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Impasses no acesso ao saber na clínica psicanalítica com crianças

Impasses dans l’accès à la connaissance dans une clinique psychanalytique avec des enfants

Dificultad en el acceso al saber en la clínica psicoanalítica con niños

Resumo

Este artigo investiga as relações da criança com o saber. O ponto de partida é a prática clínica com crianças que apresentaram impasses no acesso ao saber escolar e, na investigação analítica, revelaram a trama inconsciente na qual o saber ocupa um lugar no sintoma familiar. Apresentaremos a discussão teórica considerando que o acesso ao saber porta uma dimensão estrutural de impedimento, que é a impossibilidade do saber diante da castração. Sendo assim, percorreremos dois caminhos para discutir o que impede o acesso ao saber. No primeiro caminho abordaremos a relação entre demanda e desejo e suas incidências sobre a criança. No segundo percurso discutiremos a relação entre saber e verdade, explorando as relações e os limites entre os dois termos, acrescentando a essa discussão um terceiro termo essencial: o gozo.

Palavras-chave:
saber; psicanálise infantil; sintoma da criança; demanda e desejo; verdade

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