ao homem enquanto homem.

Discussion sur la pratique clinique et le traitement de la toxicomanie : du discours à la constitution subjective

Discutiendo la clínica y el tratamiento de la adicción: de los discursos a la constitución subjetiva

Resumo

A toxicomania como estilo subjetivo é uma denegação do laço social fálico em que o tóxico serve para mais-gozar numa unidade eu-Outro. Numa cultura marcada pelo mais-além do princípio de prazer, a felicidade está no consumo de objetos feitos para gozar, assim, o uso de drogas tornou-se um sintoma social do Discurso do Capitalista. Dada a complexidade do assunto, este artigo fundamentado na psicanálise de Freud e Lacan objetiva abordar a toxicomania sob algumas perspectivas preliminares de compreensão do fenômeno e seu tratamento. Se o toxicômano cede do seu desejo, como ele fará frente a esse gozo aniquilador encontrado na droga? O que lhe prenderá à vida? Procuramos responder essas perguntas. Um tratamento possível consiste em oferecer ao sujeito, por meio da fala, novos registros de gozo intermediados pela linguagem, capazes de competir com o gozo do corpo, não visando interditar o consumo, mas diversificar a demanda.

Palavras-chave:
toxicomania; psicanálise; modo capitalista de produção

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br