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Psicoterapia online durante a fase inicial da pandemia de COVID-19: desafios e benefícios percebidos 1 1 Este estudo recebeu o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de bolsa de mestrado concedida à segunda autora – Código de Financiamento: 88887.666863/2022-00 – e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio de Bolsa de Produtividade em Pesquisa PQ-1A, concedida ao terceiro autor.

Online psychotherapy during the early phase of the COVID-19 pandemic: perceived challenges and benefits

Psychothérapie en ligne pendant la phase initiale de la pandémie de COVID-19 : défis et avantages perçus

Psicoterapia en línea durante la fase inicial de la pandemia de COVID-19: retos y beneficios percibidos

Resumo:

Este estudo tem como objetivo identificar os desafios e benefícios percebidos da psicoterapia online durante a fase inicial da pandemia de COVID-19. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. A amostra foi composta por 385 psicólogas(os) que preencheram um formulário online. Os dados quantitativos foram submetidos à análise estatística descritiva e as questões abertas à análise temática reflexiva. As categorias elencadas foram: (1) Aprendendo a lidar com a crise, que abarca os desafios identificados no ambiente online, com destaque para a insegurança dos profissionais devido à falta de domínio de aspectos técnicos, preocupações com questões éticas e resistência dos pacientes ao atendimento remoto; e (2) Expandindo as fronteiras da atuação, que concerne aos benefícios percebidos com o uso das plataformas digitais, como ampliação da oferta de atendimento psicológico e vantagens financeiras. A passagem da modalidade presencial para a psicoterapia online nos primeiros meses da pandemia de COVID-19 evidenciou tanto limites como possibilidades, além da necessidade de desenvolver competências específicas para a oferta de cuidado psicoterapêutico mediado por tecnologia digital.

Palavras-chave:
psicoterapia online; atendimento remoto; COVID-19; pandemia; tecnologia da informação e comunicação

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